Questões de Pedagogia - Problemas de Aprendizagem na Escola para Concurso

Foram encontradas 22 questões

Q2392249 Pedagogia

Julgue o item a seguir.


Na abordagem pedagógica centrada na resolução de problemas, o aluno é ativamente envolvido no processo de aprendizagem. Ele é estimulado a interagir com o texto, responder perguntas, explorar soluções e identificar regularidades. Essa metodologia incentiva a reflexão, permitindo que o aluno chegue a suas próprias conclusões e valorize tanto suas experiências dentro da escola quanto fora dela. A abordagem da resolução de problemas envolve a exploração de conceitos antigos ou intuitivos como ponto de partida. No entanto, ao se deparar com desafios e obstáculos, o aluno é motivado a buscar abordagens alternativas para solucionar o problema. 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: CONSULPLAN Órgão: SESPA-PA Prova: CONSULPLAN - 2023 - SESPA-PA - Pedagogo |
Q2276828 Pedagogia
Devido aos altos índices, a gravidez na adolescência tem sido objeto de debates, pesquisas e políticas públicas no Brasil. De acordo com relatório publicado em 2018 pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimentos para cada mil jovens mulheres entre 15 e 19 anos. Na América Latina e no Caribe, a taxa é estimada em 65,5 nascimentos. No Brasil, um em cada cinco bebês nasce de uma mãe com idade entre 10 e 19 anos; o número chega a 65 nascimentos, superando a média da região. Ainda, no país, a proporção de nascidos de mães entre 10 e 19 anos é de 18%.
(Disponível em: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/os-impactos-da-gravidez-durante-a-adolescencia-na-vida-das-familias/. Adaptado.)

Portanto, a gravidez na adolescência causa inúmeros danos à educação da adolescente gestante, e um dos primeiros, de modo geral, é o abandono escolar. Considerando as diversas pesquisas relacionadas às consequências da gravidez precoce à saúde e à educação das adolescentes, analise as afirmativas a seguir.

I. É possível notar a interrupção de projetos de vida e a mitigação de problemas familiares, sociais, econômicos e psicológicos.

II. Foi demostrado, a partir dos resultados, que, ao engravidar, a adolescente vive uma situação de risco social por aderir ao crescimento educacional.

III. Foi demostrado que a gravidez na adolescência perpetua ciclos intergeracionais de pobreza, uma vez que afeta a qualidade de vida e o crescimento pessoal e profissional.

IV. Os resultados sugerem riscos à escolaridade da adolescente. Descreve, também, que a gravidez na adolescência intensifica a busca por emprego informal e aumento do ciclo da pobreza.

V. A partir dos resultados, foram apresentados como consequências da gravidez precoce os problemas psicológicos e socioeconômicos que afetam as adolescentes que vivenciam a situação.

VI. Os resultados obtidos demostram que, ao vivenciar a gravidez, a adolescente tem danos à sua qualificação educacional e profissional, impedindo a independência emocional e financeira dos pais.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2273179 Pedagogia
 Leia o texto a seguir e responda a questão.


      As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a perturbações precoces nos processos de assimilação e acomodação, resultando em um empobrecimento da modalidade de aprendizagem do sujeito. Portanto, é essencial que o(a) psicopedagogo(a) considere esses aspectos para identificar as dificuldades e promover uma aprendizagem mais efetiva e significativa para cada indivíduo. De acordo com Fernández (1991), essa forma de aprendizagem representa uma maneira específica de estabelecer relações, buscar e construir conhecimentos, além de refletir a postura do indivíduo como autor do próprio pensamento. É um modo peculiar de pensar e criar o novo, surgindo a partir da interação com o outro.
          As modalidades de aprendizagem, representadas por formas ou esquemas, nos fornecem um melhor entendimento sobre como o processo de aprendizagem se concretiza, mas também nos esclarecem sobre os desafios do "não-aprender". Quando pensamos nas dificuldades do "não-aprender", podemos associá-las ao congelamento ou conservação de certos padrões de conduta em face de diversas situações da vida. Esse padrão cristalizado pode levar à falta de criatividade nas realizações, resultando em meras reproduções do que foi exposto e dificultando a construção de novos conhecimentos. As dificuldades de aprendizagem podem ser resultado da interação entre o sujeito, o conhecimento e o ensino de forma cristalizada, o que pode inibir a criatividade nas realizações. Além disso, uma internalização prematura dos esquemas ou a falta de respeito pelas necessidades e ritmo de quem aprende podem levar a uma hiperassimilação ou hipoacomodação, respectivamente.
     Paín (1985) apresenta quatro situações extremas relacionadas com a assimilação e acomodação, que influenciam a forma como a aprendizagem ocorre. A hipoassimilação se refere ao empobrecimento dos esquemas de objeto e da capacidade de coordená-los, resultando em um déficit lúdico e na disfunção do papel antecipatório da imaginação criadora. Por outro lado, a hiperassimilação ocorre quando há uma internalização prematura dos esquemas, predominando o aspecto lúdico e impedindo a antecipação de transformações possíveis, o que pode levar a desrealizar negativamente o pensamento da criança. No que diz respeito à acomodação, a hipoacomodação acontece quando o ritmo da criança não é respeitado e suas necessidades de repetir experiências não são atendidas. Isso pode atrasar a imitação adiada e a internalização da linguagem, especialmente quando os estímulos são confusos e fugazes. Por outro lado, a hiperacomodação surge quando há uma superestimulação da imitação.
A hiperassimilação, enquanto uma das modalidades de aprendizagem de um aprendente com dificuldades de aprendizagem, pode ser descrita como: 
Alternativas
Q2076268 Pedagogia
    João tem doze anos de idade e estuda em uma escola estadual na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Mora em uma comunidade com a mãe e é o mais velho de cinco irmãos. Frequenta uma turma com 34 alunos do 5. o ano do ensino fundamental, em que a maioria se encontra na faixa etária regular, mas, além de João, há também sete colegas com histórico de reprovação. Ao longo dos anos, foi reprovado duas vezes, devido a problemas de aprendizagem. Sua leitura é silabada, costuma não entender o conteúdo dos textos e sua escrita apresenta muitos erros ortográficos. Nas últimas provas escritas, obteve rendimento abaixo de 30%. Constantemente é encaminhado ao setor pedagógico por apresentar indisciplina em sala de aula. Diferentemente dos outros alunos, que são concentrados e respeitam as regras, João e seus sete colegas são considerados pelo professor de português como bagunceiros e rudes, pois não prestam atenção na explicação do conteúdo e, por isso, não conseguem realizar as tarefas propostas. Entretanto, João costuma participar das aulas de matemática, realizando cálculos mentais com rapidez quando o professor faz a leitura, em voz alta, das situações-problema para ele.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que não apresenta um fator condicionante envolvido na dificuldade de aprendizagem de João. 
Alternativas
Q2052959 Pedagogia
Alicia Fernández, em "Os idiomas do aprendente" (2001), diferencia fracasso escolar e problema de aprendizagem. Na concepção da autora, a terminologia fracasso escolar deve ser usada para denotar uma: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: A
5: A