Questões de Concurso Sobre intoxicação e superdosagem em enfermagem

Foram encontradas 138 questões

Q973118 Enfermagem

Com referência às intoxicações agudas, julgue o item que se segue.


As condutas específicas no caso de ingestão de produtos corrosivos são as seguintes: provocar vômito, passar sonda nasogástrica, realizar lavagem gástrica e realizar tentativas de neutralização do agente corrosivo.

Alternativas
Q973117 Enfermagem

Com referência às intoxicações agudas, julgue o item que se segue.


Entre os sinais e sintomas comuns na intoxicação pela ingestão de solventes estão hipersecreção brônquica, broncoespasmo, tosse, insuficiência respiratória, cianose, bradicardia e hipotensão.

Alternativas
Q973116 Enfermagem

Com referência às intoxicações agudas, julgue o item que se segue.


A atropina é o antídoto específico para o tratamento de intoxicações agudas por drogas de abuso.

Alternativas
Q958064 Enfermagem

A intoxicação por carbamato (chumbinho) é uma situação de emergência clínica muito comum nos dias de hoje e está relacionada à alta mortalidade.

Assinale a alternativa que apresenta a correta intervenção de enfermagem específica para esse atendimento.

Alternativas
Q932719 Enfermagem
O uso inadequado dos medicamentos produz sérias consequências na saúde dos indivíduos. Sendo assim, o profissional de saúde deve orientar o paciente com relação à interação medicamentosa. Um exemplo de interação medicamentosa é:
Alternativas
Q2179075 Enfermagem
Paciente refere tremor de repouso, com hipertonia plástica apresentando uma lentificação dos movimentos, sendo identificado com síndrome extrapiramidal devido à intoxicação exógena, provavelmente, por 
Alternativas
Q2058394 Enfermagem
As reações alérgicas são um tipo de resposta imprevisível às medicações. Podem ser de intensidade leve, moderada ou grave. São consideradas reações alérgicas moderadas em resposta à administração de medicamentos, EXCETO:
Alternativas
Q860857 Enfermagem
Qual alternativa a seguir apresenta o conceito de intoxicação.
Alternativas
Q839939 Enfermagem
A intoxicação digitálica é um evento adverso que pode ocorrer nos pacientes medicados diariamente com
Alternativas
Q815816 Enfermagem
São sintomas de intoxicação leve por monóxido de carbono:
Alternativas
Q1627268 Enfermagem
Como possíveis manifestações clínicas que os pacientes podem apresentar nos casos de intoxicação por cocaína:
Alternativas
Q1102664 Enfermagem
As reações anafiláticas são causadas na maioria das vezes por alimentos, picadas de insetos ou contato com outros animais e por drogas (medicações), sendo estas as mais prevalentes. São fatores desencadeantes de reações anafiláticas, EXCETO:
Alternativas
Q907636 Enfermagem
Como é denominada a doença causada pela intoxicação por chumbo?
Alternativas
Q764323 Enfermagem
Uma das etapas do tratamento de overdose a opioides, a American Heart Association, 2015, recomenda a aplicação do medicamento denominado
Alternativas
Q763856 Enfermagem
Assinale a alternativa correta. O chumbo entra no corpo:
Alternativas
Q751519 Enfermagem

Os efeitos adversos da administração parenteral de sulfato de magnésio usualmente são resultantes da intoxicação por magnésio.

Dentre esses efeitos tem-se a(o) 

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Enfermeiro |
Q747565 Enfermagem
Todos os meios de contraste podem causar reações alérgicas, que variam de reações leves (como náuseas e vômitos) a anafilaxia grave (como o choque cardiovascular e depressão do sistema nervoso central que acarretam morte se não tratados). As reações ocorrem rapidamente em minutos após a administração do meio de contraste. Sobre as considerações clínicas quando são utilizados sulfato de bário ou contraste semelhante no trato gastrointestinal, é incorreto afirmar que
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2016 - UFMT - Técnico em Enfermagem |
Q746381 Enfermagem
Sobre interação medicamentosa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) É a interferência de um medicamento na ação, na absorção, no metabolismo ou na excreção de outra substância. ( ) As positivas são aquelas que aumentam o efeito terapêutico e possíveis efeitos tóxicos de um medicamento. ( ) As negativas são aquelas que potencializam os efeitos indesejáveis ou que podem aumentar o risco de reações adversas. ( ) Os tipos mais comuns de interação são droga-droga, droga-alimento, droga-álcool, entre outros. Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q708617 Enfermagem
Uma paciente deu entrada no pronto-socorro com quadro de sonolência, fala arrastada. A família informa que a paciente tem histórico de depressão. Informa também ter encontrado uma caixa de diazepan 10 mg vazia, da qual a paciente ingeriu dez comprimidos. A conduta de enfermagem nessa intoxicação exógena deve ser:
Alternativas
Q704328 Enfermagem
Uma mulher de 22 anos ingeriu grande quantidade de acetaminofeno (APAP), causando intoxicação. O médico da emergência solicita à enfermeira que administre carvão ativado conforme prescrição. Diante da prescrição e da gravidade da situação, a enfermeira realiza o procedimento, ciente de que a finalidade do carvão ativado é:
Alternativas
Respostas
81: E
82: E
83: E
84: C
85: E
86: B
87: C
88: B
89: E
90: D
91: D
92: A
93: A
94: E
95: A
96: E
97: E
98: C
99: C
100: C