Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapiranga - SC 2026 para Terapeuta Ocupacional
Foram encontradas 35 questões
I.A Medida de Independência Funcional (MIF) avalia a carga de cuidados exigida por um indivíduo para realizar tarefas motoras e cognitivas da rotina diária.
II.O Inventário de Interesses Ocupacionais auxilia na identificação de atividades que o sujeito considera prazerosas, servindo como base para a motivação no tratamento.
III.A avaliação do ambiente doméstico deve ser realizada por meio de questionários digitais, sendo proibida a verificação in loco pelo profissional.
Está correto o que se afirma em:
I.O fomento a projetos de lazer inclusivo em praças públicas contribui para a socialização e para a redução da exclusão de sujeitos vulneráveis.
II.A promoção da saúde mental desconsidera os determinantes sociais, como moradia e renda, focando unicamente na prescrição de exercícios de relaxamento.
III.Atividades comunitárias de horta urbana e cooperativismo podem atuar como dispositivos de geração de valor social e cuidado compartilhado.
Está correto o que se afirma em:
A entrevista e a avaliação em Terapia Ocupacional são os momentos iniciais de escuta e apreensão da demanda, servindo como base para a formulação do raciocínio clínico. Considerando as técnicas de entrevista aberta e o uso da história ocupacional, analise as afirmativas a seguir.
I.A história ocupacional permite identificar os papéis desempenhados pelo sujeito ao longo da vida e como o adoecimento impactou sua identidade do fazer.
II.A avaliação do desempenho ocupacional deve considerar os rituais diários, o uso do tempo e as habilidades de comunicação do usuário no seu ambiente real.
III.A entrevista aberta orienta-se pela condução do profissional a partir de categorias previamente definidas, organizando a narrativa do usuário conforme eixos temáticos estruturados para favorecer a sistematização das informações clínicas.
Está correto o que se afirma em:
I.O acesso ao trabalho deve ser pautado na lógica da economia solidária e de empreendimentos sociais, superando o modelo de laborterapia clássica.
II.A moradia em Residências Terapêuticas constitui uma estratégia de desinstitucionalização para sujeitos que perderam os vínculos familiares após longos anos de asilamento.
III.A reabilitação psicossocial tem como objetivo final a remissão completa de sintomas psicóticos para que o indivíduo possa, somente então, ser inserido na cidade.
Está correto o que se afirma em:
(__)A política prioriza a internação hospitalar de longa permanência para todos os casos de depressão moderada, visando evitar o contágio social da patologia.
(__)O financiamento da saúde mental deve contemplar a criação de serviços residenciais e de centros de atenção para usuários de álcool e outras drogas.
(__)A internação psiquiátrica somente será realizada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes para o controle da situação de risco.
(__)A política nacional de saúde mental deve ser articulada com outras políticas públicas, como a de assistência social, para garantir a integralidade do cuidado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O apoio matricial é um arranjo que oferece retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes de referência da atenção primária.
(__)O planejamento de ações integradas dispensa o diálogo com os usuários, visto que as condutas técnicas devem ser decididas de forma isolada pela gestão.
(__)As ações intersetoriais com as áreas de educação habitação são fundamentais para garantir que o usuário permaneça inserido em sua comunidade local.
(__)O matriciamento exige que o especialista em saúde mental realize todas as consultas da rede básica sozinho para aliviar a carga de trabalho dos médicos de família.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O estabelecimento de metas deve ser realizado de forma colaborativa com o usuário, considerando seus interesses, valores e contextos de vida.
(__)A execução do plano terapêutico dispensa a reavaliação periódica, visto que os objetivos traçados na admissão devem ser seguidos de forma rígida até a alta.
(__)A análise da atividade é um recurso técnico que permite ao terapeuta decompor as tarefas para identificar as demandas motoras, cognitivas e sociais envolvidas.
(__)O encerramento da intervenção ocorre quando os objetivos pactuados são alcançados ou quando o profissional identifica a necessidade de encaminhamento para outra rede.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.O artesanato permite ao sujeito experimentar a transformação da matéria-prima, o que pode servir de metáfora para a reconstrução de sua própria trajetória de vida.
II.A escolha do material utilizado deve ser aleatória, desconsiderando as propriedades sensoriais das texturas ou as cores, visto que o tato não influencia o psiquismo.
III.Atividades ocupacionais de autocuidado visam ao resgate da dignidade e da autonomia funcional, constituindo elemento relevante no processo de reinserção social.
Está correto o que se afirma em:
(__)O grupo de apoio familiar visa reduzir o estigma social da doença mental, permitindo que os familiares troquem estratégias de manejo cotidiano.
(__)As reuniões grupais devem ser utilizadas para a cobrança do pagamento de taxas administrativas da unidade de saúde pelos responsáveis.
(__)O apoio sociofamiliar envolve a articulação com a rede de assistência social para garantir o acesso da família a benefícios como o BPC.
(__)O terapeuta ocupacional pode utilizar o grupo para discutir formas de adaptar o ambiente doméstico para favorecer a independência do usuário.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O terapeuta ocupacional deve manter sigilo sobre informações colhidas no exercício profissional, revelando o necessário para o cuidado em equipe.
(__)É permitido ao profissional utilizar fotos de usuários em redes sociais pessoais para autopromoção, independentemente de autorização expressa ou do contexto.
(__)Constitui um dever ético registrar no prontuário do usuário as intervenções realizadas e os resultados alcançados de forma clara e fidedigna.
(__)O profissional pode delegar a execução de avaliações técnicas privativas do terapeuta ocupacional a funcionários de limpeza ou portaria da unidade.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.Os Centros de Atenção Psicossocial − CAPS são pontos de atenção estratégicos que oferecem cuidado intensivo para transtornos mentais graves e persistentes.
II.As Unidades de Acolhimento Adulto e Infanto-Juvenil oferecem cuidados residenciais transitórios para usuários com necessidades decorrentes do uso de substâncias.
III.O Programa De Volta para Casa concede auxílio-reabilitação para pessoas egressas de longas internações, visando fomentar sua autonomia financeira básica.
Está correto o que se afirma em:
(__)As oficinas devem ser planejadas com objetivos claros, permitindo o desenvolvimento de potencialidades artísticas e a troca de experiências grupais.
(__)O produto final da oficina, como o quadro pintado ou o objeto produzido, é mais relevante para o terapeuta ocupacional do que o processo de realização.
(__)Atividades expressivas, como o teatro e a música, podem auxiliar na organização do pensamento e no manejo de afetos em situações de crise moderada.
(__)A participação nas oficinas deve ser obrigatória e punitiva para os usuários que apresentarem comportamento de isolamento social no pátio da unidade.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O treino de habilidades sociais visa capacitar o indivíduo para interações interpessoais mais assertivas e para a resolução de conflitos em grupos comunitários.
(__)A reabilitação cognitiva utiliza tarefas estruturadas para estimular a atenção, a memória e o planejamento, visando a melhora do desempenho em ocupações reais.
(__)O manejo das emoções durante a atividade terapêutica deve ser ignorado pelo profissional, pois o foco da Terapia Ocupacional é o resultado físico final.
(__)O uso de jogos e simulações de situações cotidianas permite ao usuário experimentar novos papéis ocupacionais em um ambiente seguro e controlado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: