Questões de Concurso Público Prefeitura de Solânea - PB 2019 para Professor - Português

Foram encontradas 15 questões

Q1253338 Pedagogia
Estamos no Século XXI. São tempos diferentes para a Educação e a Formação [...] Embora há algum tempo os contextos já estivessem mudando vertiginosamente, é nesta época que esses contextos sociais que condicionam a formação refletem uma série de forças em conflito: aparece a nova economia, a tecnologia desembarca com grande força na cultura, a globalização se torna patente, etc (IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado. São Paulo: Cortez, 2009, p.15).
Diante destas evidências, o professor de Língua Portuguesa deve ter clareza que a função social do Ensino de Língua perpassa
I- indagações sobre as questões textuais e sobre os vazios linguísticos e pragmaticamente autorizados pelos contextos da interação. II- conhecimento sobre as implicações lexicais, gramaticais e discursivas da diversidade de tipos e de gêneros textuais. III- a promoção da gradativa inserção do indivíduo no mundo da cultura letrada. IV- analise as proposições e marque a alternativa adequada.
Considerando-se as perspectivas para o ensino de línguas, é VERDADE o que se afirma em: 
Alternativas
Q1253339 Pedagogia
O objetivo norteador da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa é garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para a participação social e o exercício da cidadania. Neste sentido, analise as proposições e responda o que se pede.
( ) Por meio da língua é que o ser humano pensa, comunica-se, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimento. ( ) É preciso ampliar as competências mais significativas para as questões que a língua comporta na dimensão de sistema em uso, preso à realidade histórico-social do povo, como prática de atuação interativa, dependente da cultura de seus usuários, no sentido mais amplo da palavra. ( ) É necessário ver a língua apenas como um sistema em si mesmo, um conjunto de signos (que tem um significante e um significado), trabalhando o texto como pretexto, para retirar dele fragmentos para que se reconheça neles o emprego de uma regra gramatical.
A alternativa que responde CORRETAMENTE as assertivas abaixo é:
Alternativas
Q1253340 Pedagogia
Todos os problemas que envolvem o uso da língua não são apenas questões linguísticas; são também questões políticas, históricas, sociais e culturais. Não podem, portanto, ser resolvidas somente com um livro de gramática ou à luz do que prescrevem os comandos de alguns manuais de redação (ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009, p. 21).
Neste sentido, analisando as proposições, é possível afirmar que devemos:
I- Não nos restringir à análise dos fatos da língua, como se ela estivesse fora das situações de interação, obscurecendo seu sentido mais amplo, mas ver a língua em sua condição mediadora das atuações sociais, nas circunstâncias como as pessoas a realizam quando falam, escutam, leem ou escrevem. II- Voltar-nos para uma gramática inflexível, de uma língua supostamente uniforme e inalterável, irremediavelmente fixada num conjunto de regras imutáveis, considerando-a pelo prisma do “certo” e do “errado”. III- Reconhecer a língua como um grande ponto de encontro de cada um de nós; com aqueles que, de qualquer forma, fizeram e fazem a nossa história, embutida na nossa memória coletiva.
A alternativa que responde CORRETAMENTE assertivas acima é: 
Alternativas
Q1253341 Pedagogia
O centro da BNCC para práticas de linguagem é o texto verbal e, também, o texto em suas multimodalidades. Acerca desta informação, é VERDADE o que se afirma em
Alternativas
Q1253342 Pedagogia
As novas concepções do ensino de Língua Portuguesa, que se fundamentam num viés interacionista, funcional e discursivo da linguagem, têm acarretado algumas implicações pedagógicas, principalmente, nos eixos da Leitura e da Escrita. Analise as proposições e coloque V para verdadeiras e F para Falsas.
( ) Os textos dos alunos, como atos de linguagem, devem ter autoria e leitores reais previstos por antecipação, de forma que saibam o que dizer, como dizer e para quem dizer. ( ) Uma relação de interdependência com as regras sociais presentes no espaço de circulação do texto, definindo sua qualidade, ou seja, o texto adequado à situação em que se insere o evento comunicativo. ( ) Uma escrita que se preocupe, predominantemente, com o sistema de codificação, oficialmente imposto, como sendo o ideal da escrita adequada e relevante.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: B
5: D