Questões de Fisioterapia - Fisioterapia em Pacientes de UTI para Concurso

Foram encontradas 190 questões

Q2451061 Fisioterapia
Em uma UTI, o fisioterapeuta, analisando a mecânica ventilatória de um paciente intubado, notou a presença de auto-PEEP, que ocorre quando: 
Alternativas
Q2433487 Fisioterapia

De acordo com a Resolução nº 509, de 25 de julho de 2019, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), reconhece-se a atuação do fisioterapeuta na assistência à saúde nas unidades de Urgência e Emergência. Nesse contexto, essa resolve que o profissional deve ser capacitado em:

Alternativas
Q2404231 Fisioterapia

Imagem associada para resolução da questão


A fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMAUTI) é o mais comum comprometimento neuromuscular em pacientes críticos. O diagnóstico da FMAUTI é clínico, baseado na avaliação da força muscular global e também no reconhecimento de dependência da ventilação mecânica por fraqueza muscular respiratória. A FMAUTI pode ser causada por uma polineuropatia de doença crítica, uma miopatia de doença crítica ou pela atrofia muscular por desuso, isoladamente ou em combinação. O diagnóstico diferencial é necessário para a melhor condução do plano de tratamento, sendo a eletroneuromiografia, um exame gold stardard. De acordo com a associação entre os exames A, B e C e a explicação fisiológica para um paciente com polineuropatia do paciente crítico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2404215 Fisioterapia

Um paciente de 45 anos de idade, intubado há 6 dias por sepse pulmonar, apresentou os critérios elegíveis para o primeiro teste de respiração espontânea, e os parâmetros coletados durante o teste foram: FR = 37 rpm, FC = 141 bpm, SatO2 = 92% e PA = 140 mmHg x 90 mmHg.


De acordo com os resultados obtidos, assinale a alternativa que indica a correta tomada de decisão quanto ao tratamento do paciente.

Alternativas
Q2404173 Fisioterapia

A mobilização precoce no ambiente da unidade de terapia intensiva (UTI) pode ajudar a reduzir os efeitos da imobilidade que, por sua vez, causa várias complicações que influenciam na recuperação de doenças críticas, incluindo atrofia e fraqueza muscular esquelética. Para se realizar uma mobilização precoce segura, devem-se levar em consideração fatores neurológicos, circulatórios e respiratórios do paciente. Considerando a abordagem manual e ativa fisioterapêutica dentro de uma UTI, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: A