A organização da Atenção Primária à Saúde no Brasil passou ...
I. A Atenção Primária constitui porta de entrada preferencial do SUS e deve coordenar o cuidado na rede de atenção à saúde.
II. As ações de alimentação e nutrição na ESF restringem-se ao atendimento individualizado de pacientes com diagnóstico de DCNT.
III. A territorialização e o diagnóstico situacional são instrumentos fundamentais para planejamento das ações de saúde.
IV. A atuação do nutricionista na Atenção Básica deve considerar princípios como integralidade, equidade e participação social.
Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A expressão “restringem-se” em II limita a atenção nutricional ao atendimento individual de pacientes com DCNT, embora a PNAN contemple promoção, prevenção e tratamento para indivíduos, famílias e comunidades. Assim, II é falsa e deve ser excluída da combinação correta, B.
- Confronte restrições da atenção nutricional com sua abrangência: promoção, prevenção e tratamento para indivíduos, famílias e comunidades.
- Reconheça conjuntamente as funções da APS de entrada preferencial e coordenação do cuidado; preferencial não significa exclusiva.
- Verifique se o planejamento parte do conhecimento do território e das necessidades da população adscrita.
- Distinga a classificação formal entre princípios e diretrizes da compatibilidade do conteúdo afirmado com as orientações da Atenção Básica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo