Questões de Concurso Público TCU 2009 para Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação, Prova 1

Foram encontradas 13 questões

Q34038 Direito Administrativo
É inexigível a realização de licitação para contratar serviços profissionais de assistência jurídica de natureza corriqueira.
Alternativas
Q34039 Direito Administrativo
O atual entendimento do TCU é de que, para a contratação de serviço técnico especializado para restauração de obras de arte e bens de valor histórico, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, a licitação é inexigível, não sendo necessária a demonstração da inviabilidade de competição.
Alternativas
Q34040 Direito Administrativo
Quando um órgão público realiza licitação na modalidade convite, e não obtém o número legal mínimo de três propostas aptas à seleção, se não houver limitação de mercado, ele é obrigado a repetir o ato, se houver interessados em participar do certame licitatório.
Alternativas
Q34041 Direito Administrativo
Segundo o entendimento do TCU, para que um governo de estado dispense a realização de licitação para adquirir determinado material, alegando tratar-se de caso de emergência ou de calamidade pública, deverá caracterizar que a situação adversa não se originou, ainda que parcialmente, da falta de planejamento, devendo o risco mostrar-se iminente. Além disso, exige-se que não tenha havido dolo ou culpa do agente público que tinha o dever de agir para prevenir tal situação.
Alternativas
Q34042 Direito Administrativo
No que se refere aos atos administrativos, julgue o item seguinte.

Quando um governador de estado edita uma norma, a motivação de seu ato poderá ser apresentada sob a forma de considerandos, que será caracterizada como a narrativa do motivo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: C