O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de História - História Geral para Concurso

Foram encontradas 3.280 questões

Q1822726 História
“Enquanto os elementos de novidade, começo e violência, todos intimamente associados ao nosso conceito de revolução, estão claramente ausentes do significado original da palavra, bem como do seu primeiro emprego metafórico na linguagem política, existe uma outra conotação do termo astronômico que já mencionei brevemente, e que ainda permanece muito forte em nosso próprio uso da palavra. Refiro-me à noção de irresistibilidade, o fato de que o movimento giratório das estrelas segue uma trajetória predeterminada, e é independente de qualquer influência do poder humano. Sabemos, ou acreditamos saber, a data exata em que a palavra revolução foi usada pela primeira vez com uma ênfase exclusiva na irresistibilidade [...]. A data foi a noite do 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luís XVI recebeu do duque de La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha, da libertação de uns poucos prisioneiros e da defecção das tropas reais frente a um ataque popular. O famoso diálogo que se travou entre o rei e seu mensageiro é muito lacônico e revelador. O rei, segundo consta, exclamou: [é uma revolta?]; e Liancourt corrigiu-o: [ Não, senhor, é uma revolução].” ARENDT, Hannah. Da Revolução. São Paulo: Ática; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1988, pp. 38-9.
Entre os significados comumente atribuídos ao conceito de revolução como novidade, começo e violência, e a noção de irresistibilidade conforme apresentado por Hannah Arendt, podemos entender como correta:
Alternativas
Q1822725 História
Com relação aos eventos que compõem a segunda grande guerra, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1822720 História
Leia o excerto: “[...] onde quer que houvesse gregos, aí estava a Grécia.” (FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma.2.ed. São Paulo: Contexto, 2002. P. 9).
Sobre a Grécia antiga é correto afirmar:
Alternativas
Q1822718 História
“Existe um tipo de experiência vital — experiência de tempo e espaço, de si mesmo e dos outros, das possibilidades e perigos da vida — que é compartilhada por homens e mulheres em todo o mundo, hoje. [...] é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor — mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos.” BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Cia das Letras, 1986, p. 15.
Marshal Berman refere-se neste extrato ao conceito:
Alternativas
Q1822715 História
"Guerra improvável, paz impossível." Esta frase de Raymond Aron ilustra as relações americano- soviéticas de 1945 a 1989, sobre este período é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: C
5: A