Na Revista Serviço Social Sociedade nº 135 (SÃO PAULO, 2019)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622304 Serviço Social
Na Revista Serviço Social Sociedade nº 135 (SÃO PAULO, 2019), Roberta Stopaa escreve “O direito constitucional ao Benefício de Prestação Continuada (BPC): o penoso caminho para o acesso”. Acerca do tema em questão, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa B é a incorreta e, portanto, é a resposta correta para a questão.

Tema central da questão: A questão aborda o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um direito constitucional previsto no sistema de assistência social no Brasil, que é de extrema relevância para a proteção de pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade social.

O BPC é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) de 1993 e é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo, destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover sua subsistência. Esta garantia está prevista no artigo 203 da Constituição Federal de 1988.

Análise das alternativas:

B - Incorreta: Esta alternativa contém um erro ao dizer que o BPC garante "um quarto salário mínimo mensal". Na verdade, o BPC garante um salário mínimo integral. Essa diferença é crucial, pois altera significativamente a compreensão do benefício.

A - Correta: Esta alternativa está correta ao apresentar dados do número de beneficiários do BPC, conforme informações de fontes confiáveis como o Dataprev.

C - Correta: Esta alternativa é verdadeira, pois o BPC foi de fato reivindicado durante o processo de redemocratização do Brasil na década de 1980, refletindo a pressão social e política da época.

D - Correta: É correta ao afirmar que a concessão do BPC começou apenas em 1996, mesmo sendo previsto na Constituição de 1988. A operacionalização demorou devido ao desenvolvimento de regulamentação adequada e aparato institucional.

E - Correta: A alternativa está correta ao abordar a desconfiança cultural institucional sobre fraude no BPC, refletindo um preconceito existente na requisição do benefício.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: B (incorreto).

O BPC foi garantido na Constituição Federal de 1988 como um dos objetivos da Política de Assistência Social da seguinte forma: um salário mínimo mensal a pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não ter meio de prover a própria subsistência e nem tê-la provida por sua família. 

https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n135/0101-6628-sssoc-135-0231.pdf

sim, o gabarito está errado. o BPC corresponde a 1 salario minimo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo