Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Nutrição

Foram encontradas 30 questões

Q2085078 Nutrição
O nutricionista é um profissional essencial para a adequada execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Compete ao nutricionista Responsável Técnico (RT) assumir as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar. Para tais atividades, é necessário o conhecimento das resoluções pertinentes, que estabelecem as normas para a execução técnica, administrativa e financeira do PNAE. Sobre as ações de alimentação e nutrição mencionadas na Resolução nº 06/2020, assinale a afirmativa INCORRRETA.
Alternativas
Q2085079 Nutrição
Segundo o Ministério da Saúde, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Considere que em um almoço de casamento foi oferecido aos convidados “arroz com strogonoff” e os ingredientes utilizados foram: arroz, filé de frango, molho de tomate caseiro, palmito em conserva, creme de leite e batata palha. No outro dia, alguns convidados apresentaram tontura, visão dupla ou turva, boca seca, dificuldade para falar, engolir, respirar e andar. De acordo com a situação hipotética apresentada, qual o alimento envolvido nesta DTA?
Alternativas
Q2085080 Nutrição
As pessoas jurídicas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), mediante prestação de serviços próprios ou de terceiros, deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores, de acordo com a Portaria nº 193, de 05 de dezembro de 2006. A fim de analisar e confeccionar relatório sobre o cardápio elaborado por uma empresa que objetiva fornecer refeições de acordo com os parâmetros do PAT, foram encontrados os seguintes resultados:
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a situação hipotética, qual será a observação no relatório?
Alternativas
Q2085081 Nutrição
Síndrome metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome. Não existe um único critério aceito universalmente para definí-la. Os dois mais aceitos são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do National Cholesterol Education Program (NCEP) – americano. Analise a seguir os resultados da avaliação antropométrica, bioquímica e da pressão arterial de três pacientes hospitalizados: 
Imagem associada para resolução da questão

Considerando os critérios do NCEP ATP III, quem seria diagnosticado com síndrome metabólica?
Alternativas
Q2085082 Nutrição
O desenvolvimento e a preservação da massa óssea são elementos importantes para estimar a necessidade de cálcio, visto que 99% desse nutriente encontra-se em ossos e dentes. O 1% restante participa de funções metabólicas. A formação de massa óssea se inicia na infância; portanto, a intervenção nutricional deve começar em idades jovens, a fim de se prevenir o desenvolvimento da osteoporose no envelhecimento. Entretanto, a manutenção de níveis adequados de cálcio no organismo não está limitada à ingestão de alimentos ricos no mineral, pois outros fatores afetam sua absorção, retenção e consequente biodisponibilidade. Sobre tais fatores, analise as afirmativas a seguir.
I. Estado hormonal: mulheres após a menopausa, as quais apresentam redução na produção de estrógeno e deficiência na formação de vitamina D, apresentam maior predisposição a balanço negativo de cálcio e aceleração da perda óssea.
II. Componentes dietéticos: dieta com baixo teor de proteína eleva a perda de cálcio pela urina; ingestão elevada de alimentos ricos em fibras diminuem a absorção do cálcio, assim como alimentação deficiente em vitamina D.
III. Alteração fisiológica: a menor produção de ácido clorídrico no idoso reduz a absorção do cálcio.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: C
5: D