Questões de Nutrição - Análise de Exames Laboratoriais para Concurso

Foram encontradas 13 questões

Q2270309 Nutrição
Caso Clínico. Paciente PLG, 58 anos, sexo masculino, negro, divorciado, aposentado. Portador de hipertensão arterial (HA) há 12 anos (em uso de drogas hipotensoras), diabetes mellitus (DM) tipo 2 há 5 anos (bom controle glicêmico hemoglobina glicada - 5,4% em uso de antidiabético oral) e doença renal crônica (DRC) há 3 anos. Edema de membros inferiores (+/4+), diurese preservada, pressão arterial (PA) 135x85 mmHg. Taxa de Filtração Glomerular (TFG) (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration/ CKD EPI): 34mL/ min/1,73m². Antropometria: Peso Atual 88kg; Estatura 167cm. Neste contexto, analise as afirmativas:

I - A HA e o DM representam juntos 60-70% das causas da DRC, que é considerada um problema mundial de saúde pública. Na população geral a obesidade relaciona-se a maior morbimortalidade e na população com DRC (em todos os estágios da doença) os estudos indicam a obesidade como um fator protetor na sobrevida.
II - Considerando o estadiamento da DRC, de acordo com a TFG e a albuminúria, o paciente PLG, encontra-se no Estágio 3b da doença. Neste estágio a recomendação de energia é de 25-35 kcal/kg/dia para pacientes metabolicamente estáveis (Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal, 2021).
III - A ingestão alimentar de potássio (K), de forma prudente, deve ser ajustada para manter os níveis séricos dentro da normalidade. Assim, a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal, 2021, sugere para este estágio da DRC uma ingestão de 2000 mg K por dia, além de evitar alimentos ultraprocessados que normalmente contém aditivos de K.
IV - A Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal, 2021, recomenda para o diagnóstico de obesidade, o excesso de gordura abdominal como o indicador mais importante.
V - Nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2020, para os hipertensos com DRC, o objetivo do tratamento é alcançar a PA < 130/80 mmHg, mas sempre com monitorização de eventos adversos.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta, considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Nutricionista |
Q2266657 Nutrição
Os exames laboratoriais integram a rotina das consultas, trazendo informações fundamentais para a avaliação do estado nutricional e para o ajuste dietoterápico, uma vez que complementam a anamnese, a antropometria e o exame clínico-nutricional.

Quanto aos exames laboratoriais, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2068014 Nutrição
A queda na concentração das proteínas plasmáticas indica diminuição da biossíntese hepática em virtude do limitado suprimento de substrato energético e proteico, comumente associado à desnutrição. Entretanto, vários fatores, além dos nutricionais, podem modificar a concentração dessas proteínas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A albumina, por ser uma proteína de fase aguda positiva, encontra-se aumentada na presença de inflamação e infecção. ( ) A transferrina encontra-se diminuída na carência de ferro, na gravidez e nos sangramentos crônicos. ( ) A pré- albumina e a proteína transportadora do retinol estão elevadas na insuficiência renal e reduzidas nas doenças hepáticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2067328 Nutrição
Os exames laboratoriais também são utilizados na avaliação do estado nutricional dos pacientes. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1977930 Nutrição
Na avaliação do estado nutricional dos pacientes, utilizam-se, entre outras ferramentas, exames laboratoriais. Em relação a esse assunto, julgue o item.

Quando há presença de inflamação aguda, infecções, neoplasias metastáticas e linfomas, a ferritina pode estar elevada em condições que não refletem as reservas de ferro. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: C