Questões de Concurso Público IF-AL 2023 para Técnico em Assuntos Educacionais

Questões Discursivas

Foram encontradas 25 questões

Q4178395 Pedagogia
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.20839290.1000050 65987619/943404095704897/>. Acesso em: 10 fev. 2023. 

No que se refere às concepções de avaliação por parte dos alunos, Armando, nessa tirinha, concebe a avaliação como sendo


Alternativas
Q4178396 Pedagogia
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, dadas as afirmativas,

I. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de igualdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação. 
II. O acesso ao ensino fundamental é direito público objetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
III. É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental.
IV. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q4178397 Pedagogia
Criado pela Portaria do MEC nº 39, de 12 de dezembro de 2007 e regido pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, o Programa é destinado a democratizar o acesso e permanência na educação superior de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior, com o objetivo de viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico. De competência da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior, no âmbito da Coordenação-Geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais (Dippes/CGRED), visa reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretariade-educacao-superior>. Acesso em: 08 fev. 2023 (Adaptado).

O Programa implementado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) a qual o texto se refere é o
Alternativas
Q4178398 Pedagogia
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <https://static.wixstatic.com/media/131d4d_3db 01168dc2c468b839260d89ef20c62~mv2.jpeg/v1/fill/w_701,h_330,al_c,lg_1,q_80,enc_auto/131d4d_3d b01168dc2c468b839260d89ef20c62~mv2.jpeg>. Acesso em: 08 fev. 2023.

Segundo a legislação vigente, o atendimento educacional domiciliar somente é previsto quando
Alternativas
Q4178399 Pedagogia
A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola é um aprendizado da gestão democrática e participativa, constituída por:

I. pais;
II. alunos;
III. professores;
IV. funcionários;
V. comunidade.

Dos itens, verifica-se que estão corretos
Alternativas
Q4178401 Pedagogia
A complexidade dos hipertextos trouxe consigo uma nova forma de estudos e, em consequência, um caráter diferente de aprender. Inúmeros são os estudiosos que definem seu significado. De fato, a facilidade com essa nova possibilidade de pesquisar estabeleceu a necessidade da veracidade das informações. Segundo Coscarelli (2009) e Xavier (2010), o hipertexto é definido como:

I. um novo formato textual de leitura e uma sequência diferenciada de escrita;
II. um suporte textual linearmente construído e links que modificam o formato da leitura e da escrita;
III. um formato textual marcado linguisticamente por links e hiperlinks e a diversidade de registro de textos em diferentes linguagens.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q4178402 Pedagogia
Alunos que moram na zona rural são atendidos pelos Programas de Apoio ao Transporte do Escolar do Ministério da Educação, que já consistiu em três programas diferentes:

1. Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar(PNATE)
2. Caminho da Escola
3. Pró-Escolar

( ) Visa incentivar empresas do setor privado que desejem trabalhar com o transporte de alunos das redes públicas estaduais e municipais. Consiste em linha de crédito concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 300 milhões, cujo crédito poderá ser usado para a aquisição de veículos para o transporte escolar rural e urbano.
( ) Consiste na transferência automática de recursos financeiros, para custear despesas diversas relativas ao transporte de alunos da educação básica pública residentes em área rural, podendo também custear o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar.
( ) Refere-se à linha de crédito especial concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando à aquisição, por estados e municípios, de ônibus, miniônibus e micro-ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, relacionando o nome do programa a sua descrição.
Alternativas
Q4178403 Pedagogia
De acordo com a legislação vigente, é competência do Distrito Federal atuar, prioritariamente, na oferta
Alternativas
Q4178404 Pedagogia
De acordo com a LDB, Lei nº 9.394/1996, são atribuições da União na organização da educação nacional:

I. assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades ensino;
II. elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
III. estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;
IV. baixar normas gerais sobre cursos profissionalizantes, cursos de graduação e pós-graduação.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q4178407 Pedagogia
As narrativas contidas no currículo trazem embutidas noções sobre quais grupos sociais podem representar a si e aos outros e quais grupos sociais podem apenas ser representados ou até mesmo serem totalmente excluídos de qualquer representação. Elas, além disso, representam os diferentes grupos sociais de forma diferente: enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânone, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, as narrativas do currículo contam histórias que fixam noções particulares de gênero, raça, classe – noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares ao longo desses eixos (de autoridade).

SILVA, Tomaz Tadeu da. “Currículo e identidade social: territórios contestados”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 195.

A crítica apresentada no texto questiona uma reivindicação na análise do currículo escolar relacionada a
Alternativas
Q4178408 Pedagogia
Dadas as afirmativas a respeito da Lei nº 13.0 5/2014,

I. A erradicação do analfabetismo é a primeira diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE). 
II. Prevê a valorização dos profissionais da educação.
III. Atesta que o poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos, de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de 3 (três) a 18 (dezoito) anos com deficiência.
IV. Uma das estratégias da Meta 1 é garantir que, ao final da vigência do PNE, seja inferior a 10% (dez por cento) a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até 6 (seis) anos oriundas do quinto de renda familiar per capita mais elevado e as do quinto de renda familiar per capita mais baixo.

verifica-se que estão corretas
Alternativas
Q4178409 Pedagogia
A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal, prevê uma vigência, a contar da publicação da Lei, de
Alternativas
Q4178410 Pedagogia
Para atender aos normativos educacionais vigentes, o Saeb instituiu um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo marco para 2023 visa aplicar testes de
Alternativas
Q4178411 Pedagogia
O Programa, no Brasil, que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de país s em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, é denominado de
Alternativas
Q4178412 Pedagogia
Ressalta-se a importância do método montessoriano em sala de aula e em áreas distintas. Na educação, para desenvolver um projeto que elucide o de envolvimento cognitivo, social, emocional e físico da criança, baseado na teoria de Montessori, é necessário considerar os seguintes princípios básicos:

I. Autoeducação e Educação Cósmica;
II. Educação como Ciência e Ambiente Preparado;
III. Educação Milenar e Ambiente Preparado;
IV. Educação Transformadora e Criança Equilibrada;
V. Adulto Preparado e Criança Equilibrada.

verifica-se que estão corretos apenas
Alternativas
Q4178414 Pedagogia
    O eixo Atendimento Escolar visa medir a concretização do direito à educação tendo como parâmetro a universalização da oferta de todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Assim, não basta apenas averiguar o cumprimento da Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, que tornou obrigatório o ensino para a população entre 4 e 17 anos, mas também, entre outras populações, a oferta de ensino aos jovens e adultos que não puderam estudar na idade certa, inclusive os privados de liberdade.

BRASIL. INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica Documentos de referência. Brasília, 2019, p. 32.

O sistema de avaliação do Saeb tem com objetivo medir a qualidade da educação a partir de sete eixos. O eixo atendimento escolar desdobra-se nos temas:
Alternativas
Q4178415 Pedagogia
O menor tempo mínimo de integralização, estipulado pelo MEC, para os cursos superiores de tecnologia é de
Alternativas
Q4178417 Pedagogia

Dadas as afirmativas sobre Meta 6 do Plano Nacional de Educação no Brasil,



I. Visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 70% (setenta por cento) das escolas públicas.


II. Busca atender, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos/as alunos/as da educação básica.


III. Na educação integral, estipula que o primeiro princípio é a centralidade do aluno.



verifica-se que está/ão correta/s

Alternativas
Q4178418 Pedagogia
A avaliação que acontece ao final nos dá uma dimensão do significado e da relevância do trabalho realizado. Difundida nos meios educacionais com a denominação de somativa, é sempre associada à ideia de aprovação e reprovação. Tal associação tem sentido e não é errada em uma proposta que tenha esses objetivos. Numa proposta que vise à inclusão do aluno, a avaliação final necessita ser redimensionada, sem perder seu caráter de seriedade e rigor.

AZZI, Sandra. Avaliação e progressão continuada. In: AZZI, S. (coord). Avaliação do desempenho e progressão continuada: projeto de capacitação de dirigentes. Belo Horizonte: SMED, out. 2001, p. 19. (Adaptado).

Qual é a categoria para a análise da relação entre concepções pedagógicas e os significados de avaliação ao qual se refere essa modalidade de avaliação descrita no texto?
Alternativas
Q4178419 Pedagogia
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas aplicadas
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B
5: E
6: B
7: D
8: A
9: A
10: C
11: A
12: B
13: C
14: B
15: C
16: B
17: A
18: B
19: E
20: A