O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Questões de Engenharia de Produção - Ergonomia na Engenharia de Produção para Concurso

Foram encontradas 40 questões

Q1847706 Engenharia de Produção
Relacione os fatores associados ao trabalho dos empregadores ao respectivo tipo de ergonomia ao qual se aplica. 1. Ergonomia Física 2. Ergonomia cognitiva 3. Ergonomia Organizacional
( ) concepção do trabalho, horários e a jornada de trabalho ( ) repetitividade, cargas e layout do posto de trabalho ( ) percepção, memória e resposta motoras
Assinale a opção que mostra, segundo a ordem apresentada, a relação correta.
Alternativas
Q1787545 Engenharia de Produção
O estudo sobre a ergonomia preocupa-se prioritariamente como o projeto do trabalho se ajusta ao corpo humano.
Analise as afirmativas abaixo sobre aspectos abordados pela ergonomia:
1. Os aspectos antropométricos estão relacionados com o tamanho, a forma e outras habilidades físicas das pessoas. 2. Os aspectos neurológicos estão relacionados com as capacidades sensoriais das pessoas durante a realização do trabalho. 3. O empowerment está relacionado com o número de tarefas que é alocado no trabalho.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1787519 Engenharia de Produção
De acordo com a Norma Regulamentadora de Ergonomia (NR-17, Anexo II, item 8.4), citada por Iida e Buarque (2016), a análise ergonômica deve contemplar, no mínimo, os seguintes tópicos:
1. Descrição das características dos postos de trabalho. 2. Avaliação da organização do trabalho. 3. Relatório estatístico. 4. Relatórios de avaliação. 5. Registro e análise. 6. Recomendações ergonômicas. 7. Orçamento da análise.
Assinale a alternativa que indica os tópicos que não estão inclusos na referida NR-17.
Alternativas
Q1787514 Engenharia de Produção
Considere as afirmativas abaixo, de acordo com Iida e Buarque (2016):
1. Em geral, não se aceita colocar a eficiência como objetivo principal da ergonomia, porque ela, isoladamente, poderia justificar a adoção de práticas que levem ao aumento dos riscos, além de sacrifício e sofrimento dos trabalhadores. 2. Novos desafios foram postos para a ergonomia com a difusão da informática, quando foram introduzidos postos de trabalho informatizados e máquinas programáveis em todos os setores de atividades humanas. Daí a ergonomia passou a ocupar-se dos aspectos cognitivos do trabalho: percepção, processamento e tomada de decisões. 3. A maior eficiência do sistema produtivo é uma consequência da aplicação dos princípios e métodos da ergonomia. 4. A satisfação é o resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador, produzindo uma sensação de bem-estar e conforto. Os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos nem sempre mais seguros e não necessariamente são mais produtivos que aqueles insatisfeitos, pois podem acomodarem-se. 5. Fatores intangíveis no custo-benefício da ergonomia dizem respeito àqueles que não são quantificáveis em termos monetários. Embora sejam mais difíceis de mensurar e produzam efeitos a médio e longo prazos, estes podem ser mais importantes que os tangíveis. É o que ocorre com o aumento do moral, da motivação e do compromisso com o trabalho e a empresa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1784433 Engenharia de Produção
A seguir são apresentadas diversas técnicas empregadas em Ergonomia e os respectivos objetivos da avaliação.
Qual dos objetivos está incorreto com relação à técnica?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: E