O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

Questões de História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil para Concurso

Foram encontradas 186 questões

Q1821036 História
Leia o trecho a seguir:
A primeira tentativa de dividir e organizar o território brasileiro foi realizada pelo sistema de Capitanias Hereditárias. Estas eram ocupadas e cedidas para colonos que teriam a responsabilidade de desenvolver a capitania, o direito sobre o lote de terra era realizado a partir do(a) ___________________________, e os direitos do donatário eram fixados no chamado(a) ___________________________.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
Alternativas
Q1815806 História
No início da década de 1530, a Coroa Portuguesa determinou instituir o controle de fato do Brasil colônia, em decorrência das ameaças de ocupação do território por outros povos como os franceses. Por ordem do rei português D. João III, foi criado o governo-geral, nomeando como o seu primeiro governador:
Alternativas
Q1813432 História
“O descobrimento do Brasil é comemorado em 22 de abril; porém, esta data não é um feriado nacional. Ela marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez no ano de 1500. O Brasil foi descoberto, acidentalmente, pela frota do navegador português Pedro Álvares Cabral. Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota e foi ele quem escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel I, contando à Corte Portuguesa as belezas das terras ______________; o nome que inicialmente deram ao país.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1781119 História
A partir da chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI, foram elaborados relatos a respeito da natureza e dos naturais desse território. Religiosos, soldados, comandantes, corsários e curiosos elaboraram narrativas em que a natureza passou a ser caracterizada como edênica e a humanidade gerava desconfiança. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As fantasias sobre os nativos aproximaram a região de um antiparaíso, visto que a humanidade que praticava o canibalismo, a feitiçaria e agia com lascívia deveria ser condenada. ( ) Na década de 1570, foram elaboradas obras que visavam a animar a imigração e o investimento de portugueses em sua colônia americana, de forma semelhante ao que os ingleses haviam feito na Virgínia. ( ) As narrativas se caracterizavam dela descrição da natureza paradisíaca e de selvagens estranhos em seus costumes, visto que habitavam aldeias repletas de gente e dormiam todos juntos, sem que existissem regras.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1766146 História

Os Jesuítas


Os jesuítas atuaram intensamente na educação dos indígenas e dos habitantes em geral da colônia. Em suas escolas ensinavam a língua portuguesa e a cultura católica, contribuindo assim para o enfraquecimento das tradições originárias. Colégios foram fundados em Pernambuco, São Vicente, Ilhéus, Rio de Janeiro e Porto Seguro. A atuação dos jesuítas estendeu-se ainda por outras regiões como o Maranhão, onde lutaram intensamente contra a escravidão dos indígenas. Acabaram banidos de lá em 1684, quando ocorreu a ...

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: E
5: A