Uma equipe formada por Assistente Social e Psicólogo Social ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4408744 Direito Constitucional
Uma equipe formada por Assistente Social e Psicólogo Social acompanhava famílias atendidas por um serviço municipal de proteção social. Em uma visita domiciliar previamente agendada, os profissionais foram informados de que o morador não autorizaria a entrada da equipe naquele momento. Embora não houvesse flagrante delito, desastre, necessidade de socorro ou determinação judicial, um servidor defendeu que o ingresso poderia ocorrer em razão da finalidade pública do atendimento.
Em outra situação, uma usuária relatou ter sofrido tratamento desrespeitoso em razão de sua crença religiosa e pediu orientação sobre a proteção constitucional aplicável. Durante reunião com a comunidade, moradores também manifestaram interesse em organizar associação para defender melhorias no serviço público local, enquanto outro participante questionou se poderia ser obrigado a permanecer vinculado a entidade da qual já não desejava participar. A equipe técnica analisou as situações com base nos direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal. 

Considerando exclusivamente o art. 5º da Constituição Federal apresentado, julgue os itens como verdadeiros (V) ou falsos (F).
(__)A finalidade pública da visita permite o ingresso no domicílio sem consentimento do morador, mesmo fora das hipóteses constitucionais previstas.
(__)A liberdade de consciência e de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos.
(__)A criação de associações para fins lícitos independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
(__)A pessoa poderá ser compelida a permanecer associada quando a entidade desempenhar atividade de interesse coletivo.

Assinale a alternativa correta dos itens acima. 
Alternativas