Questões de Concurso Sobre obesidade e transtornos alimentares em nutrição

Foram encontradas 446 questões

Q3281223 Nutrição

Várias técnicas de química analítica e de análise instrumental desempenham um papel essencial na análise de compostos bioativos e de vitaminas presentes em matrizes alimentares complexas. Em relação a esses compostos e aos métodos para sua identificação em alimentos, julgue o item a seguir. 


O ácido estearidônico (SDA), encontrado em alguns óleos vegetais, é um precursor eficiente do ácido eiscosapenatenoico (EPA), superando limitações metabólicas associadas ao ácido α-linolênico (ALA); sua conversão em EPA reduz a inflamação, regula lipídeos plasmáticos e melhora parâmetros cardiovasculares. 

Alternativas
Q3280891 Nutrição
A obesidade infantil é causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tempo prolongado de exposição ao excesso de gordura torna a obesidade infantil um alerta para a saúde pública, podendo antecipar o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes tipo 1 e doenças cardiovasculares, mas não tem nenhum impacto sobre a saúde na vida adulta da criança.

( ) O sono adequado regula hormônios relacionados à fome e ao metabolismo, como a leptina e a grelina, ajudando a evitar o consumo excessivo de alimentos. Além disso, crianças bem descansadas têm mais energia para atividades físicas, o que também contribui para a prevenção da obesidade infantil.

( ) O comportamento da criança pode ser impactado significativamente por problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Ela pode apresentar compulsões alimentares, perder o interesse por atividades físicas e manifestar outros sintomas que comprometem a sua qualidade de vida.

( ) A obesidade infantil sempre está relacionada ao consumo excessivo de alimentos, que é, em grande parte, de responsabilidade dos pais. São apenas esses fatores que contribuem para o problema, e é fundamental tratar corretamente essas causas.

( ) O ambiente familiar tem um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares e no estilo de vida das crianças. Quando os pais consomem alimentos ultraprocessados, não praticam atividade física e não estabelecem uma rotina alimentar equilibrada, as crianças tendem a replicar esses comportamentos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
Alternativas
Q3278545 Nutrição
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A anorexia nervosa tem três características essenciais: _______ persistente da ingesta calórica, medo intenso de _______ peso ou de engordar ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso e __________ na percepção do próprio peso ou da própria forma.
Alternativas
Q3278543 Nutrição
No que se refere ao magnésio e à obesidade, analisar os itens.

I. A deficiência no magnésio presente em obesos contribui para a redução na atividade de enzimas antioxidantes, como glutationa peroxidase, superóxido dismutase e catalase, e nas concentrações de antioxidantes celulares e teciduais, bem como para ativação de vias inflamatórias, aumento da concentração de cálcio intracelular e da lipoperoxidação induzida pelo ferro.
II. Concentrações reduzidas de magnésio estão associadas à redução do HDL-colesterol, do LDL-colesterol e dos triglicerídeos. A deficiência em magnésio ou as alterações no seu metabolismo não estão relacionadas com a fisiopatologia das doenças cardiovasculares em pacientes obesos.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3267177 Nutrição
A Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade é pautada no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), previsto pela Constituição Federal, e será implementada no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
(Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticiase-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/governo-esociedade-constroem-juntos-estrategia-de-prevencao-a-obesidade).

Acerca dos objetivos delineados pela Estratégia Intersetorial de Prevenção à Obesidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Melhorar o padrão de consumo de alimentos da população brasileira de forma a reverter o aumento apenas da obesidade.
II. Valorizar o consumo dos alimentos regionais, preparações tradicionais e promover o aumento na disponibilidade de alimentos adequados e saudáveis à população.
III. Desenvolver estratégias que promovam a substituição do consumo de produtos processados e ultra processados com altas concentrações de energia (calorias) e com altos teores de açúcares, gorduras e sódio

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3267150 Nutrição
A obesidade é uma doença multifatorial, crônica, não transmissível e que atualmente está atingindo proporções epidêmicas. O diagnóstico adequado da obesidade permite intervenções nutricionais mais assertivas para o sucesso do tratamento.
Em relação ao diagnóstico e à avaliação nutricional da obesidade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As medidas de circunferência abdominal > 80 cm em mulheres e > 94 cm em homens são pontos de corte para risco cardiovascular aumentado.
( ) Os valores de Índice de Massa Corporal (IMC) > 35 Kg/m2 correspondem à classificação de obesidade grau III, associado a risco grave de comorbidades.
( ) O uso de dobras cutâneas em indivíduos obesos apresenta limitações, como dificuldade de reprodutibilidade e ausência de equações específicas para obesos para estimativa de gordura corporal.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Nutricionista |
Q3251735 Nutrição
A alimentação e a nutrição configuram os pilares fundamentais para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando crescimento e desenvolvimento adequados, assim como qualidade de vida e cidadania. Entretanto, quando tais requisitos não são atendidos, surgem inúmeros distúrbios nutricionais caracterizados, então, como problemas de saúde pública.
Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. A obesidade em crianças e adolescentes é um problema grave, que ocasiona repercussões deletérias na vida adulta, sobrecarregando os cofres públicos com altos custos relacionados ao tratamento do agravo e de suas complicações.

II. Sabe-se que o bócio é causado pela ingestão deficiente de fósforo, sendo um grave problema de saúde pública, inclusive pelo risco de associação com o cretinismo e a surdo-mudez irreversíveis.

III. As pesquisas apontam a persistência das deficiências de ferro e vitamina A, assim como o ressurgimento de casos de Beribéri (deficiência de tiamina ou vitamina B1) em alguns estados brasileiros.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3243498 Nutrição
Os transtornos alimentares (TA) são condições psiquiátricas que podem causar sérias complicações clínicas, principalmente devido à restrição alimentar autoimposta e ao uso de práticas inadequadas para controle de peso, como vômitos induzidos e uso de diuréticos, laxantes, anfetaminas e enemas. Com relação ao cuidado nutricional para as pessoas com transtornos alimentares, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O cuidado nutricional para as pessoas com TA segue a mesma sequência dos demais tratamentos nutricionais: avaliação nutricional inicial; formulação do diagnóstico nutricional; intervenção e acompanhamento (com reavaliações).

II. A intervenção deve ser construída junto com o paciente e, em alguns casos, com seus familiares.

III. O cuidado nutricional das pessoas com TA deve ser feito de forma individualizada e compreender técnicas e procedimentos da dietoterapia (no caso da anorexia), da educação alimentar e do acompanhamento nutricional.
Alternativas
Q3241862 Nutrição

Sobre os comportamentos comuns nos pacientes com anorexia nervosa (AN), analisar os itens.



I. Mastigam lentamente pequenas quantidades de comida, chegando ao ponto de ruminar o alimento (a mastigação é seguida de descarte do alimento ou deglutição seguida de regurgitação).


II. Evitam comer na presença de outras pessoas e costumam não preparar alimentos para os outros.


III. Interessam-se por tudo o que está relacionado à culinária e dietas, por isso, têm um grande conhecimento sobre as calorias dos alimentos e sobre nutrição.


IV. Evitam grupos alimentares específicos, muitas vezes com justificativas ideológicas (vegetarianismo, macrobiótica, etc.) e acreditam que alimentos consumidos se transformam imediatamente em gordura corporal.



Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q3239662 Nutrição
Sobre doenças nutricionais em saúde pública, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3226906 Nutrição
O acompanhamento do estado nutricional de crianças e adolescentes é fundamental tanto para o diagnóstico como para a prevenção do sobrepeso e da obesidade. Sobre esse assunto, analisar os itens.

I. A intervenção na alimentação tem como objetivo fomentar uma alimentação mais saudável, estimulando o comer prazeroso, saudável e nutricionalmente equilibrado.
II. É indicado que se reduza o consumo de alimentos ultraprocessados e se aumente o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Essa ação naturalmente já auxilia na redução do risco de desenvolver comorbidades.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3222491 Nutrição
      A nova definição de obesidade como uma doença crônica e sistêmica, publicada em janeiro de 2025, representa um marco na ciência e na saúde pública, promovendo avanços em diagnósticos mais precisos, tratamentos baseados em evidências e no combate ao estigma associado à condição. Desenvolvida por um grupo de 58 especialistas internacionais, incluindo profissionais de saúde e indivíduos com experiência vivida na obesidade, essa nova abordagem reflete a complexidade multifatorial da condição, rompendo com o reducionismo do índice de massa corporal (IMC) como único critério de avaliação. Novas ferramentas de diagnóstico foram incorporadas.       [...]
Disponível em: https://www.crn3.org.br/noticia/nova-classificacao-da-obesidade-combate-estigmas-e-promoveavancos-em-diagnosticos-e-politicas-publicas. Acesso em: 03 fev. 2025.

Entre os principais avanços da nova classificação estão:

I - A distinção entre obesidade clínica, que afeta indiretamente órgãos e funções corporais, e obesidade pré-clínica, que identifica riscos elevados antes do comprometimento da saúde.
II - Critérios mais precisos: novas ferramentas de diagnóstico incorporam medidas como circunferência da cintura, razão cintura-altura e avaliações funcionais, aumentando as limitações do IMC para uso individual.
III - Tratamento inclusivo: direcionado à melhora das manifestações clínicas e prevenção de complicações, com recomendações baseadas em evidências.

É CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3221146 Nutrição

Acerca da nutrição clínica no tratamento da obesidade, analise as afirmativas:


I - A restrição calórica moderada associada a mudanças no estilo de vida é a estratégia mais eficaz no tratamento a longo prazo.


II - O consumo de fibras e proteínas pode auxiliar no controle da saciedade, favorecendo a adesão ao plano alimentar.


III - A prescrição de dietas altamente restritivas é a melhor abordagem para promover a perda de peso rápida e sustentada.


IV - O acompanhamento nutricional individualizado deve considerar fatores metabólicos, comportamentais e ambientais. Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Q3214784 Nutrição
O panorama mundial e brasileiro de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo-se, nesse cenário a obesidade, tem se revelado como um novo desafio para a saúde pública. Nesse contexto, o documento Cadernos de Atenção Básica – Estratégias para o Cuidado da pessoa com doença crônica – Obesidade (Ministério da Saúde, 2014) afirma corretamente, que
Alternativas
Q3208467 Nutrição
Uma adolescente de 13 anos apresenta um escore-z de +2,8 para IMC e um percentil de 99. Ela relata ter tido ganho de peso rápido nos últimos meses, além de apresentar acantose nigricans nas regiões de dobras corporais. De acordo com a classificação do estado nutricional de adolescentes, o diagnóstico nutricional dessa paciente é:
Alternativas
Q3185156 Nutrição
A obesidade entre crianças e adolescentes é o resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais/comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos – familiar, comunitário, escolar, social e político. Por ser multifatorial, trata-se de uma condição de difícil compreensão e desafiadora para intervenção, pois exige ações integradas em diversos setores, além da saúde. Intervenções realizadas no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) permitem integrar diferentes serviços de saúde para prevenção, cuidado e tratamento da obesidade infantil junto à comunidade local. São consideradas estratégias para prevenção e atenção à obesidade infantil na APS, EXCETO:
Alternativas
Q3172948 Nutrição
Um paciente com índice de massa corporal (IMC) de 32 kg/m² apresenta obesidade e requer uma dieta hipocalórica. Sabendo que seu gasto energético total (GET) foi estimado em 2.500 kcal/dia, qual seria a recomendação calórica aproximada para promover perda de peso saudável?
Alternativas
Q3165143 Nutrição

A anorexia consiste em um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza. São características da anorexia:



I.Restrição alimentar.


II.Medo intenso de engordar.


III.Perturbação na percepção do próprio peso ou forma do corpo.



É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Q3165136 Nutrição

A Bulimia é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios para evitar o ganho de peso. Dentre os comportamentos compensatórios inapropriados recorrentes a fim de impedir o ganho de peso, estão:



I.Vômitos autoinduzidos.


II.Uso indevido de laxantes, diuréticos ou outros medicamentos.


III.Jejum ou exercício em excesso.



É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: A
6: D
7: B
8: D
9: B
10: C
11: B
12: D
13: C
14: C
15: C
16: D
17: C
18: C
19: D
20: C