Questões de Concurso Público EBSERH 2025 para Área de Atuação - Citopatologia
Foram encontradas 80 questões
Em relação à apoptose, assinale a afirmativa correta.
Homem de 52 anos, trabalhador rural, apresenta emagrecimento, tosse crônica e linfadenomegalia cervical. A biópsia de linfonodo mostrou infiltrado inflamatório crônico granulomatoso composto por células epitelioides e células gigantes multinucleadas do tipo Langhans, associado a áreas de necrose pouco extensas.
Foram solicitadas colorações especiais: Ziehl-Neelsen negativa, PAS com positividade fraca em estruturas arredondadas, e coloração de prata (Grocott) com realce de estruturas fúngicas com brotamento múltiplo.
Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável é
Homem de 58 anos, com história de etilismo crônico, apresenta sinais clínicos de descompensação hepática.
A biópsia hepática revela
• Hepatócitos isolados com citoplasma fortemente eosinofílico e núcleos picnóticos, sem reação inflamatória ao redor;
• áreas com fibrose em pontes delimitando estruturas nodulares formadas por hepatócitos regulares.
Esses achados microscópicos descrevem
Homem, 48 anos, tabagista leve (10 cigarros/dia há 20 anos), com febre persistente, tosse produtiva e consolidação pulmonar à direita em imagem, foi submetido a broncofibroscopia com lavado brônquico para investigação citológica.
Achados citológicos: a amostra é adequada, com celularidade representativa. Observam-se grupos de células epiteliais com diferenciação escamosa, citoplasma denso e núcleos uniformes, sem pleomorfismo, hipercromasia ou nucléolos proeminentes. Presença de infiltrado inflamatório com neutrófilos e macrófagos com pigmento.
Com base na classificação citológica da OMS para amostras do trato respiratório, a categoria correta para esse caso é
Mulher de 45 anos com histórico de aumento cervical progressivo. Ao exame físico, observa-se bócio multinodular, com nódulo dominante no lobo direito da tireoide, de aproximadamente 2,5 cm, firme e pouco móvel à palpação. A ultrassonografia mostra um nódulo hipoecogênico com microcalcificações. Foi realizada punção aspirativa por agulha fina (PAAF).
Na microscopia observamos grupos de células foliculares arranjadas em microfolículos e trabéculas, coloide escasso, núcleos uniformes, sem atipias evidentes, ausência de inclusões ou fendas nucleares.
Com base nos achados morfológicos descritos, a categoria diagnóstica do Sistema Bethesda para Citopatologia de Tireoide correspondente é
Paciente de 65 anos com quadro clínico de leucocitose e trombocitose. Ao exame clínico, observa-se esplenomegalia gigante e bom estado geral.
Em relação aos achados microscópicos da biópsia de medula óssea encontrada nesse paciente, assinale a afirmativa correta.
Paciente de 60 anos apresenta adenomegalia cervical anterior direita, supraclavicular direita, febre baixa e emagrecimento. Biópsia de linfonodo supraclavicular realizada identificou células pequenas com núcleos discretamente irregulares, algumas células maiores com citoplasma eosinófilico e núcleos ovais e padrão difuso de crescimento.
Diante de um linfoma de células pequenas, o painel imuno histoquímico que deve ser solicitado é
Homem de 72 anos queixa-se de disúria e hematúria. Exame de imagem mostra lesão infiltrativa na transição entre o colo vesical e a base da próstata. Realizada biópsia transuretral. Ao exame histológico, observa-se proliferação epitelial neoplásica com padrão sólido, núcleos hipercromáticos, nucléolos evidentes.
A morfologia não permite distinguir de imediato entre adenocarcinoma acinar da próstata e carcinoma urotelial infiltrativo. Foi solicitada imuno-histoquímica.
Com base nos marcadores imuno-histoquímicos listados a seguir, o painel mais adequado para ajudar no diagnóstico diferencial entre essas duas neoplasias é
Com base nesses achados, assinale a afirmativa correta.
Paciente de 58 anos, sexo masculino, tabagista, apresenta tosse seca persistente, fadiga e perda ponderal. A tomografia computadorizada de tórax revela massa lobulada no mediastino anterior, medindo 6,8 cm, com invasão da pleura adjacente e dos vasos mediastinais, além de adenomegalia mediastinal. Não há sinais clínicos de miastenia gravis ou outras síndromes paraneoplásicas.
A biópsia guiada por estereotaxia mostra proliferação epitelial atípica, arranjada em cordões e ninhos sólidos, com pleomorfismo nuclear moderado a acentuado, necrose central e ênfase em mitoses atípicas. Infiltrado linfocitário escasso está presente apenas focalmente.
O painel imuno-histoquímico revela:
• CK AE1/AE3: positivo difuso;
• CD5: positivo;
• CD117 (c-KIT): positivo membranar;
• p40: positivo;
• PAX8: negativo;
• TTF-1 e Napsina A: negativos;
• TdT: negativo.
Com base no conjunto dos dados clínicos, radiológicos, morfológicos e imuno-histoquímicos, o diagnóstico mais provável é
Biópsia de massa testicular em paciente jovem revela neoplasia maligna composta por áreas sólidas, papilíferas e glandulares, com células de citoplasma claro, núcleos pleomórficos e nucléolos evidentes. Em outra região, observam-se estruturas microcísticas com corpúsculos hialinos globulares.
O estudo imuno-histoquímico demonstra dois perfis distintos:
• um componente é positivo para CD30 e OCT3/4, negativo para AFP;
• o outro componente é positivo para AFP e GLYPICAN-3, negativo para CD30 e OCT4.
Com base nesses achados morfológicos e imuno-histoquímicos, a combinação diagnóstica mais provável é
Cerca de 35% dos casos de hepatocarcinoma podem ser subclassificados em subtipos específicos.
Sobre esses subtipos, assinale a afirmativa correta.
Paciente masculino, 58 anos, com nódulo cutâneo em tronco. A biópsia do nódulo mostrou proliferação densa de linfócitos pequenos, com núcleos regulares e presença de plasmócitos. A imunomarcação mostrou positividade para CD20 e BCL2 e negatividade para BCL6, CD10, CD3 e CD5 nos linfócitos. Os plasmócitos marcaram CD138 e cadeia leve kappa.
O diagnóstico dessa neoplasia linfoide é
Mulher de 54 anos apresenta nódulo mamário de 2,3 cm em quadrante superior externo da mama esquerda, confirmado por core biópsia como carcinoma invasivo de mama tipo não especial.
O estudo imuno-histoquímico mostra
• receptores de estrogênio: positivos em 90%;
• receptores de progesterona: positivos em 5%;
• Ki-67: 25%;
• HER2 (c-erbB-2): membrana com marcação fraca, incompleta, em mais de 10% das células tumorais.
Com base na classificação imuno-histoquímica atual de HER2 e no papel clínico dessa avaliação, assinale a opção que apresenta a interpretação correta.
Uma biópsia de mama revela uma neoplasia epitelial maligna com células pequenas e uniformes, dispostas isoladamente ou em cordões lineares únicos, infiltrando o estroma fibroso de forma sutil. A imuno-histoquímica mostra positividade para receptores hormonais e ausência de expressão de E-caderina.
O diagnóstico mais provável é carcinoma
Uma jovem de 27 anos é diagnosticada com carcinoma invasivo da mama triplo-negativo. Sua mãe faleceu aos 30 anos de um sarcoma e uma tia materna teve câncer de cérebro aos 15 anos. Considera-se a hipótese de síndrome de Li-Fraumeni. A análise imuno-histoquímica do tumor mostrou forte expressão nuclear difusa de p53.
Sobre essa síndrome, assinale a afirmativa correta.
• positividade difusa e forte para p16;
• Ki-67 positivo em mais de 50% das células;
• p53 com padrão wild-type.
Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável é