Quanto à competência do Terapeuta Ocupacional, analise as af...
Quanto à competência do Terapeuta Ocupacional, analise as afirmativas seguintes, de acordo com a legislação que rege a prática deste profissional.
I Elaborar diagnóstico terapêutico ocupacional sensorial, perceptocognitivo, funcional e de performance ocupacional.
II Treinar as funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho nas AVDs e AIVDs.
III Identificar os problemas que interferem na independência do indivíduo.
IV Usar a tecnologia assistiva nas AVDs e AIVDs.
Estão CORRETAS
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D – I, II, III e IV.
1. Tema central da questão
O foco da questão é a competência do Terapeuta Ocupacional segundo a legislação profissional. Compreender o que compete a esse profissional é fundamental para evitar exercer funções restritas ou desconhecer atribuições, o que pode gerar implicações éticas e legais na atuação.
2. Resumo teórico
De acordo com a Resolução COFFITO nº 377/2010 e a Lei nº 6.316/1975, que regulamentam a profissão, o Terapeuta Ocupacional tem competências que vão desde o diagnóstico terapêutico ocupacional (analisando aspectos sensoriais, perceptocognitivos, funcionais e de performance), até o treinamento de funções para desempenho em atividades da vida diária (AVDs e AIVDs), passando pela identificação de barreiras para a autonomia e o emprego de tecnologia assistiva.
3. Justificativa da alternativa correta
Todas as afirmativas (I, II, III e IV) descrevem atribuições previstas na legislação:
- I: Elaborar diagnóstico terapêutico ocupacional é competência normativa (COFFITO 377/2010, Art. 4º, I).
- II: Treinar funções para capacidades de desempenho em AVDs e AIVDs é papel clássico do terapeuta ocupacional (COFFITO 377/2010, Art. 4º, IV).
- III: Identificar problemas que interferem na independência é parte do processo de avaliação e intervenção (COFFITO 377/2010, Art. 4º, II e IV).
- IV: O uso de tecnologia assistiva nas AVDs e AIVDs é um recurso fundamental previsto na legislação e normatizações (COFFITO 377/2010, Art. 4º, V e VII).
Portanto, todas estão corretas, tornando a alternativa D a opção certa.
4. Análise das alternativas incorretas
- A – II e III, somente: Incorreta, pois desconsidera as competências de diagnóstico (I) e uso de tecnologia assistiva (IV), ambas previstas em lei.
- B – I e II, somente: Incorreta, pois deixa de fora a identificação de problemas e a aplicação de tecnologia assistiva.
- C – II, III e IV, somente: Incorreta, pois exclui o diagnóstico terapêutico ocupacional, que é uma atribuição essencial.
- E – I e IV, somente: Incorreta, pois não contempla o treinamento para o desempenho das funções (II) e a identificação de problemas (III).
5. Estratégias para interpretação
Dica: Sempre que a questão perguntar sobre competências profissionais, busque lembrar das legislações e resoluções específicas (COFFITO, Leis Federais). Observe se algum item foge do escopo da profissão (o que não ocorreu aqui) ou se omite atividades essenciais. Cuidado com alternativas que tentam excluir tópicos centrais – isso é uma pegadinha comum!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
Quanto à competência do Terapeuta Ocupacional, analise as afirmativas seguintes, de acordo com a legislação que rege a prática deste profissional.
Item I - CORRETO: Elaborar diagnóstico terapêutico ocupacional sensorial, perceptocognitivo, funcional e de performance ocupacional.
Item II - CORRETO: Treinar as funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho nas AVDs e AIVDs.
Item III - CORRETO: Identificar os problemas que interferem na independência do indivíduo.
Item IV - CORRETO: Usar a tecnologia assistiva nas AVDs e AIVDs.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo