Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibiraiaras - RS 2023 para Assistente Social
Foram encontradas 40 questões

De acordo com as regras gramaticais sobre o emprego da crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 09, 32 e 34.

Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 05, 26 e 29.

I. A publicação “Diretrizes sobre Saúde Mental no Trabalho” foi desenvolvida pela OMS e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
II. Em 2019, foi publicado o Relatório Mundial de Saúde Mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
III. Em 2022, mais de 200 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, conforme dados da OMS.
Quais estão corretas?

De acordo com o texto, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Desde março de 2023, todas as empresas brasileiras estão sujeitas a promover treinamentos anuais sobre saúde mental entre os empregados.
( ) Uma das medidas recomendadas pela OMS e pela OIT é o treinamento de gestores.
( ) Na publicação realizada pela OMS e OIT, em 2022, há a estimativa de que mais de dez bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por razões referentes à depressão e à ansiedade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

( ) Em relação ao treinamento dos gestores, o conceito dessa ação se refere a treinamentos periódicos e atualizados sobre saúde mental.
( ) No tocante à conscientização e à sensibilidade sobre o tema, falar sobre saúde mental e seus efeitos nos ambientes e nas relações de trabalho é essencial.
( ) A saúde mental é uma das esferas mais menosprezadas da saúde pública.
( ) Os treinamentos para gestores não têm a finalidade de capacitar gestores a atuarem em cuidados de saúde mental.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:




( ) O sujeito do verbo “fizeram” (l. 11) é classificado como composto.
( ) O sujeito do verbo “aponta”, na linha 13, é classificado como indeterminado.
( ) A palavra “recebeu” representa o predicado da oração localizada na linha 21.
( ) O termo “Obviamente” (l. 27) representa um adjunto adverbial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

I. O tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional.
II. A proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.
III. A autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento.
IV. A necessidade do Estado indicar os dirigentes responsáveis pelas Olimpíadas.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. O direito ao acesso à internet 5G.
II. O tratamento igualitário entre homens e mulheres.
III. O direito ao uso de armas.
IV. O direito de ofender as pessoas.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) É obrigatório o uso de tapumes em pinturas ou pequenos reparos das fachadas dos prédios, em alinhamento com a via pública.
( ) É dispensado o uso de tapumes na construção ou reparos de muros ou grades, com altura inferior a dois metros.
( ) Os tapumes podem ocupar toda a largura do passeio público, sendo dispensada a prévia autorização do órgão municipal competente.
( ) O tapume deve ser retirado do passeio e recuado até o alinhamento do terreno se ocorrer a paralisação da obra em período superior a 120 (cento e vinte) dias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Tem caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo Poder, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas.
( ) Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.
( ) É possível que nova lei possa estabelecer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
( ) Todo pedido de aposentadoria deve necessariamente ser avaliado pela Câmara de Vereadores e pelo Poder Judiciário.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Cargo é o conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor público, mantidas as características de criação, por Lei, denominação própria, número certo e retribuição pecuniária padronizada.
II. Carreira é o conjunto de cargos de provimento comissionado para os quais os servidores poderão ascender através da determinação do Prefeito.
III. Promoção é a passagem do servidor de uma determinada classe para a imediatamente superior da mesma categoria funcional.
IV. Classe é o agrupamento de cargos da mesma denominação, com iguais atribuições e responsabilidades.