Questões de Concurso Público Prefeitura de Viana - ES 2019 para Nutricionista

Foram encontradas 30 questões

Q1141540 Nutrição

Em relação aos carboidratos, analise os itens abaixo:


I. A fórmula empírica que representa os carboidratos é (CH2O).

II. Os carboidratos podem variar de açucares simples (com 3 a 7 átomos de carbono), até polímeros muito complexos.

III. São polímeros complexos caracterizados pela presença de carbono, hidrogênio e oxigênio e contém nitrogênio em sua estrutura química. Quase todas contêm enxofre e algumas contêm fósforo, ferro, zinco e cobre.

IV. As principais funções dos carboidratos são energéticas, manutenção da glicemia, reserva alimentar (amido e glicogênio), ação poupadora de proteína, efeito anti-cetogênico, fonte energética para sistema nervoso central (± 140g glicose/dia), estrutural (insetos e celulose), genética (pentoses).

V. Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1141541 Nutrição
As proteínas são chamadas de nutrientes construtores, pois são responsáveis pela formação dos músculos e tecidos (como pele, olhos, nervos, glândulas e outras estruturas); além de regularem outras funções importantes no nosso corpo. São consideradas proteínas estruturais:
Alternativas
Q1141542 Nutrição
Os lipídeos constituem um grupo quimicamente diverso, que apresentam diferentes propriedades e possuem uma característica em comum que é a insolubilidade em água. Eles são em geral, referidos como óleo (líquido) ou gordura (sólida), indicando seu estado físico a temperatura ambiente. Trata-se de um grupo de compostos químicos orgânicos que compreendem os triglicerídios, fosfolipídios e esteróides. São fontes alternativas de energia e influem na manutenção da temperatura corporal. Transportam vitaminas lipossolúveis. Em relação às funções dos lipídeos, marque o item INCORRETO:
Alternativas
Q1141543 Nutrição
A avaliação das pregas cutâneas deve ser feita com cuidado uma vez que existe grande variabilidade inter e intra-avaliador. Portanto, deve haver padronização dos procedimentos e treinamento dos avaliadores. As pregas cutâneas em um mesmo paciente devem ser medidas sempre pelo mesmo avaliador. Em algumas situações como na obesidade mórbida e no edema, estas medidas não são fidedignas. Se todos esses fatores forem considerados, é possível aumentar a exatidão e a fidedignidade das medidas de prega cutânea na avaliação da reserva de gordura corporal dos indivíduos em diversas situações clínicas. Entre as orientações gerais para a aferição das pregas cutâneas, NÃO está:
Alternativas
Q1141544 Nutrição
A obesidade é considerada uma pandemia, devido ao aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos. Entre 1980 e 2013, a proporção de sobrepeso ou obesidade entre adultos aumentou de 28,8% para 36,9% entre homens e de 29,8% para 38,0% entre mulheres, sendo que a média do IMC mundial aumentou 0,4 kg/m2 por década em homens e 0,5 kg/m2 por década em mulheres. Em 2010, estima-se que o sobrepeso e a obesidade foram causa de 3,4 milhões de mortes, 3,9% de anos de vida perdidos e 3,9% de incapacidade ajustada pelos anos de vida (QALYs, sigla em inglês) globalmente. De acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde, uma pessoa com peso de 75 kg medindo 1,72 m está:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: C