Questões de Concurso Público Prefeitura de Dormentes - PE 2026 para Professor de Educação Física
Foram encontradas 30 questões
DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v.10, n. 4, p. 99-104, outubro 2002.
Considerando os princípios operacionais comuns aos esportes coletivos, assinale a alternativa CORRETA:
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.
De acordo com Nahas (2017), a qualidade de vida pode ser definida como “[...] a percepção de bem-estar resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano”. Sobre os parâmetros individuais, assinale a alternativa CORRETA:
A atividade física, entendida como uma característica inerente ao ser humano, com dimensões biológica e cultural, representa um tema interdisciplinar e complexo que tem atraído a atenção de pesquisadores, da mídia e da saúde pública em todo o mundo nas últimas décadas.
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e
sugestões para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.
A atividade física também é conhecida na Educação Física Escolar como um dos conteúdos de ensino.
Desta forma, define-se atividade física como:
A Lei nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei nº 9.394/1996 - LDB) para tornar a Educação Física um componente curricular obrigatório da educação básica. Desta forma, a Educação Física compõe uma das grandes áreas do conhecimento delimitadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Observando às suas especificidades, bem como, a proposta curricular da BNCC, a Educação Física no Ensino Fundamental é componente curricular da grande área de:
De acordo com a BNCC, nas aulas de Educação Física na educação básica, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório.
Desse modo, é possível assegurar aos alunos:
Ainda que haja adaptações, esse documento curricular aponta 3 (três) elementos fundamentais comuns às práticas corporais, que são:
Na BNCC para a Educação Física, existem unidades temáticas que abrangem os grandes conteúdos da Cultura Corporal de movimento (Jogos e Brincadeiras; Ginásticas, Danças, Lutas, Esportes e Práticas Corporais de aventura). A unidade temática de “Esportes” é subdividida em 7 objetos do conhecimento, sendo estes: Esportes de marca; Esportes de precisão; Esportes técnico-combinatório; esportes de invasão; Esportes de rede/parede; Esportes de campo e taco e Esportes de combate. Para a estruturação dessa unidade temática, é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. Esse modelo possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias, privilegiando as ações motoras intrínsecas, reunindo esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas.
Sobre os esportes de Marca, é CORRETO afirmar:
MARINHO, Vitor. Consenso e Conflito: Educação física Brasileira. 2.ed. Shape, Rio de Janeiro, 2005)
O trecho acima faz referência a um período de debates intensos voltados ao processo de implementação da Educação Física escolar como área do conhecimento autônoma. Desse período, emergiu na literatura da área algumas abordagens de ensino da Educação Física escolar.
Sobre as abordagens pedagógicas para o ensino da Educação Física assinale a alternativa CORRETA:
No cenário da Educação Física brasileira, o movimento de renovação ocorrido a partir da década de 1980 propiciou a emergência de teorias que buscavam romper com o modelo esportivista e tecnicista herdado do período militar. Entre as propostas que surgiram, uma se destaca por utilizar o referencial do materialismo histórico-dialético e propor uma seleção de conteúdos baseada na relevância social e na contemporaneidade.
De acordo com a obra clássica "Metodologia do Ensino de Educação Física" (Coletivo de Autores, 1992), a abordagem que entende a Educação Física como uma disciplina que trata de um conhecimento denominado "Cultura Corporal" e que organiza o ensino em ciclos de escolarização é a: