Em relação aos cuidados paliativos em paciente oncológico co...
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda cuidados paliativos em pacientes oncológicos, especificamente os princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento da dor oncológica. O objetivo é garantir eficácia e conforto ao paciente por meio de escolhas racionais das vias de administração de analgésicos.
Justificativa da alternativa correta (E)
Conforme a OMS e os manuais de cuidados paliativos, a ordem de preferência das vias para analgesia é:
- Pela boca: via oral é a preferida por ser menos invasiva e prática.
- Se impossível, utilizam-se vias alternativas, em ordem de preferência: transdérmica, subcutânea, intravenosa e retal.
- A via intramuscular deve ser evitada por causar dor e ter absorção imprevisível.
Segundo o Manual de Cuidados Paliativos do Ministério da Saúde (p. 151): “Deve-se evitar a via intramuscular sempre que possível.”
Logo, as lacunas se preenchem, respectivamente: intravenosa – retal – intramuscular.
Análise crítica das alternativas:
- A) intravenosa – intramuscular – retal: Incorreta. Retal não é via a ser evitada, e sim intramuscular.
- B) intramuscular – intravenosa – retal: Incorreta. Via intramuscular não é alternativa prioritária e deve ser evitada.
- C) retal – intramuscular – intravenosa: Incorreta. Mesma inversão, além de tomar a intravenosa como via a ser evitada, o que está incorreto.
- D) intramuscular – retal – intravenosa: Incorreta. Via intramuscular nunca é prioritária.
- E) intravenosa – retal – intramuscular: Correta. Consoante às orientações internacionais e nacionais.
Estratégia para resolver questões:
Leia com atenção as palavras-chave, busque pela expressão “deve ser evitada”, conheça a ordem de preferência das vias segundo a OMS, e desconfie de alternativas que priorizem a via intramuscular.
Resumindo: Para tratamento da dor oncológica em cuidados paliativos, prioriza-se via oral, seguida de transdérmica, subcutânea, intravenosa e retal, evitando-se a intramuscular.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo