Questões de Concurso Público FURB - SC 2022 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 15 questões

Q1952098 Terapia Ocupacional
 A lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. No Art. 7º, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:
I - Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
II - Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
III - Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
IV - Centralização político-administrativa, sem direção única em cada esfera de governo.
V - Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q1952099 Terapia Ocupacional
Para detecção de problemas de desenvolvimento, seja cognitivo ou físico, a identificação precoce de sinais iniciais possibilita a instauração imediata de intervenções extremamente importantes, uma vez que os resultados positivos advindos das terapias são tão mais significativos quanto mais precocemente instituídos. Com base nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I - Nos primeiros anos de vida, a maior plasticidade das estruturas anátomo-fisiológicas do cérebro, o papel fundamental das experiências de vida de um bebê para o funcionamento das conexões neuronais e para a constituição psicossocial, tornam esse período um momento sensível e privilegiado para intervenções.
II - Para fins de diagnóstico, manifestações do quadro sintomatológico devem estar presentes até os 10 anos de idade.
III - Deve-se ter cautela com o diagnóstico precipitado, pois quanto mais nova for a criança, mais inespecíficos são os sinais de problemas de desenvolvimento. As consequências de um diagnóstico precipitado podem ser ruins à família e para o desenvolvimento do bebê.
IV - As equipes de assistência materno-infantil da atenção básica são consideradas profissionais importantes na identificação precoce de problemas de desenvolvimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1952100 Terapia Ocupacional
A Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Vínculos Familiares, criada em 9 de dezembro de 2020, pelo Decreto n.º 10.570, tem como princípios o respeito à dignidade da pessoa humana, o reconhecimento da família como base da sociedade e merecedora de especial proteção do Estado e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária. Segundo esse mesmo decreto, no art. 3º, são objetivos da Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Vínculos Familiares:
I - Apoiar, fortalecer e articular as iniciativas existentes no âmbito das competências das políticas coordenadas pelos órgãos do Poder Executivo federal e propor ações e aprimoramentos baseados em evidências e melhores práticas.
II - Propor estratégias integradas que possam potencializar a articulação intersetorial, qualificar a atenção aos vínculos familiares no escopo das políticas públicas e potencializar os resultados.
III - Promover a avaliação do impacto familiar das políticas, dos programas e das ações em elaboração ou implementados pelos órgãos do Poder Executivo Federal, visando à elaboração de proposições que aprimorem a atenção às famílias no âmbito das políticas públicas.
IV - Fomentar a pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimento acerca da realidade das famílias brasileiras e da relação entre os vínculos familiares e o bem-estar da população.
V - Articular os esforços entre o Governo Federal e a sociedade civil, em prol da valorização, do apoio e do fortalecimento dos vínculos familiares.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1952101 Terapia Ocupacional
Inventários de desenvolvimento geral e de sinais de alerta para problemas são um importante material para instrumentalizar as equipes de saúde na tarefa de identificação desses casos, desde a detecção dos sinais até o diagnóstico propriamente dito, os quais necessitam acompanhamento e intervenção. Ao encontro disso, foi sugerido, por Bair et al. (2006), um rol de características sugestivas de TEA que são encontrados com frequência no histórico clínico e nas pesquisas com pacientes diagnosticados com TEA. Sobre os indicadores do desenvolvimento e sinais de alerta para crianças de zero a seis meses, analise as afirmações a seguir:
I - Por volta dos 3 meses de idade, a criança passa a acompanhar e a buscar o olhar de seu cuidador, porém a criança com TEA pode não fazer isso ou fazer com frequência menor.
II - Em torno dos 6 meses de idade, é possível observar que a criança presta mais atenção a pessoas do que a objetos ou brinquedos. A criança com TEA tende a prestar menos atenção a objetos.
III - Desde o começo, a criança parece ter atenção à (melodia da) fala humana. Após os 3 meses, ela já identifica a fala de seu cuidador, mostrando reações corporais. Para sons ambientais, apresenta expressões, por exemplo, de "susto", choro e tremor. A criança com TEA pode ignorar ou apresentar pouca resposta aos sons de fala.
IV - Por volta dos 3 meses, há o início de diferentes formatações de choro: choro de fome, de birra etc. Esses formatos diferentes estão ligados ao momento e/ou a um estado de desconforto. A criança com TEA pode ter um choro indistinto nas diferentes ocasiões e pode ter frequentes crises de choro duradouro, sem ligação aparente a evento ou pessoa.
V - Nas brincadeiras, a criança olha para o objeto e o explora de diferentes formas (sacode, atira, bate etc.). A ausência ou a raridade desses comportamentos exploratórios pode ser indicadores de TEA.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1952102 Terapia Ocupacional
Após o diagnóstico de TEA e a comunicação à família, deve-se iniciar imediatamente a fase do tratamento e da habilitação/reabilitação. O projeto terapêutico a ser desenvolvido deve resultar: do diagnóstico elaborado; das sugestões decorrentes da avaliação interdisciplinar da equipe e; das decisões da família. Todo o projeto terapêutico, portanto, será individualizado e deve atender às necessidades, às demandas e aos interesses de cada paciente e de seus familiares. Sobre o processo de reabilitação multiprofissional ao indivíduo com TEA, analise as afirmações a seguir:
I - A escolha do método a ser utilizado no tratamento e a avaliação periódica de sua eficácia devem ser feitas de modo conjunto entre a equipe e a família do paciente, garantindo informações adequadas quanto ao alcance e aos benefícios do tratamento, bem como favorecendo a implicação e a corresponsabilidade no processo de cuidado à saúde.
II - A avaliação sistemática do processo de habilitação/reabilitação deve ser pautada pela consideração da linguagem, dos sentimentos, dos pensamentos e das formas que o paciente tem de se relacionar com as pessoas e com o seu ambiente, bem como pela melhoria e pela ampliação das capacidades funcionais do indivíduo em vários níveis e ao longo do tempo.
III - No atendimento à pessoa com TEA, a rotina clínica não influencia (horários, espaço clínico, participantes da sessão, instrumentos, o diálogo como ponto fundamental de inserção da pessoa).
IV - No contexto do atendimento ao adulto e ao idoso com TEA, o foco do atendimento deve se voltar à integração e ao acesso aos serviços, à comunidade, à inserção no mercado de trabalho e ao lazer.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: E