Questões de Concurso Público MARINHA 2026 para Professor EBTT - História

Foram encontradas 3 questões

Q4154501 Pedagogia
A pluralidade cultural é um dos temas da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. O documento destaca a noção de grupos sociais como espaço onde a diversidade se manifesta. Godijo, em seu texto, Identidade Nacional e Ensino de História: a diversidade como “patrimônio sociocultural”, afirma que “Esta perspectiva de reconhecimento dos grupos sociais que compõe uma coletividade parece ser norteada por um princípio de cidadania igualitária” criando, segundo a autora, um impasse entre defesa da igualdade e afirmação das diferenças.
(GODIJO, Rebeca. Identidade Nacional e Ensino de História: a diversidade como “patrimônio sociocultural”. In. ABREU, Marta; SOIHET, Rachel. (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.)
Assinale a opção que apresenta a solução sugerida pela autora para o impasse que se manifesta entre grupos sociais norteado pelo princípio da cidadania igualitária.
Alternativas
Q4154535 Pedagogia
“As últimas décadas, em nosso país, têm sido marcadas pela emergência de movimentos sociais e pela intensificação de debates, propostas e políticas visando o combate a desigualdades historicamente perpetuadas. Nesse processo, tem-se apostado na valorização de diversidade sociocultural que caracteriza a sociedade brasileira, enquanto um dos caminhos para o reconhecimento e maior visibilidade da história e cultura de grupos socialmente marginalizados.”
(SANTOS, Lorene dos. Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira: dilemas e desafios da recepção à Lei 10.639/03. In. PEREIRA. Amilcar Araújo. MONTEIRO, Ana Maria (org.) Ensino de História e Culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro. Pallas. 2013. p. 57.)
Com base no texto de Lorene dos Santos apresentado acima, assinale a opção que apresenta a visão da autora em relação às políticas implementadas para reorientação curricular e demanda para constituição de novos saberes e práticas escolares e formação de docentes. 
Alternativas
Q4154537 Pedagogia
Segundo o documento que define a Base Nacional Curricular - BNCC, as Ciências Humanas e Sociais têm como uma de suas competências “proporcionar ao aluno desenvolvimento para que possa participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.”
(BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular. Brasília: MEC 2018. p. 558)
A partir dessa perspectiva e com base no texto de Bittencourt, Capitalismo e Cidadania nas atuais propostas curriculares de história, assinale a opção que apresenta a visão da autora acerca das finalidades políticas da disciplina História.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A