Questões de Concurso Público Prefeitura de Bento Gonçalves - RS 2026 para Médico Ginecologista/Obstetra - Edital n° 1
Foram encontradas 6 questões
( ) A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) é um procedimento que auxilia no diagnóstico diferencial de lesões sólidas e císticas da mama.
( ) Em pacientes com nódulos de tireoide, os achados de crescimento rápido do nódulo, história de radiação da região cervical, presença de adenomegalias cervicais e rouquidão aumentam a chance de malignidade.
( ) Em pacientes com história prévia de infecção de orofaringe causada pelo Streptococcus pyogenes, a presença de nódulos subcutâneos doloridos, em superfícies flexoras de articulações, é critério menor sugestivo de febre reumática.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovário, endocrinopatias e endometrite são causas não estruturais de SUA.
II. A investigação inicial do SUA em mulheres no menacme deve incluir hemograma e teste de gravidez.
III. Em mulheres no menacme e com mais de 45 anos de idade, a biópsia de endométrio deve ser realizada como primeira linha de investigação nas pacientes com SUA e, em qualquer idade, na presença de fatores de risco para câncer de endométrio.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Sulfato de dehidroepiandrosterona (SDHEA) elevado.
2. Hormônio antimulleriano elevado.
3. FSH e LH reduzidos.
4. 17(OH) progesterona elevada.
Coluna 2
( ) Síndrome dos ovários policísticos.
( ) Hiperplasia suprarrenal congênita forma não clássica.
( ) Hiperprolactinemia.
( ) Tumor de suprarrenal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Redução do glicogênio local.
II. Aumento do pH vaginal.
III. Aumento da população de lactobacilos.
Quais estão corretas?
No quadro clínico de descolamento prematuro de placenta com repercussão materno- fetal, pode-se encontrar:
I. Sangramento vaginal presente ou ausente.
II. Instabilidade hemodinâmica.
III. Batimentos cardiofetais (BCF) presentes ou não ao sonar Doppler. A ausência de BCF ao sonar nem sempre indica feto morto nessa situação.
Quais estão corretas?
I. Hepatite B.
II. Herpes genital.
III. Infecção pelo estreptococo do grupo B.
IV. Infecção pelo HTLV I/II.
Quais estão corretas?