Questões de Concurso
Comentadas sobre aditivos e coadjuvantes tecnológicos em nutrição
Foram encontradas 88 questões
I – A eficiência da emulsificação em alimentos líquidos, como maioneses e cremes, depende diretamente da escolha correta dos emulsificantes e das condições de processamento, como a velocidade de agitação e a temperatura, que influenciam na estabilidade e textura do produto acabado.
PORQUE
II – A formação de emulsões estáveis em sistemas alimentares é garantida pela adequada dispersão das fases imiscíveis e pela criação de uma interface de alta energia entre essas fases, que é mantida pela ação dos emulsificantes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
I – O controle da temperatura durante a carbonatação é fundamental para garantir a dissolução eficiente de dióxido de carbono (CO₂) na bebida, o que resulta em uma bebida com a quantidade desejada de gás e uma textura adequada.
PORQUE
II – A solubilidade do dióxido de carbono (CO₂) em líquidos aumenta com o aumento da temperatura, facilitando assim a dissolução do gás na bebida durante o processo de carbonatação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Coluna 1
1. Gordura hidrogenada.
2. Corantes artificiais.
3. Açúcar refinado.
4. Amido modificado.
Coluna 2
( ) Altera a textura e estabilidade do produto.
( ) Aumenta o teor de calorias vazias.
( ) Confere aparência visual atraente.
( ) Aumenta o tempo de prateleira.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme estabelecido no Decreto Lei nº 986, de 21 de outubro de1969, o emprego de aditivo intencional, só será permitido quando:
I.Previamente aprovado pela Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos.
II.Induzir o consumidor a erro ou confusão.
III.Utilizado no limite permitido.
É CORRETO o que se afirma em:
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
O Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, dispõe sobre normas básicas para alimentos no Brasil. Esse decreto-lei tem como finalidade estabelecer uma regulamentação em todo território nacional quanto a defesa e a proteção da saúde individual ou coletiva, no tocante a alimentos, desde a sua obtenção até o seu consumo.
No que se refere ao Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, julgue o item abaixo:
O emprego de aditivo nos alimentos, de forma intencional, é permitido somente quando: comprovada a sua toxicidade, previamente aprovado pela Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, induzir o consumidor a erro ou confusão e utilizado no limite permitido.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
O Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, dispõe sobre normas básicas para alimentos no Brasil. Esse decreto-lei tem como finalidade estabelecer uma regulamentação em todo território nacional quanto a defesa e a proteção da saúde individual ou coletiva, no tocante a alimentos, desde a sua obtenção até o seu consumo.
No que se refere ao Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, julgue o item abaixo:
Por motivos de ordem tecnológica e outros julgados procedentes, mediante prévia autorização do órgão competente, será permitido expor à venda alimento adicionado de aditivo não previsto no padrão de identidade e qualidade do alimento, por prazo não excedente de 3 anos.
Aditivo alimentar é todo ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.
Quanto à permissão para o uso de aditivos alimentares, assinale a alternativa CORRETA.
(1)Espessantes.
(2)Estabilizantes.
(3)Antioxidantes.
( ) Substâncias que retardam ou impedem a deterioração dos alimentos pelo processos oxidativos, evitando a rancificação.
( ) Substâncias que aumentam a viscosidade de soluções, emulsões e suspensões, também são capazes de aumentar a consistência dos alimentos.
( ) Substâncias que favorecem e mantém as características físicas de emulsões e suspensões.
( ) Visam prevenir a separação de fases, garantindo uma aparência homogênea.
“Ingredientes: leite integral e _____ citrato de sódio, trifosfato de sódio, monofosfato monossódico e difosfato dissódico.”
Estas informações fazem parte de um rótulo de leite integral UHT. Considerando os aditivos presentes e sua função no produto, a lacuna seria corretamente preenchida pela palavra
O dióxido de titânio é um aditivo classificado, de acordo com sua função, como
I. Aditivo intencional é toda substância ou mistura de substâncias, dotada, ou não, de valor nutritivo, ajuntada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral, ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento.
II. Aditivo incidental é toda substância residual ou migrada presente no alimento em decorrência dos tratamentos prévios a que tenham sido submetidos a matéria-prima aumentar e o alimento in natura e do contato do alimento com os artigos e utensílios empregados nas suas diversas fases de fabrico, manipulação, embalagem, transporte ou venda.
Marque a alternativa CORRETA:
Julgue o item subsequente.
Um aditivo incidental é uma substância residual ou
migrada presente no alimento em decorrência dos
tratamentos prévios a que tenham sido submetidos a
matéria-prima.
Julgue o item subsequente.
Um aditivo intencional é uma substância ou uma mistura
de substâncias, dotadas, ou não, de valor nutritivo,
ajuntada ao alimento com a finalidade de impedir
alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor
e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral, ou
exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia
de fabricação do alimento.