Questões de Concurso Público ISGH 2022 para Farmacêutico - Edital nº 62
Foram encontradas 30 questões
I. A iniciativa privada poderá participar de forma complementar, devendo seguir as diretrizes do SUS, através de contrato de direito público ou convênio, tendo como preferência as entidades filantrópicas.
II. Os recursos públicos poderão ser destinados às instituições privadas com fins lucrativos.
III. As empresas de capitais estrangeiros poderão participar exclusivamente, de forma direta, em relação a hospitais filantrópicos na assistência à saúde no país.
Está correto o que se afirma apenas em
(BRASIL. Cuidado Farmacêutico ao Idoso. São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. 2020. 62 p. Adaptado.)
Considerando a farmacoterapia em idosos, assinale a afirmativa INCORRETA.
A. Assistência farmacêutica. B. Atenção farmacêutica.
( ) É o conjunto de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, visando o seu acesso e o seu uso racional.
( ) É o modelo de prática que compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada e multidisciplinar.
( ) Envolve a interação direta do farmacêutico com o usuário visando a obtenção de resultados definidos e mensuráveis voltados para a melhoria da qualidade de vida.
( ) Envolve ações de pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos e insumos, bem como a seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida da população.
A sequência está correta em
I. “Método _________________: visa realizar uma avaliação sistemática e abrangente da indicação, efetividade e segurança de cada medicamento e da adesão do paciente à farmacoterapia, com o objetivo de alcançar os resultados desejados. Consiste nas etapas de identificar o problema, desenvolver um plano de cuidado, monitorar a evolução e avaliar o sucesso da intervenção farmacoterapêutica. Classifica a não adesão como um tipo de Problema Relacionado com Medicamentos (PRMs).”
II. “Método _________________: busca registrar, monitorar e avaliar os efeitos da farmacoterapia utilizada por um paciente, em qualquer âmbito assistencial, de forma sistematizada, continuada e documentada. Estruturado nas fases de: oferta do serviço, entrevista farmacêutica, estado situacional, fase de estudo, fase de avaliação, fase de intervenção e entrevistas sucessivas. Objetiva resolver ou prevenir a manifestação de um Resultado Negativo associado à Medicação (RNM) no usuário e considera a não adesão como causa de um Problema Relacionado a Medicamentos (PRM).”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
I. Eficácia mede os benefícios, consequências e resultados do uso de medicamentos sob condições ideais, utilizando critérios rigorosos de seleção de pacientes e o acompanhamento da evolução clínica em estrita conformidade com o regime terapêutico.
II. Efetividade mede os benefícios, consequências e resultados do uso de medicamentos em condições de rotina clínica, nas quais múltiplas interferências podem modificar a resposta terapêutica.
III. Maior eficiência consiste na obtenção da maior efetividade, independente dos custos do medicamento.
IV. Maior eficiência é obtida quando há redução nos recursos financeiros investidos, independente dos indicadores dos desfechos clínicos observados.
Está correto o que se afirma apenas em
1. ABC. 2. VEN. 3. PQR. 4. XYZ.
( ) Nível crítico do produto em estoque.
( ) Recursos financeiros alocados.
( ) Frequência de uso do produto.
( ) Essencialidade do produto para o serviço de saúde.
A sequência está correta em
1. Custo-minimização (ACM). 2. Custo-efetividade (ACE). 3. Custo-utilidade (ACU). 4. Custo-benefício (ACB).
( ) Mede a quantidade e a qualidade de vida em referência à satisfação obtida pelo paciente ante o impacto de uma intervenção de saúde. Compara custos em unidades monetárias e resultados de uma intervenção medidos em termos da duração e da qualidade da sobrevida obtidas em cada intervenção.
( ) Mede os custos das intervenções que produzem o máximo de sucesso para os desfechos observados. Compara os custos em unidades monetárias e a efetividade em unidades naturais de saúde como anos de vida ganhos, dias de incapacidade evitados, unidades de pressão arterial reduzidas, dentre outras.
( ) Mede se uma nova tecnologia ou intervenção em saúde gera um benefício líquido para a sociedade, dado pela diferença entre os benefícios da intervenção menos os custos da intervenção, ambos calculados em valores monetários.
( ) Mede a diferença de custos entre intervenções alternativas que produzem resultados equivalentes, diferindo essas intervenções apenas nos custos que incorrem, medida em unidades monetárias.
A sequência está correta em
( ) Ao contrário do observado para o EAM, para uma Reação Adversa a Medicamento (RAM) é caracterizada existência de relação causal específica entre o medicamento e a ocorrência observada.
( ) RAM é um tipo de EAM, definida como qualquer resposta nociva e não intencional, que ocorre com o uso dos medicamentos em doses superiores àquelas comumente utilizadas.
( ) A ciência relacionada à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de EAMs ou qualquer outro problema relacionado a medicamentos é conhecida como farmacovigilância.
( ) Os erros de medicação são EAMs decorrentes do uso incorreto ou da não utilização de medicamentos necessários, podendo ser relacionados a falhas na farmacoterapia e, que não podem ser prevenidos.
( ) Aumento no tempo de diagnóstico e na duração do tratamento e exacerbação dos custos relacionados à internação hospitalar são possíveis consequências da ocorrência de EAMs.
A sequência está correta em
I. Prescrição de antídoto ou medicamento reversor.
II. Busca por relatos de sinais nos prontuários médicos.
III. Análise de conformidade de parâmetros laboratoriais.
Está correto o que se afirma em