Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra Bonita - SC 2022 para Enfermeiro

Foram encontradas 20 questões

Q4107890 Nutrição
Com base nos cuidados de enfermagem nas necessidades nutricionais nos idosos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4107891 Enfermagem
Assinale a alternativa CORRETA relaciona a diarreia aguda. 
Alternativas
Q4107892 Psiquiatria
Com base na psicopatologia, julgue as afirmativas abaixo:

I.Está relacionada a múltiplas abordagens e referenciais teóricos. Para ser preciso, não há apenas uma psicopatologia; são várias.
II.As psicopatologias descritivas baseiam-se em modelos teóricos ou achados experimentais, e buscam esclarecimentos quanto à etiologia dos transtornos mentais. Elas podem seguir uma orientação psicodinâmica (como a psicanálise), cognitiva, existencial, biológica ou social, entre outras.
III.As psicopatologias explicativas, por sua vez, consistem na descrição e na categorização precisas de experiências anormais, como informadas pelo paciente e observadas em seu comportamento.
IV.Entre as psicologias descritivas está a psicopatologia fenomenológica.

Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Alternativas
Q4107893 Enfermagem
Com base na descrição das principais taquiarritmias, assinale a alternativa CORRETA que é definida como impulsos prematuros que são originados em um foco ectópico (fora do sistema de condução fisiológico). 
Alternativas
Q4107894 Enfermagem
 A administração de medicamentos por via subcutânea consiste na introdução de pequenas quantidades de medicamentos na hipoderme ou tela subcutânea (tecido adiposo) (Costa, 2014). Com base na administração de medicamentos por via subcutânea, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4107895 Não definido
Com base na avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança, é CORRETO que as fontanelas são moles e planas quando a criança está quieta, a fontanela posterior geralmente fecha com 1 a 2 meses; a fontanela anterior, aos: 
Alternativas
Q4107896 Enfermagem
Tendo com base a Lei nº 8.080/90, julgue as afirmativas abaixo.

I.Na qualidade de ações e serviços de saúde, as atividades de apoio à assistência à saúde são aquelas desenvolvidas pelos laboratórios de genética humana, produção e fornecimento de medicamentos e produtos para saúde, laboratórios de analises clínicas, anatomia patológica e de diagnóstico por imagem e são livres à participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros.
II.Os convênios entre a União, os Estados e os Municípios, celebrados para implantação dos Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde, ficarão rescindidos à proporção que seu objeto for sendo absorvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
III.A gratuidade das ações e serviços de saúde fica preservada nos serviços públicos contratados, ressalvando-se as cláusulas dos contratos ou convênios estabelecidos com as entidades privadas.
IV.Será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

Qula(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)?
Alternativas
Q4107897 Medicina
As causas de infertilidade feminina podem ser explicadas por cinco fatores, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um desses fatores ligado a Síndrome de Asherman.
Alternativas
Q4107898 Medicina
Com base na bronquite aguda, é INCORRETO afirmar sobre sua fisiopatologia e etiologia: 
Alternativas
Q4107899 Enfermagem
 O câncer do colo do útero é um tumor (multiplicação anormal das células) que se desenvolve na parte inferior do útero, chamada "colo", que fica no fundo da vagina. Para o exame, preferencialmente, as mulheres não devem estar menstruadas nem terem tido relação sexual ou feito uso de duchas ou lubrificantes vaginais nas ______ horas anteriores ao exame (INCA, 2022).
Assinale a alternativa CORRETA que preenche a lacuna acima.
Alternativas
Q4107900 Enfermagem
Com base no ciclo de esterilização em autoclaves, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a primeira fase do ciclo.
Alternativas
Q4107901 Farmácia
Com base nas noções de farmacologia, assinale a alternativa CORRETA que corresponde aos fármacos que têm como objetivo melhorar a perfusão miocárdica e/ou reduzir a sua demanda metabólica.
Alternativas
Q4107902 Enfermagem
Em relação a Síndrome Coronariana Aguda (SCA), julgue as afirmativas abaixo.

I.A SCA engloba todas as situações em que há isquemia do miocárdio, desde a angina até o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), podendo ser classificada de duas formas: SCA sem supra ST (angina instável e IAM sem supra ST) e SCA com supra ST (IAM com supra ST).
II.Na SCA a dor torácica ocorre de forma súbita e, geralmente, é localizada em região retroesternal, podendo se apresentar como uma sensação de peso ou aperto, ou até mesmo como uma dor agonizante.
III.É imprescindível que se realize um eletrocardiograma (ECG) de doze derivações. Esse exame deve ser realizado em até 30 minutos, a partir do início da dor ou da admissão no serviço de saúde e, posteriormente, de forma seriada após nove, doze e dezoito horas, ou diante de novos episódios de dor, ou alterações no estado clínico.
IV.O tratamento da SCA busca ajustar o equilíbrio entre a oferta e o consumo de oxigênio, a fim de preservar a função do coração como bomba.
Qual(is) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S)? 
Alternativas
Q4107903 Enfermagem
Em relação a insuficiência respiratória, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nos itens abaixo.

(__)A insuficiência respiratória hipercápnica (tipo II) caracteriza-se por nível de PaCO 2 superior a 50 mmHg. A hipoxemia pode ocorrer em respiração em ar ambiente. O pH depende dos níveis de bicarbonato presentes no sangue, que, por sua vez, independe da duração e do grau de hipercapnia.
(__)A insuficiência respiratória aguda se caracteriza por distúrbio que traz risco à vida, evidenciado em valores alterados de gasometria arterial e alteração no equilíbrio acidobásico, enquanto as anormalidades crônicas podem ser menos graves e mais insidiosas.
(__)A insuficiência ventilatória com ausência de doença pulmonar e caracterizada por redução na PaO2 proporcional ao aumento da PaCO 2 e aumento do pH.
(__)A insuficiência respiratória hipoxêmica e caracterizada pela diminuição na PaO 2, com PaCO2 normal ou diminuída.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q4107904 Português
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

(1º§) Quando se pensa na função social da escola e pergunta-se para que ela serve, a primeira coisa que nos vem à mente é: a escola serve para ensinar.
(2º§) Quando se pensa em ensinar, surgem várias perguntas. Mas ensinar a quem? O que ensinar? Como ensinar? Essas mesmas dúvidas passam pela cabeça dos profissionais da educação em cada início de ano letivo, afinal, serão pessoas diferentes, com tipos de aprendizagem diferentes às quais o professor terá que se adaptar.
(3º§) Quando se pensa que a cada ano que passa, na escola, renovam-se os problemas que havia há algum tempo atrás, pois eles não são os mesmo de hoje. A preocupação é evidente quando há esses questionamentos, porém, há coisas que por mais que a escola queira ensinar, não consegue... Os alunos terão que aprender com a vida.
(OLIVEIRA, Ronivaldo de. SOARES, Sheila Delgado). (http://www.unoescxxe.edu.br/unoesc/publicacoes/rev ista_online/projeto_letras/Artigos/Letras/a_funcao_so cial_da_escola.pdf) - Acesso: 26.10.2022) - (Adaptado)

Marque a figura de linguagem identificada pela a repetição da "Quando se pensa " - no início dos três parágrafos do texto.
Alternativas
Q4107905 Português
Analise as assertivas com V (Verdadeiro) ou F(Falso).

(__)A frase nominal: "A função social da escola" é formada por artigo definido que concorda com o substantivo comum e com adjetivo uniforme; por uma contração prepositiva imposta pela regência nominal e por um substantivo simples.
(__)O título do texto exemplifica período simples, porque a oração é absoluta escrita com sujeito simples.
(__)A sílaba "rão" da palavra "serão"" é formada por uma consoante, uma vogal nasal e uma semivogal oral.
(__)No trecho: "Quando se pensa na função social da escola" - temos oração subordinada adverbial temporal reduzida do gerúndio, uso de próclise, duas contrações prepositivas impostas pela regência nominal.
(__)A sílaba "mei" da palavra "primeira" é formada por uma consoante bilabial, uma vogal e uma semivogal.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q4107906 Português
Sobre os componentes linguísticos textuais, analise as assertivas com V (Verdadeiro) ou F (Falso).
(__) A frase: "A escola serve para ensinar" - enuncia a finalidade da escola.
(__) A crase usada em: "A primeira coisa que nos vem à mente" - é imposta pela regência verbal.
(__)A frase interrogativa: "Mas ensinar a quem?" - está escrita com conjunção coordenativa adversativa, verbo de primeira conjugação seguido de objeto indireto.
(__)Na frase: "O professor terá que se adaptar" - temos uma opinião da voz do texto, representada por uma ideia hipotética comprovada pelo uso do verbo no futuro do presente do modo indicativo.
(__)A frase: "Como ensinar?" - exemplifica uso de advérbio interrogativo de modo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q4107907 Biologia
"O clima não espera: cientistas do IPCC alertam que combater o aquecimento global exige mudanças sem precedentes, mas ainda é possível se não perdermos tempo; e nossas florestas são motivo para ter esperança"
Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil
O trecho acima fala da importância das florestas na diminuição da temperatura terrestre, o chamado aquecimento global. De que forma as florestas contribuem para este processo? 
Alternativas
Q4107908 História e Geografia de Estados e Municípios
Antes de se tornar município a localidade de Barra Bonita era distrito de: 
Alternativas
Q4107909 Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina
A Lei Orgânica de Barra Bonita/SC determina que o servidor público estável só perderá o cargo em virtude de: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: C
6: C
7: C
8: B
9: A
10: D
11: A
12: C
13: C
14: C
15: D
16: C
17: A
18: B
19: B
20: B