Questões de Concurso Público Prefeitura de Betim - MG 2024 para Nutricionista 20H / 44H

Foram encontradas 13 questões

Q3345714 Nutrição
Em pacientes com diabetes, a hemoglobina glicada A1c (HbA1c) é um importante parâmetro de controle glicêmico para planejamento das medidas dietéticas terapêuticas a serem adotadas.
De acordo com a Diretriz oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023), a meta de HbA1c em pacientes adultos portadores de Diabetes tipo 1 ou 2, em percentual, é:
Alternativas
Q3345715 Nutrição
A categorização em níveis de assistência de nutrição (NAN) possibilita ao nutricionista estabelecer práticas uniformes, priorizando o paciente que mais necessita de atenção dietética, padronizando ações e otimizando recursos.
De acordo com os critérios para classificação dos NAN atualmente adotados pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN, 2014) e pelo Conselho Federal de Nutrição (Resolução CFN nº 380 de 2005), o nível secundário inclui:
Alternativas
Q3345716 Nutrição
Compõem os 10 passos para uma alimentação saudável para pessoas idosas (MS, 2009), EXCETO:
Alternativas
Q3345717 Nutrição
A Terapia Nutricional Domiciliar (TND) faz parte dos cuidados de assistência à saúde no domicílio e compreende a Terapia Nutricional Enteral Domiciliar (TNED), Terapia Nutricional Parenteral Domiciliar (TNPD) e Suplemento Oral Domiciliar (SOD).

Segundo a Diretriz brasileira de terapia nutricional domiciliar (BRASPEN, 2018), recomenda-se, de acordo com nível de evidência alto e grau de recomendação forte: 
Alternativas
Q3345718 Nutrição
De acordo com as Diretrizes brasileiras de hipertensão arterial (SBC, 2020), a intervenção que previne hipertensão arterial é: 
Alternativas
Q3345719 Nutrição
São orientações alimentares e nutricionais para casos de desnutrição leve e/ou moderada para crianças preconizadas pelo Guia rápido para acompanhamento de gestantes e crianças com desnutrição na atenção primária à saúde (MS, 2020), EXCETO:
Alternativas
Q3345720 Nutrição
De acordo com Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no paciente com câncer (BRASPEN, 2018), a recomendação de oferta proteica para paciente adulto e idoso com câncer em tratamento antineoplásico é:
Alternativas
Q3345721 Nutrição
De acordo com o Consenso sobre a terminologia padronizada do processo de cuidado em nutrição para pacientes adultos com doença renal crônica (ASBRAN, SBN, BRASPEN/SBNPE, 2021), o diagnóstico diferencial do grau de desnutrição relacionada à doença ou injúria aguda com base nas características clínicas que determinam DESNUTRIÇÃO MODERADA em adultos é:
Alternativas
Q3345722 Nutrição
As gorduras naturalmente presentes nas preparações do cardápio e aquelas acrescentadas pelo óleo de preparo dos alimentos são combinadas de modo a atender:

I. as quantidades dos ácidos graxos essenciais: linoleico e alfa linolênico.
II. a porcentagem de energia derivada dos lipídeos da dieta.
III. a proporção de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados.
IV. as quantidades dos ácidos graxos essenciais saturados

Está CORRETO apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q3345723 Nutrição
A Portaria Interministerial nº. 66, de 2006, define que a empresas deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores.
Complete as lacunas das informações com a recomendações nutricionais descritas nessa Portaria.
O valor calórico total indicado como base de cálculo pela portaria é .............. kcal diárias, sendo de ....... a ......% da refeição para carboidratos, de ..... a ......% para proteínas e de ..... a ..... para gorduras.
A sequência que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto é:
Alternativas
Q3345724 Nutrição
Segundo a Resolução CD/FNDE nº 26/2013, o nutricionista deverá planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar, com base no diagnóstico nutricional e nas referências nutricionais, calculando no máximo: 

I. 15% da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. II. 15 a 30% da energia total proveniente de gorduras totais. III. 10% da energia total proveniente de gordura saturada. IV. 1% da energia total proveniente de gordura trans.

Está CORRETO apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q3345727 Nutrição
O cereal, que é fonte de glúten, possui duas classes de proteínas, a saber:
Alternativas
Q3345728 Nutrição
Segundo a Portaria GM/MS nº 3005, de 02 de janeiro de 2024, que atualiza as regras do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), o usuário Atendimento Domiciliar 1 (AD 1) é aquele que necessita de cuidados:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: A
6: A
7: B
8: B
9: A
10: B
11: A
12: A
13: C