Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública - Fonoaudiologia hospitalar neonatal e pediátrica

Foram encontradas 40 questões

Q3340048 Fonoaudiologia
Considerando a atuação do profissional de saúde no ambiente hospitalar infantil, analise as afirmativas a seguir:

I. É preciso aproveitar o período das hospitalizações para construir uma prática de atenção integral à saúde, incentivando os envolvidos a adquirirem novos hábitos de autocuidado e autonomia.
II. A adequação do espaço físico, a fim de aumentar o acolhimento e favorecer a expressão mais espontânea da criança e o convite para brincar, pode ser considerada como uma prática no cuidado à criança hospitalizada.
III. Com o propósito de se investir em ações educativas na infância, é fundamental que todos os profissionais envolvidos no cuidado desse usuário compreendam as particularidades de cada estágio do seu desenvolvimento.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3340049 Fonoaudiologia
O músculo que tem formato quadrilátero e se insere atrás no ligamento pterigomandibular, que o separa do músculo constritor superior da laringe; anteriormente, une-se às fibras do músculo orbicular dos lábios, denomina-se: 
Alternativas
Q3340050 Fonoaudiologia
O ato de deglutir é dividido em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. Relacione a fase da deglutição à sua respectiva caraterística: 

1 – Fase Oral 2 – Fase Faríngea 3 – Fase Esofágica

( ) O tempo necessário para essa fase pode variar, em indivíduos normais, entre 8 e 20 segundos.
( ) Vários eventos importantes ocorrerão, nesta fase, numa sucessão rápida e coordenada, com precisão.
( ) A língua condiciona o bolo, dando-lhe um formato e impulsionando-o posteriormente.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q3340051 Fonoaudiologia
Para compreender a disfagia na infância, é importante entender o significado dos seguintes termos: deglutição, alimentação e disfagia. Relacione esses termos às suas respectivas características:

1 - Deglutição 2 - Alimentação 3 - Disfagia

( ) pode ser definido como a percepção da dificuldade de engolir, podendo afetar o trânsito do alimento e outro materiais desde a cavidade oral até o estômago.

( ) trata-se de um evento motor que, para ser bem sucedido, requer a integridade anatômica e funcional do sistema nervoso central e periférico, assim como a coordenação da ação de múltiplos músculos.

( ) é influenciada por fatores comportamentais, sociais e de desenvolvimento.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q3340052 Fonoaudiologia
Lábio leporino, fenda palatina, macroglossia secundária a hipotireoidismo e síndromes genéticas como a Síndrome de Down, Síndrome de Beckwith-Weideman e Síndromes cranioaciais são causas da Disfagia Infantil do tipo: 
Alternativas
Q3340053 Saúde Pública
Em relação às Redes de atenção à saúde e seus aspectos conceituais, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

( ) O conceito de Redes de Atenção à Saúde (RAS) surgiu em função da incoerência entre as necessidades da população e a forma como os sistemas de saúde se organizam na tentativa de respondê-las.
( ) A proposta de redes de atenção à saúde é relativamente recente, tendo em vista sua origem na década de 1990 no relatório Dawson, produzido no Reino Unido.
( ) As Redes de Atenção à Saúde constituem-se de elementos fundamentais: a população, uma estrutura operacional e um modelo de atenção à saúde.

De cima para baixo a sequência correta é:
Alternativas
Q3340054 Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. Relacione os princípios do SUS às suas características.

1 - Universalização 2 - Equidade 3 – Integralidade

( ) objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas.
( ) esse princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
( ) a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q3340055 Saúde Pública
Considerando as Diretrizes do SUS, analise as afirmativas a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) Territorialidade, respeitando as realidades e as diversidades existentes no espaço sob responsabilidade compartilhada.
( ) Controle social, buscando promover a articulação de saberes, a participação dos educandos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção das políticas públicas da Saúde e Educação.
( ) Interdisciplinaridade e intersetorialidade, permitindo a progressiva ampliação da troca de saberes entre diferentes profissões e a articulação das ações executadas pelos sistemas de Saúde e de Educação, com vistas à atenção integral à saúde dos estudantes.

A sequência correta de cima para baixo é: 
Alternativas
Q3340056 Saúde Pública
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado em 13 de julho de 1990, é o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente. O Sistema Único de Saúde promove programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos. Em relação a esta ação do SUS, analise as afirmativas a seguir:

I. A vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias é uma ação voluntária, que os pais podem decidir se vacinarão ou não seus filhos.
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá a atenção à saúde geral das crianças e das gestantes, de forma transversal, integral e intersetorial com as demais linhas de cuidado direcionadas à mulher e à criança, não incluindo a saúde bucal que deverá ser realizada por recursos próprios.
III. A atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, antes de o bebê nascer, por meio de aconselhamento pré-natal, e, posteriormente, no sexto e no décimo segundo anos de vida, com orientações sobre saúde bucal.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3340057 Fonoaudiologia
Um direito geral do fonoaudiólogo, conforme o código de ética que rege a profissão, nos limites de sua competência e atribuições, é:
Alternativas
Q3340058 Fonoaudiologia
Constitui infração ética do fonoaudiólogo em relação às redes sociais:
Alternativas
Q3340059 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
No Estatuto da Criança e do adolescente, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a várias ações. Analise as ações descritas a seguir e assinale V para ação verdadeira e F para falsa.

( ) identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.
( ) proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.
( ) fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.

A sequência correta de cima para baixo é: 
Alternativas
Q3340060 Fonoaudiologia
Com relação às atribuições e responsabilidades do fonoaudiólogo que atua no aleitamento materno, analise as afirmativas a seguir:

I. prestar assistência quando solicitada por equipe de saúde ou familiares, desde que participe do corpo clínico, respeitando as normas da instituição.
II. conhecer aspectos relacionados ao armazenamento e à oferta do leite ordenhado, em caso de ausência materna e/ou manutenção do aleitamento materno para neonatos.
III. realizar a inspeção oral do frênulo lingual em neonatos e lactentes, avaliar o desempenho das funções orofaciais, realizar a intervenção cirúrgica e o seguimento pós-cirúrgico quando necessário.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Alternativas
Q3340061 Saúde Pública
A Política Nacional de Aleitamento Materno tem sido uma das prioridades da Política da Saúde da Criança do Ministério da Saúde (MS) no país, uma vez que o aleitamento materno (AM) é uma estratégia natural e eficiente para a redução da morbidade infantil. Várias foram as iniciativas de políticas nacionais de apoio ao aleitamento materno ao longo dos últimos 30 anos. Destaca-se, em 1998 em parceria com a Fiocruz, a criação:
Alternativas
Q3340062 Fonoaudiologia
Com a finalidade de minimizar os agravos decorrentes do período de hospitalização da criança, como recurso humanizante das relações na satirização das rotinas médicas e hospitalares, tem-se como recurso:
Alternativas
Q3340063 Fonoaudiologia
A atuação fonoaudiológica junto à Rede Cegonha com apoio à gestante e o manejo da amamentação junto às puérperas em maternidades, a importância de manter o aleitamento materno de forma complementar são consideradas ações de promoção à saúde. O período indicado para a realização da manutenção da amamentação de forma complementar é de:
Alternativas
Q3340064 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
O preconceito e a discriminação que a pessoa com deficiência vive na sociedade por ter sua existência relacionada à incapacidade e inferioridade denomina-se:
Alternativas
Q3340065 Saúde Pública
Em relação ao matriciamento e o apoio matricial, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

( ) é uma forma de organizar e ampliar a oferta de ações em saúde, que lança mão de saberes e práticas especializadas, sem que o usuário deixe de ser cliente da equipe de referência.
( ) é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência, que geralmente encaminha os pacientes para outros serviços, sem necessidade de solicitar apoio.
( ) os serviços de referência/especialidades que dão apoio matricial passam a ter apenas um “usuário” sob sua responsabilidade: “o usuário do serviço” para o qual ele é referência.

A sequência correta de cima para baixo é: 
Alternativas
Q3340066 Fonoaudiologia
O nervo craniano que inerva receptores de estiramento encontrados nos músculos da mastigação, a partir dos quais impulsos são transmitidos ao núcleo mesencefálico deste nervo é o: 
Alternativas
Q3340067 Fonoaudiologia
O termo disfagia refere-se a um sintoma relacionado com qualquer alteração no ato de engolir que dificulte ou impeça a ingestão oral segura, eficiente e confortável. Pode ocorrer em diferentes faixas etárias, desde os recém-nascidos até os idosos, decorrentes de variadas condições médicas e até psíquicas. Existem várias classificações das disfagias. A disfagia que pode estar presente nos casos de apraxia oral, paralisia unilateral de língua ou mesmo em indivíduos com próteses dentárias mal adaptadas, denomina-se: disfagia
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: B
5: A
6: B
7: D
8: C
9: C
10: E
11: D
12: A
13: B
14: A
15: E
16: D
17: C
18: E
19: A
20: A