De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 20/2009, que revisou as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3736104 Pedagogia
De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 20/2009, que revisou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a avaliação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Avaliação na Educação Infantil de acordo com o Parecer CNE/CEB nº 20/2009.

A questão aborda para que serve a avaliação na Educação Infantil e como ela deve ser aplicada. Segundo o Parecer CNE/CEB nº 20/2009, a avaliação não tem caráter classificatório, nem visa comparar ou separar crianças. Ela serve como ferramenta para reflexão e aprimoramento da prática pedagógica, respeitando o desenvolvimento individual e integral da criança.

Justificativa da alternativa correta (A):

A alternativa A está correta porque apresenta a avaliação como instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica, buscando melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. O documento oficial CNE/CEB nº 20/2009 especifica que a avaliação na Educação Infantil deve ser processual, contínua, voltada para acompanhar o desenvolvimento infantil e fundamentar decisões pedagógicas. Autores como Jussara Hoffmann também defendem essa abordagem mediadora e reflexiva ao avaliar crianças pequenas.

Análise das alternativas incorretas:

B) Incorreta: Falar em “organizar grupos de crianças de acordo com habilidades específicas ou ritmos de aprendizagem” pode gerar separações, rótulos ou exclusões, contrariando o princípio da inclusão e o respeito à diversidade de ritmos e formas de aprendizagem apontados nas diretrizes.

C) Incorreta: Definir “caminhos padronizados” nega a individualidade infantil e desconsidera as necessidades, interesses e tempos de cada criança, o que é explicitamente rejeitado pelo Parecer. Padronização é um erro comum em pegadinhas sobre avaliação!

D) Incorreta: Avaliar para “comparar crianças” retoma práticas classificatórias, desaconselhadas pelo documento oficial. O objetivo não é criar rankings ou nivelar os alunos, mas acompanhar cada um em seu processo.

E) Incorreta: Dar prioridade apenas ao cognitivo despreza o aspecto integral do desenvolvimento (cognitivo, afetivo, social, físico), todos igualmente valorizados pelo Parecer CNE/CEB nº 20/2009.

Estratégias para a prova: Atenção a palavras como padronização, comparação, separação ou exclusão de dimensões do desenvolvimento. O correto é valorizar a avaliação como reflexão, acompanhamento processual e planejamento educativo, sempre respeitando a individualidade da criança.

Referências: Parecer CNE/CEB nº 20/2009, Hoffmann (2000), Perrenoud (1999).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo