Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Seridó - RN 2025 para Supervisor Escolar
Foram encontradas 14 questões
Fonte: Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas - Guia Prático para Educadores. Conselho Nacional do Ministério Público. Brasília, 2014.
Sobre o diálogo, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: MAIA, Christiane Martinatti; SCHEIBEL, Maria Fani. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
Sobre a Didática, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
I. A Didática é a mediação necessária para transformar a prática pedagógica em teoria pedagógica.
II. O objeto de estudo da Didática é o processo de ensino-aprendizagem, presente, de forma direta ou indireta, em todo relacionamento humano.
III. O ensino consiste no planejamento e na seleção de experiências de aprendizagem que permitam ao aluno reorganizar seus esquemas mentais, articulando conhecimentos prévios e novos saberes para a construção de significados.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Fonte: BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: reflexão e crítica, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999.
O texto aborda procedimentos que permitem ao estudante planejar, monitorar e avaliar suas ações cognitivas, promovendo a autonomia e a eficácia no processo de aprender. Ao que o texto se refere? Assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Luckesi, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. Editora Cortez, 1994.
Assinale a alternativa que substitui corretamente os itens (I) e (II) do texto.
Fonte: SIQUEIRA DE SÁ BARRETTO, Elba. Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. 2013.
Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta uma relação correta entre o currículo e os processos de avaliação da educação básica.
Fonte: INOUE, Ana; OLIVEIRA, Cybele Amado de (Coord. Geral). Gestão pedagógica da rede de ensino: política de formação continuada, acompanhamento e avaliação da aprendizagem. Coordenação pedagógica: Beatriz Gouveia. 1. ed. Palmeiras, BA: Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, 2014.
De acordo com o texto, é possível AFIRMAR que:
I. A supervisão escolar tem passado por transformações significativas, deixando de ser uma prática meramente fiscalizadora para assumir um papel formativo e colaborativo. Essa perspectiva reconhece a importância da mediação pedagógica e da construção conjunta entre supervisor e professores, superando modelos burocráticos e verticais.
II. O profissional responsável pela supervisão deve atuar de forma autônoma, sem necessidade de dialogar com a equipe pedagógica ou docente, uma vez que sua principal função é garantir o cumprimento das normas e prazos institucionais.
Fonte: Adaptado de Souza, Marília Costa et al. A supervisão escolar como estratégia de formação continuada: caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Interference: A Journal of Audio Culture, v. 11, n. 2, p. 6038-6050, 2025.
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.