Questões de Concurso Público Prefeitura de Dona Inês - PB 2023 para Professor A - Nível - I

Foram encontradas 4 questões

Q2274597 Pedagogia
“De acordo com Kishimoto (2002), a brincadeira e os jogos foram criados para atribuir no espaço onde a função do brincar garante o reconhecimento da importância que favorece a brincadeira no meio da aprendizagem, como uma forma de desenvolver a imaginação e a vivência das relações, através dos brinquedos. No entanto, o brincar deve estar ligado à proposta pedagógica e não ser considerado um espaço isolado para a brincadeira. A brincadeira deve ser uma atividade essencial e integrada em uma proposta de ensino, que incorpora o lúdico, como eixo do trabalho com as crianças.” Levando em consideração o pensamento do autor sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança, podemos afirmar que:

I- A brincadeira é uma prática, na qual a criança desempenha e concretiza as regras do jogo, executando a ação lúdica. Logo, o lúdico é uma ação. Sendo assim, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança, ajudando-a melhorar seu desenvolvimento educacional.

II- Quando uma brincadeira é escolhida pela criança, ela pode, naturalmente, proporcionar o prazer ou desprazer e, com isso, trazer várias formas de interagir com o mundo. No entanto, essas brincadeiras, geralmente, assumem sua importância no campo da ludicidade e não trazem contribuições para o desenvolvimento das crianças. Em sala de aula, as brincadeiras devem ser planejadas exclusivamente pelo educador, com uma intenção pedagógica.

III- O jogo é um meio que favorece o desenvolvimento e a inteligência facilitando o entendimento da criança sobre o mundo que lhe cerca. Assim, a forma lúdica de ensinar ajuda, exatamente, no cognitivo, na interação, facilitando o aprendizado.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
Alternativas
Q2274600 Pedagogia
Ao tratar da aquisição da leitura e da escrita, Frith (1985) e Capovilla e Capovilla (2000) consideram que a criança passa por três estágios: o logográfico, o alfabético e o ortográfico. No estágio logográfico, a criança lê de maneira visual direta; a leitura depende do contexto e das cores e formas do texto. Por exemplo, uma criança pode ler, logograficamente, o rótulo Coca-Cola; logo, se as letras desta palavra forem trocadas, a criança não perceberá o erro, desde que a forma visual global e o contexto permaneçam iguais aos da palavra correta. Isto demonstra que a criança não presta atenção à composição da palavra em letras, apesar de conseguir ter acesso ao significado de algumas palavras conhecidas. De acordo com os referidos autores:

I- O estágio logográfico é considerado uma forma de pré-leitura, visto que as palavras escritas são tratadas como desenhos e não, propriamente, como um código alfabético.

II- No estágio alfabético, a criança compreende que a escrita mapeia a fala e, portanto, começa a escrever como fala. Aqui não há mais erro de regulação grafofonêmicas. Tais erros são superados neste estágio, visto que a criança está aplicando as regras da escrita intermediadas pelos sons da fala.

III- No estágio ortográfico, a leitura e a escrita ocorrem por reconhecimento visual direto das formas ortográficas de morfemas ou de palavras, pré-armazenadas no léxico. A criança passa, portanto, a ler e escrever corretamente palavras irregulares, como por exemplo, aquelas em que a letra x tem sons irregulares (exército próximo).

A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
Alternativas
Q2274605 Pedagogia
A criança compreendida como um sujeito histórico e de direitos, centro do planejamento educativo dos profissionais que atuam na etapa, é uma definição traçada pelas DCNEI (BRASIL, 2009a, BRASIL, 2009b), fato que reforça os conceitos abordados nos princípios. Assim, ela se desenvolve, ao vivenciar diversas experiências em seu cotidiano, tanto com outras crianças quanto com adultos. A Revisão das DCNEI afirma que “nessas condições ela faz amizades, brinca com água ou terra, faz de conta, deseja, aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva, produzindo cultura” (BRASIL, 2009b, p. 6-7). Parecer CNE/CEB 20/2009 que faz a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) estabelece três princípios básicos para as propostas pedagógicas da Educação Infantil, que devem ser respeitados, sendo eles: éticos, políticos e estéticos. Estabeleça a relação entre esses princípios e os seus significados.

I- Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

II- Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

III- Estéticos: da identidade, da religiosidade, das diferenças culturais e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
Alternativas
Q2274606 Pedagogia
Soares (2000), ao fazer uma retrospectiva da palavra letramento, desde a sua chegada ao vocabulário das áreas da Educação e da Linguística no Brasil, afirma que a palavra 'letramento' é uma versão para o português do termo, em inglês, Literacy. Soares (2008) observa que o termo letramento concorre com o termo alfabetismo. No entanto, o primeiro foi ganhando preferência progressiva na bibliografia da área a partir de 1995. Letramento significa “o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever” (SOARES, 2000, p. 17), definição que tem, implícita, conforme a autora, a ideia de que a escrita está ligada a questões sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas. Levando em consideração o pensamento da autora sobre o letramento, podemos afirmar que:

I- O letramento [...] envolve as mais diversas práticas da escrita (nas suas variadas formas) na sociedade e pode ir desde uma apropriação mínima da escrita, tal como o indivíduo que é analfabeto, mas letrado na medida em que identifica o valor dinheiro, identifica o ônibus que vai tomar, consegue fazer cálculos complexos, sabe distinguir as mercadorias pelas marcas etc.

II- O letramento é o desenvolvimento de habilidades de uso do sistema de escrita em atividades de leitura e de escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.

III- O letramento é a aprendizagem do sistema convencional da escrita, levando-se em conta a complexidade desse processo, mesmo desconectado das práticas sociais.

A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C