Questões de Concurso Público Prefeitura de Monte Horebe - PB 2019 para Professor - Português

Foram encontradas 14 questões

Q2044921 Pedagogia
Ensinar/aprender uma língua é usar uma linguagem, é poder fazer uso de um discurso, é ter uma voz, tecida pelos fios dialógicos e ideológicos, de muitas outras vozes. Desta forma, o ensino de Língua Portuguesa pode colaborar para a construção da cidadania!
Diante do exposto, compete à Escola, como um todo, a responsabilidade de considerar o lugar da língua no funcionamento geral da sociedade. Neste sentido, o Professor de Língua Portuguesa deve proporcionar aos alunos(as) o desenvolvimento:
I- Das competências, estratégias e habilidades em leitura e escrita requeridas, tanto pela efetiva inserção social, quanto pelo pleno exercício da cidadania. II- Da capacidade de refletir sobre a língua e, em decorrência, monitorar o próprio desempenho (oral ou escrito), nas diferentes situações de comunicação. III- De um corpo de conhecimentos sobre a língua e a linguagem capaz de motivar a construção de atitudes e valores éticos bem fundados.
Acerca do exposto, é VERDADE o que se afirma em: 
Alternativas
Q2044922 Pedagogia
O papel social da Escola, considerando como um dos focos norteadores as transformações que ocorrem no mundo, exige algumas reflexões, dentre elas:
I- Redimensionar o fazer escolar, a fim de que haja uma interação efetiva entre a escola e a vida. II- Procurar novas formas de acessar o conhecimento para que possa ensinar a ler e escrever de forma crítica, contribuindo para a formação da cidadania e da ética. III- Conceber uma Escola, cuja prática pedagógica do(a) professor(a) sinaliza para um desempenho no ensino de língua, com base numa lógica transmissiva e unidirecional.
Em face do exposto é VERDADE o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2044923 Pedagogia
A língua é um instrumento de interação social, específico dos membros de determinadas comunidades, a partir da qual a linguagem articulada, como atividade própria do homem, expressa as representações do mundo por ele construídas, revelando aspectos históricos, culturais e sociais do seu viver.
Neste sentido, analise as proposições a seguir e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) O ser humano é cercado de linguagens por todos os lados ou, ainda, ele é a própria linguagem, pois expressa a si mesmo e o mundo onde vive, criando-o e recriando-o. ( ) As várias nuances da língua/linguagem, no tocante às suas diversas funções, exige de cada usuário habilidades específicas, quanto ao uso e compreensão da linguagem. ( ) O ensino de Língua Portuguesa não deve ultrapassar o âmbito da escola e é neste espaço que o professor(a) deve ser visto como o “Senhor da Verdade”.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Alternativas
Q2044924 Pedagogia
AEscola e, em geral, o consenso da sociedade ainda se ressentem das heranças deixadas por uma perspectiva de estudo dos fenômenos linguísticos cujo objeto de exploração era a língua enquanto conjunto potencial de signos, desvinculada de suas condições de uso e centrada na palavra e na frase isoladas (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra Escola Possível. São Paulo: 2009, p.26).
Nessa visão centrada sobre o ensino de língua portuguesa, podemos afirmar que:
I- O foco das atenções se restringia ao domínio da morfossintaxe, com ênfase no rol das classificações e de suas respectivas nomenclaturas. II- Os efeitos de sentido pretendidos pelos interlocutores e as finalidades comunicativas presumidas para os eventos verbais eram prioridade no processo de ensino e aprendizagem. III- As relações entre língua e seus contextos de uso tinham mais visibilidade, implicando em maior produção e expressão da cultura de cada comunidade e colocando os interlocutores em interação.
É VERDADE o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2044925 Pedagogia
Há inquietações no espaço social e mudanças em andamento nos debates e práticas relacionadas às questões que merecem e devem ser exploradas nas aulas de Língua Portuguesa, em pleno século XXI. (MARCUSCHI, Beth. Múltiplas linguagens e suas práticas. In: BUNZEN, Clécio e MENDONÇA, Márcia (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2013, p. 07).
Neste sentido, analise as proposições e coloque V para Verdadeiras e F para Falsas.

( ) O caráter inovador e plural dos estudos sobre esta área é de significativa relevância para o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os desafios postos à educação formal na contemporaneidade. ( ) As concepções de práticas letradas como estruturantes de propostas pedagógicas são muito importantes para integrar a escola ao contexto sócio-histórico e para viabilizar um currículo articulado e flexível. ( ) O corriqueiro ensino de conteúdos, mesmo descontextualizados, está vinculado a questões concretas do cotidiano dos alunos e lhes permitem refigurarem os seus conceitos sobre língua/linguagem.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: C