O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Pedagogia - Currículo (Teoria e Prática) para Concurso

Foram encontradas 1.483 questões

Q1957189 Pedagogia
Segundo Ricardo Pátaro (2008), as transformações promovidas pela concepção de transversalidade apontam novas perspectivas de trabalho com o conhecimento no cotidiano escolar. O trabalho com a estratégia de projetos é um dos possíveis caminhos para concretizar tais perspectivas e ideias. Neste sentido, a proposta de Araújo (2003) vem sendo desenvolvida em escolas, a partir de uma metodologia que envolve os seguintes procedimentos:
Alternativas
Q1896006 Pedagogia
O planejamento educacional é um ato de intervenção técnica e política que se efetiva em três níveis distintos, sendo um deles o planejamento no âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino tendo como princípio norteador desse planejamento, a: 
Alternativas
Q1896003 Pedagogia
As teorias curriculares nos auxiliam a compreender a realidade curricular na medida em que analisam, interpretam e criam novas acepções sobre o currículo. Relacione as colunas a respeito dessas teorias:
(1)Teorias curriculares tradicionais : (2)Teorias curriculares críticas: (3)Teorias curriculares pós - críticas:
( )Mantêm a ideia de currículo expressando uma intencionalidade, mas outras questões, além das econômicas são apontadas enquanto influenciadoras na seleção dos saberes, por exemplo, a cultura, a etnia, e o gênero.
( )Priorizam a organização/estrutura de um currículo e suas questões técnicas, a partir de uma neutralidade científica.
( )Identificam que a construção curricular expressa uma intencionalidade política, social e ideológica, com forte influência das questões econômicas expressando poder na seleção dos saberes.
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1884570 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir:

I. O currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes.

II. Na Educação Básica, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes, não se restringindo às aulas das várias disciplinas. O percurso formativo deve, nesse sentido, ser aberto e contextualizado, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, mas, também, outros componentes flexíveis e variáveis que possibilitem percursos formativos que atendam aos inúmeros interesses, necessidades e características dos educandos.

III. Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes: campo conflituoso de produção de cultura, de embate entre pessoas concretas, concepções de conhecimento e aprendizagem, formas de imaginar e perceber o mundo.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q1884569 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os efeitos das políticas curriculares, no contexto da prática, são condicionados por questões institucionais e disciplinares que, por sua vez, têm diferentes histórias, concepções pedagógicas e formas de organização, expressas em diferentes publicações.

II. Na organização e na gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem uma atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. 

III. As políticas curriculares não se resumem apenas a propostas e práticas enquanto documentos escritos, mas incluem os processos de planejamento, vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades no corpo social da educação.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: D