Questões de Concurso Público SEDUC-SP 2026 para Professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio – Anos Iniciais
Foram encontradas 11 questões
É correto afirmar que a área do novo mural pode ser obtida multiplicando-se a área do mural original por
2 x 102 + 3 x 101 + 4 x 100 .
Essa representação resulta de um processo de agrupamentos sucessivos e significa que, inicialmente, 234 unidades são agrupadas de dez em dez para formar dezenas e, desse processo, sobraram 4 unidades. Em seguida, as 23 dezenas obtidas foram reagrupadas em centenas e, desse processo, restaram 3 dezenas não agrupadas em centenas.
Um professor propõe aos estudantes que utilizem essa mesma lógica para representar um número na base 10, e um aluno apresenta a seguinte solução:
9 x 102 + 27 x 101 + 31 x 100 .
O professor explica que essa é uma representação possível, mas pede que o aluno a reescreva, de modo que todos os coeficientes das potências de 10 sejam algarismos do sistema decimal.
O aluno refaz corretamente obtendo
A x 103 + B x 102 + C x 101 + D x 100 .
O valor de C é
“Em uma competição escolar, a equipe Alfa marcou 7 pontos. A equipe Beta fez o dobro de pontos da equipe Alfa. Já a equipe Gama marcou 5 pontos a mais do que a equipe Beta. Quantos pontos marcou a equipe Gama?”.
Para orientar seus alunos sobre como responder a essa pergunta corretamente, o professor deverá ter clareza de quais são as relações matemáticas a serem utilizadas, além de identificar a ordem em que elas devem ser aplicadas.
Assim, a pontuação da equipe Gama será obtida por meio de
O professor propôs aos alunos que construíssem novas figuras planas que poderiam ser formadas mudando a posição de pelo menos um desses quadrados, desde que todas as novas configurações mantivessem as condições de justaposição.
Considerando essa situação, é correto concluir que o perímetro de uma possível figura formada
A opção que apresenta a situação-problema que corresponde estritamente à definição de multiplicação como adição de parcelas iguais indicada pela BNCC para esse ano de escolaridade é:
1, 4, 7, 10, 13, 16, ...
Em seguida, pediu que os alunos descrevessem a regularidade observada e indicassem os próximos dois termos da sequência.
Assinale a opção que descreve corretamente a lei de formação dessa sequência e os termos que lhe dão continuidade.
Em uma aula sobre esse tema, um professor apresentou aos alunos o seguinte texto:
O ônibus da linha 415 saiu pontualmente às 14 horas da plataforma 3, transportando os primeiros 25 passageiros que compraram as passagens para a viagem de 120 quilômetros.
Considerando a ordem em que os números aparecem no texto, as suas respectivas funções no cotidiano são as seguintes:
Um professor pediu que seus alunos calculassem a área de uma figura desenhada em uma malha quadriculada, na qual cada quadradinho possui área de 1 cm2 .
A figura desenhada continha 6 quadradinhos completamente preenchidos e 4 quadradinhos cortados exatamente na diagonal.
Ao coletar as respostas, o professor percebeu que um grupo de alunos contou todas as regiões delimitadas de forma igual, sem diferenciar os quadradinhos inteiros das metades.
Para intervir de maneira adequada, o professor deve mostrar que o resultado esperado é
Ao pedir que calculassem a variação de temperatura nesse dia, um aluno respondeu: “A variação foi de 8 graus Celsius, porque 12 menos 4 é igual a 8.”.
Nesse contexto, a intervenção pedagógica mais adequada deve favorecer a compreensão de que
Pedro não tinha qualquer figurinha quando comprou, na banca de jornais, 8 pacotes de figurinhas para seu novo álbum. Todos os pacotes continham a mesma quantidade de figurinhas. Antes de abrir os pacotes, Lúcio, seu amigo, deu-lhe mais 10 figurinhas, de modo que Pedro passou a ter, ao todo, 66 figurinhas. Quantas figurinhas havia em cada pacote?
A professora orienta os alunos a resolverem esse problema utilizando a estratégia da reversibilidade.
Para isso, deve-se
O aluno Lucas escreve no quadro: “2,15 h”.
Esse registro evidencia a aplicação indevida das regras do Sistema Decimal (base 10) sobre uma grandeza que envolve o uso do Sistema Sexagesimal (base 60).
Considerando a necessidade de uma intervenção matematicamente precisa e didaticamente adequada, que favoreça a compreensão do estudante e o leve a construir autonomamente a resposta correta, analise as afirmativas a seguir.
I. O registro de Lucas evidencia uma aplicação inadequada da lógica do sistema decimal, pois ele interpretou os minutos como se correspondessem diretamente aos algarismos após a vírgula, desconsiderando que a relação entre hora e minuto é organizada pelo sistema sexagesimal.
II. Uma intervenção adequada do docente consiste em propor que Lucas analise a relação entre minutos e uma hora, identificando que 15 minutos correspondem a 15/60 de uma hora e, portanto, que o registro correto da duração é 2,25 h.
III. Para favorecer a aprendizagem, a professora deve corrigir o registro de Lucas e apresentar a regra de três como o procedimento padrão para realizar conversões entre unidades de tempo, sem discutir o significado da relação entre hora e minuto.
Está correto o que se afirma em