O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Acaba em 2 dias

Planos até 50% OFF. Estude com a plataforma que mais aprova no Brasil. 😊

SAIBA MAIS

Questões de História - Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura para Concurso

Foram encontradas 290 questões

Q1652111 História
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a História das Mentalidades.
( ) Trata-se de uma modalidade historiográfica que privilegia a análise de temas econômicos e a atuação dos grupos sociais que controlam a economia do seu tempo. ( ) Para Max Weber trata-se da forma de traduzir a circularidade de cultura, que permite a socialização dos indivíduos e a identificação das características comuns de um grupo específico. ( ) Para Chartier é uma história do sistema de crenças, de valores e de representações próprios a uma época ou grupo. ( ) Segundo Duby, a designação ajustava-se à necessidade de explicar o que de mais profundo persiste e dá sentido à vida material das sociedades. ( ) Le Goff afirma que o nível da história das mentalidades é o que escapa aos sujeitos particulares da história, porque revelador do conteúdo impessoal do seu pensamento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1652110 História
Analise as afirmativas abaixo.
1. A Escola dos Annales é uma vertente historiográfica do século XX que se constituiu em torno do periódico francês Annales d’histoire économique et sociale. 2. A escola foi fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch, em 1929, com a proposta de ir além da visão positivista da história como crônica de acontecimentos. 3. Os idealizadores da escola pretendiam substituir os processos históricos de longa duração pelo tempo breve da história dos acontecimentos do tempo presente. 4. Fernand Braudel foi um dos personagens mais relevantes da segunda geração da Escola dos Annales, especialmente por seu livro O Mediterrâneo. 5. Uma inovação relevante presente nos escritos dos seguidores dessa escola foi a incorporação de métodos das Ciências Sociais à História.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1652109 História
. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a obra historiográfica de Eric John Ernest Hobsbawn.
( ) Nasceu em Alexandria, mas é mundialmente conhecido como um historiador britânico e marxista. ( ) Sua obra histórica privilegiou o estudo da construção das tradições no contexto do Estado-nação. ( ) Nos escritos Nações e Nacionalismos e A Invenção da Tradição tratou também da história das ideologias políticas e sociais. ( ) Considerava que, muitas vezes, as tradições são inventadas por elites nacionais para justificar a existência e importância de suas respectivas nações. ( ) Nos seus livros A era das Revoluções e Riqueza das Nações tratou com destaque das classes dominantes como promotoras do crescimento econômico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1652107 História
Sobre a História Oral é correto afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1652106 História
Leia com atenção o texto a seguir.
A................................... é um gênero historiográfico surgido na Itália e que envolve uma proposta de análise histórica centrada numa delimitação temática extremamente específica por parte do historiador, tanto em termos de espaço como de tempo. Sugere-se uma escala de observação reduzida e a análise deve ser desenvolvida a partir de uma exploração exaustiva das fontes, envolvendo a descrição etnográfica e buscando uma narrativa histórica com cuidados literários, mas profundamente enraizada nas fontes. Contempla temáticas ligadas ao cotidiano das comunidades. Entre os principais representantes dessa corrente destacam-se Carlo Ginzburg e ................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: A