Questões de Concurso Público SEE-AC 2023 para EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASSISTENTE EDUCACIONAL

Foram encontradas 18 questões

Q2186055 Pedagogia
Acerca dos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A educação escolar compõe-se de educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e educação superior.
( ) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
( ) Não é possível adequar o calendário escolar às peculiaridades locais, sejam climáticas ou econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2186056 Pedagogia
Acerca das disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2186057 Pedagogia
A Resolução nº 04/2009 do Conselho Nacional de Educação (Câmara de Educação Básica) – CNE/CEB – institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. Para atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) é desnecessário que o professor tenha formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica.
II. A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional.
III. Em casos de Atendimento Educacional Especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a Educação Especial de forma complementar ou suplementar.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2186058 Pedagogia
A história da educação especial se iniciou com trabalhos tutoriais de pessoas que acreditavam que era possível ensinar pessoas com deficiência, entretanto, a princípio, o ensino se baseava em cuidados pessoais e de higiene e não no ensino de conteúdos escolares comuns à educação na época. Uma mudança de perspectiva ocorreu somente no século XIX, época em que surgiram as classes especiais em escolas regulares. Essas classes recebiam os alunos que apresentavam comportamentos diferentes do que era padrão na época (denominados alunos difíceis), o que não necessariamente poderia ser considerado alunos com deficiências graves e severas. Sendo assim, embora pessoas com deficiências tivessem o direito à educação naquela época, ainda prevalecia a segregação. Isso porque as pessoas passaram a ter o direito de frequentar classes especiais de escolas regulares, desde que se adaptassem a esse novo ambiente, e não o contrário. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Isto significa que a crença na eficácia do ensino dos deficientes em ambientes isolados do resto da sociedade prevaleceu por muito tempo, mantendo a educação especial separada da educação regular.
( ) A segregação das pessoas com deficiência só foi realmente abalada pelo surgimento da proposta de integração escolar na década de 1960.
( ) Na década de 1970 surgiu o princípio da normalização, que acreditava no direito da pessoa com deficiência a uma vida normal em sua cultura, ou seja, propunha integrar a pessoa com deficiência na comunidade, a chamada desinstitucionalização.
( ) A integração escolar propiciou às pessoas com deficiência o direito de conviver socialmente com outras pessoas, porém essa mudança de um ambiente isolado para uma classe especial na escola regular dependia única e exclusivamente do progresso da pessoa com deficiência, o que desencadeou diversas críticas ao processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q2186059 Pedagogia
Como explicitado por Mantoan (2006), a inclusão escolar é uma realidade nas escolas públicas e particulares e traz ao ensino escolar brasileiro o desafio de resolver os problemas de acesso e permanência dos alunos, pois para que a inclusão escolar aconteça, de fato, é preciso realizar mudanças pedagógicas que valorizem as diferenças de cada aluno. A partir do conhecimento sobre a origem e definição do atual processo de inclusão escolar, podemos refletir sobre os entraves e sucessos obtidos nessa longa caminhada, compreendendo conceitos e visualizando os direitos e necessidades de pessoas com e sem deficiência no decorrer do tempo. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Inclusão escolar – uma proposta da aplicação prática ao campo da educação de um movimento mundial que aceita e respeita as diferenças garantindo a todos educação de qualidade.
II. Inclusão parcial – educação que respeita a diversidade e oferece um contínuo de serviços e uma diversidade de opções de ensino e apoio pedagógico além da classe na escola regular.
III. Inclusão total – educação de todos os alunos somente em classe de escola regular.
IV. Integração escolar – um processo educacional com vários níveis, por meio dos quais o sistema educacional proveria os meios mais adequados para atender as necessidades dos alunos.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: C