Questões de Concurso Sobre intoxicações exógenas em medicina

Foram encontradas 608 questões

Q272708 Medicina
Homem de 40 anos, em acompanhamento psiquiátrico irregular e passado de ideação suicida, é trazido por familiares ao pronto-socorro de um hospital escola por estar nas últimas 12 horas agitado, com turvação visual, boca seca e dificuldade para urinar. Ao exame físico observa-se um paciente hiperativo, confuso, com pele quente e avermelhada, midríase bilateral com mínima resposta à luz e bexigoma. O pulso é de 150 bpm e a pressão arterial 160 × 100 mmHg. Hemograma, glicemia, creatinina e eletrólitos são normais. O ECG mostra taquicardia supraventricular com alargamento do complexo QRS. Foi feita a hipótese de intoxicação exógena e a equipe de acadêmicos de medicina e preceptores fez os comentários abaixo.

I. Trata-se provavelmente de intoxicação por antidepressivo tricíclico.

II. A principal conduta é diálise e fisostigmina.

III. Deve-se administrar bicarbonato de sódio e manter pH sérico entre 7,50 e 7,55.

IV. Carvão ativado é útil até 12 horas da ingestão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Q272703 Medicina
Uma mulher de 22 anos é trazida ao pronto-socorro por ingestão de 10 g de acetaminofem há 3h. Está desperta com sonolência leve, com saturação de O2 = 94% em ar ambiente. Recomenda-se iniciar

Alternativas
Q272702 Medicina
Na sala de emergência, diante do diagnóstico de bradicardia sinusal não explicada, o médico deve levar em consideração a possibilidade de intoxicação por um dos agentes abaixo, EXCETO:

Alternativas
Q262384 Medicina
Uma paciente chegou ao pronto-socorro com o diagnóstico de intoxicação por ingestão excessiva de amitriptilina há seis horas. Ela apresentou episódios de taquicardia ventricular não sustentada e sem instabilidade hemodinâmica. Nesse quadro clínico, a conduta mais apropriada a ser tomada será

Alternativas
Q242031 Medicina
Considerando que, nos pacientes com manifestações clínicas de
intoxicação exógena, após avaliação e estabilização iniciais,
devem-se procurar manifestações clínicas que identifiquem
síndromes associadas a agentes tóxicos específicos, reduzindo-se,
assim, as potenciais etiologias envolvidas, julgue os itens seguintes.

Confusão mental, agitação, coma, pupilas midriáticas, hipertermia, taquicardia, hipertensão seguida de hipotensão, hipopneia, convulsões, mioclonia e alterações eletrocardiográficas — alargamento do complexo QRS, arritmias ventriculares e bloqueio atrioventricular — sugerem síndrome associada a intoxicação por antidepressivos tricíclicos, como, por exemplo, a imipramina e a amitriptilina.
Alternativas
Q242030 Medicina
Considerando que, nos pacientes com manifestações clínicas de
intoxicação exógena, após avaliação e estabilização iniciais,
devem-se procurar manifestações clínicas que identifiquem
síndromes associadas a agentes tóxicos específicos, reduzindo-se,
assim, as potenciais etiologias envolvidas, julgue os itens seguintes.

Manifestações de depressão do sistema nervoso central, confusão mental, estupor, coma, geralmente com pupilas mióticas, hipotermia, bradicardia, hipopneia, bradipneia, hipotensão e hiporreflexia são manifestações clínicas que caracterizam uma síndrome decorrente da intoxicação por cocaína ou anfetaminas, por exemplo.
Alternativas
Q232391 Medicina
Um homem de 24 anos, em tratamento de depressão há 3 meses com medicações não referidas pelos familiares, é levado ao pronto-socorro com queixa de cólicas abdominais e vômitos, seguidos por convulsão generalizada há 1 hora. Está torporoso, hemodinamicamente estável, taquicárdico, com sudorese e sialorreia intensas, roncos pulmonares difusos, abdome flácido com ruídos hidroaéreos aumentados, fasciculações na musculatura dos membros e com miose bilateral. Trata-se mais provavelmente de intoxicação por
Alternativas
Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: AL-AM
Q1224146 Medicina
Um paciente, vítima de intoxicação exógena, apresenta ao exame físico pressão arterial de 140x90 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, pupilas dilatadas, pele seca e sinais de retenção urinária.  Assinale a medicação ou grupo de substâncias mais provavelmente responsável pelos achados clínicos.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254157 Medicina
A respeito do dicromato de potássio, analise as afirmativas a seguir.

I. Irritabilidade das vias aéreas, insuficiência respiratória, tosse e laringite são sinais e sintomas resultantes da inalação de dicromato de potássio.

II. Ingestão de dicromato de potássio causa gastroenterite, diarreia, tonteira, febre e nefrite hemorrágica.

III. O manuseio do dicromato de potássio sólido ou líquido deve ser feito por meio de uso de máscara, luvas e roupas adequadas.

IV. Sendo solúvel em água, a solução aquosa de dicromato de potássio pode ser descartada em esgoto público em função de sua baixa toxicidade.

Assinale:

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254147 Medicina
Em relação ao envolvimento de fármacos e outros compostos químicos como causa de intoxicação, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254146 Medicina
O monóxido de carbono (CO) é um dos gases mais tóxicos e tem sido motivo de preocupação em função de sua potencialidade de provocar intoxicações de origem doméstica e ocupacional.

Com relação à intoxicação pelo CO, analise as afirmativas a seguir.

I. O CO é um gás incolor, inodoro, pouco solúvel em água e de peso específico menor que o do ar.

II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 250 vezes maior do que a do oxigênio.

III. O método de análise do CO ligado a hemoglobina (COHb) se baseia na hemólise do sangue e na redução da oxihemoglobina

IV. Concentrações tóxicas e letais de COHb no sangue são aproximadamente de 20 e 40%, respectivamente.

Assinale:

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254141 Medicina
Compostos voláteis são frequentemente causa de mortes ou de intoxicações de alta gravidade.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254129 Medicina
Em relação à intoxicação causada por agentes tóxicos irritantes, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254128 Medicina
Em toxicologia, o processo de metabolização (ou biotransformação) assume importância especial.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254123 Medicina
Em relação à toxicologia e a agentes externos, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254108 Medicina
Em relação à intoxicação pela soda cáustica, pelos hipocloritos e pelos removedores, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2011 - PC-RJ - Perito Legista - Toxicologia |
Q254097 Medicina
A respeito dos efeitos do uso da cocaína, analise as afirmativas a seguir.

I. O efeito excitante do sistema nervoso central provocado pela cocaína resulta de sua interação direta com receptores noradrenérgicos.

II. A absorção sistêmica da cocaína aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca.

III. A aspiração nasal de cocaína aumenta a circulação de sangue na mucosa nasal.

IV. A cocaína aumenta a atividade do sistema nervoso simpático e melhora os sintomas da depressão.

Assinale:

Alternativas
Q205874 Medicina
A sociedade brasileira vem sofrendo com o crescente consumo de
substâncias tóxicas, tais como os entorpecentes e o álcool etílico,
que afetam a capacidade de discernimento e a habilidade
psicomotora dos que estão sob seus efeitos. Para combater o
crescente índice relativo ao número de mortes e de pessoas com
sequelas decorrentes de acidentes relacionados ao uso dessas
substâncias, o governo federal vem promulgando leis mais severas,
especialmente visando os que dirigem veículos sob os efeitos dessas
substâncias. Tendo como referência as informações apresentadas,
julgue os itens seguintes, referentes a toxicologia forense.

Caso o resultado de exame toxicológico de um condutor de veículo apresente-se positivo para tetra-hidrocanabinol e(ou) benzoilecgonina, esse condutor, sob efeito de substâncias precursoras metabólicas dessas substâncias, terá cometido infração gravíssima.
Alternativas
Q205872 Medicina
A sociedade brasileira vem sofrendo com o crescente consumo de
substâncias tóxicas, tais como os entorpecentes e o álcool etílico,
que afetam a capacidade de discernimento e a habilidade
psicomotora dos que estão sob seus efeitos. Para combater o
crescente índice relativo ao número de mortes e de pessoas com
sequelas decorrentes de acidentes relacionados ao uso dessas
substâncias, o governo federal vem promulgando leis mais severas,
especialmente visando os que dirigem veículos sob os efeitos dessas
substâncias. Tendo como referência as informações apresentadas,
julgue os itens seguintes, referentes a toxicologia forense.

O consumo de cola de sapateiro, termo que generaliza os tipos de solventes orgânicos inalados com o objetivo de entorpecimento, tais como o xileno e o tolueno, agrava-se entre os menores de rua e constitui importante causa de vitimização por atropelamento entre os usuários.
Alternativas
Q196593 Medicina
Distonia, acatisia e parkinsonismo são alterações caracteristicamente encontradas nas intoxicações por
Alternativas
Respostas
561: D
562: A
563: C
564: D
565: C
566: E
567: E
568: B
569: A
570: D
571: A
572: E
573: A
574: B
575: C
576: C
577: B
578: C
579: C
580: E