Questões de Concurso Público DATAPREV 2026 para Analista de Processamento

Foram encontradas 10 questões

Q4375797 Banco de Dados
Os bancos de dados NoSQL (Not Only SQL) ganharam popularidade por sua capacidade de lidar com grandes volumes de dados não estruturados ou semiestruturados. Eles são frequentemente classificados em quatro categorias principais com base no modelo de dados empregado para representar e organizar os dados.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, essas quatro categorias. 
Alternativas
Q4375798 Banco de Dados
Considere a tabela Projeto_Engenheiro com a seguinte estrutura de colunas: CodigoEngenheiro, CodigoProjeto, HorasAlocadas, NomeEngenheiro e EspecialidadeEngenheiro. Sabe-se que a chave primária da tabela é composta conjuntamente por (CodigoEngenheiro, CodigoProjeto).
Ao analisar as dependências funcionais, verifica-se que NomeEngenheiro e EspecialidadeEngenheiro são funcionalmente determinados apenas por CodigoEngenheiro, que corresponde à parte da chave primária composta.

Assinale a opção que avalia corretamente a adequação dessa estrutura à 2ª Forma Normal (2FN).
Alternativas
Q4375799 Banco de Dados
Considere as tabelas Cliente e Pedido, em que Cliente.CodigoCliente é a chave primária e Pedido.CodigoCliente é uma chave estrangeira que referencia essa coluna. Analise as duas definições a seguir.

I - FOREIGN KEY (CodigoCliente)
     REFERENCES Cliente(CodigoCliente)
     ON DELETE CASCADE

II - FOREIGN KEY (CodigoCliente)
     REFERENCES Cliente(CodigoCliente)
     ON DELETE NO ACTION

Assinale a opção que apresenta, corretamente, a diferença entre os comportamentos das duas definições. 
Alternativas
Q4375800 Banco de Dados
Uma organização possui um data warehouse utilizado para produzir indicadores financeiros a partir de dados provenientes de diferentes sistemas operacionais.
Durante uma auditoria, a equipe responsável analisou algumas informações relacionadas ao ambiente, a seguir.

I. A tabela FATO_VENDAS possui o atributo valor_liquido, definido como um número decimal com duas casas decimais, e esse atributo não pode receber valores nulos.
II. O indicador “venda líquida” representa o valor bruto das vendas após a dedução dos descontos e das devoluções, conforme a regra estabelecida pela organização.
III. O processo de carga da tabela FATO_VENDAS é executado diariamente às 2h. Na última execução, foram extraídos 1.253.428 registros, dos quais 1.251.936 foram carregados com sucesso.

Considerando as características dos metadados em ambientes de data warehouse, assinale a opção que apresenta a classificação correta das informações I, II e III, respectivamente.  
Alternativas
Q4375801 Banco de Dados
Considere um modelo dimensional destinado à análise de vendas, composto pelas tabelas FatoVenda, DimProduto, DimCliente e DimData.
A tabela FatoVenda possui as colunas: CodigoProduto, CodigoCliente, CodigoData, Quantidade e ValorVenda. As três primeiras colunas referenciam, respectivamente, as chaves das tabelas DimProduto, DimCliente e DimData.

Assinale a opção que contém a afirmação correta sobre a forma como os relacionamentos entre a tabela fato e as dimensões são materializados nesse modelo.
Alternativas
Q4375802 Banco de Dados
Uma instituição pretende implantar uma aplicação projetada para armazenar informações sobre itens pertencentes ao seu patrimônio. Os itens pertencem a diferentes categorias e podem apresentar conjuntos distintos de atributos. Além disso, novos tipos de itens e novos atributos podem ser incorporados frequentemente, sem que seja desejável modificar continuamente a estrutura global do banco de dados.
A aplicação realizará principalmente operações de inserção, consulta e atualização de itens completos, sendo conveniente recuperar as informações de cada item como uma unidade de dados.

Considerando essas características, assinale a opção que apresenta a abordagem de banco de dados mais adequada ao cenário descrito. 
Alternativas
Q4375803 Banco de Dados
Considere o modelo relacional de uma transportadora composto pelas tabelas Veiculo e Viagem.
A tabela Veiculo possui as colunas CodigoVeiculo (PK) e KmAtual, contendo 50 veículos cadastrados. O atributo kmAtual aceita valores nulos.
Já a tabela Viagem possui as colunas CodigoViagem (PK), CodigoVeiculo (FK) e KmFinal, contendo os registros de viagens finalizadas.
Sabe-se que apenas 30 desses veículos possuem registros na tabela Viagem (os outros 20 são veículos recém-adquiridos que nunca viajaram).

Um desenvolvedor executou a seguinte instrução SQL no banco de dados:  

UPDATE Veiculo V
SET KmAtual =
(SELECT MAX(Vi.KmFinal)
 FROM Viagem Vi
 WHERE Vi.CodigoVeiculo = V.CodigoVeiculo
); 

Assinale a opção que descreve corretamente o resultado da execução dessa instrução. 
Alternativas
Q4375804 Banco de Dados
A modelagem conceitual de bancos de dados é uma representação abstrata do negócio que visa identificar as entidades envolvidas e os relacionamentos entre elas.

No mapeamento de um relacionamento N:M identificado no modelo conceitual para o modelo relacional, deve-se 
Alternativas
Q4375812 Banco de Dados
No acompanhamento de serviços e processos corporativos, a DATAPREV pode utilizar recursos de Business Intelligence (BI) para transformar dados disponíveis em informações úteis à gestão. Nesse contexto, indicadores, técnicas de descoberta de padrões e recursos de apresentação de informações cumprem funções distintas no processo analítico.

Relacione os conceitos a seguir às respectivas características. 

1. Business Intelligence (BI)
2. Indicador-chave de desempenho (KPI)
3. Data Mining
4. Relatório gerencial

( ) Medida utilizada para acompanhar o desempenho de uma atividade, processo ou serviço em relação a determinado objetivo ou resultado esperado.
( ) Aplicação de técnicas de análise sobre conjuntos de dados com o propósito de identificar padrões, associações, tendências ou relações potencialmente úteis.
( ) Conjunto de métodos, processos e tecnologias empregados para transformar dados em informações que apoiem análises e decisões.
( ) Forma estruturada de apresentação de informações destinada a comunicar resultados, ocorrências ou desempenho aos responsáveis pela gestão.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.  
Alternativas
Q4375813 Banco de Dados
O crescimento de uma plataforma analítica da DATAPREV passou a exigir o tratamento de grandes quantidades de registros provenientes de sistemas corporativos, eventos gerados continuamente pela infraestrutura de TIC e conteúdos armazenados em diferentes formatos.
Relacione as características de Big Data apresentadas a seguir às respectivas situações.

1. Volume
2. Velocidade
3. Variedade

( ) Necessidade de processar continuamente eventos produzidos pelos sistemas, de modo que determinadas informações estejam disponíveis após sua geração.
( ) Existência de dados provenientes de tabelas de bancos relacionais, arquivos de texto, registros de eventos, documentos digitalizados e imagens.
( ) Crescimento da quantidade de dados armazenados, exigindo infraestrutura capaz de processar e manter conjuntos de dados de grande dimensão.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: D
5: E
6: D
7: D
8: C
9: A
10: C