Questões de Concurso Sobre choques em enfermagem

Foram encontradas 479 questões

Q1311714 Enfermagem
“É provocado pela perda de grandes volumes de líquidos do corpo. Exemplos: hemorragias, desidratação por diarreia, vômitos intensos ou calor excessivo, perda de plasma causada por queimaduras. Nesta situação, há uma queda importante da pressão arterial causando uma falha no sistema circulatório incapaz de manter a pessoa viva.”
A definição acima refere a qual tipo de choque?
Alternativas
Q1311211 Enfermagem
Ocorre na incapacidade de o coração bombear um volume de sangue suficiente para atender às necessidades metabólicas dos tecidos. (FIOCRUZ, 2003, p. 47) Esta é a definição de:
Alternativas
Q1296144 Enfermagem
O choque hipovolêmico apresenta o seguinte quadro clínico:
Alternativas
Q1293079 Enfermagem
Em pacientes com choque hipovolêmico classe III, estima-se que a quantidade de sangue perdido é de
Alternativas
Q4399912 Enfermagem
Existem vários cuidados diante a detecção e o tratamento ao paciente com risco de choque iminente. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q4393172 Enfermagem
J.M.C., 74 anos, chega ao pronto-atendimento acompanhado de seu filho, após queda de mesmo nível em casa. Durante o exame físico, observou-se que o paciente apresenta-se letárgico, com períodos de confusão mental, taquicárdico, pulso periférico filiforme, com tempo de enchimento capilar < 2 segundos e fratura de fêmur direito. Com base nesse conjunto de sinais e sintomas, pode-se suspeitar que o paciente apresenta um quadro de: 
Alternativas
Q4393171 Enfermagem

O choque consiste numa situação de emergência que leva ao desequilíbrio de oxigenação e perfusão tecidual, com consequente acúmulo de toxinas, podendo causar lesões em diversos órgãos, até a morte. A respeito do assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.



1. Choque anafilático.


2. Choque séptico.


3. Choque cardiogênico.


4. Choque hipovolêmico.  



( ) Pode ocorrer por queimadura ou desidratação, com os seguintes sinais e sintomas: taquicardia, pele fria, pálida e úmida. A administração de cristaloides, coloides ou hemocomponentes possibilita a restauração do volume intravascular.


( ) É caracterizado por um quadro de infecção sistêmica, com evolução para um quadro de hipotensão não responsiva a reposição volêmica, havendo necessidade de drogas vasoativas para manter a PAM ≥ 65 mmHg).


( ) Decorrente do contato de substâncias alergênicas, podendo levar a edema de glote, dificuldade para respirar, prurido e hiperemia, além de edema facial. A administração de adrenalina e suporte de oxigênio auxiliam na melhora do quadro clínico.


( ) Caracterizado por insuficiência ventricular e consequentemente redução do débito, o que gera hipoperfusão tissular. 



Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Q1754847 Enfermagem
Ocorre choque cardiogênico quando a capacidade do coração para se contrair e bombear o sangue encontra-se comprometida, e o suprimento de oxigênio é inadequado para o coração e para os tecidos. (Brunner & Suddarth, 2015) São manifestações clínicas do choque cardiogênico, exceto:
Alternativas
Q1722335 Enfermagem

A classificação do choque hemorrágico é dada pelo quadro a seguir.


Com base na análise deste quadro, responda à próxima questão.


Uma vítima apresentando hemorragia, seja leve ou severa, pode se enquadrar em classificações diferentes do choque hemorrágico, com variação da frequência cardíaca que varia de:
Alternativas
Q1714052 Enfermagem
Para uma reposição volêmica eficaz num paciente adulto que apresenta sinais clássicos de choque, grau III, o ideal é:
Alternativas
Q1653757 Enfermagem
Paciente J.M. de 38 anos deu entrada em uma unidade de pronto atendimento acompanhado da família apresentando sinais de choque anafilático tais como rubor, urticária, edema além de dificuldade respiratória grave e progressiva, hipotensão e alteração de nível de consciência. Seu acompanhante relata a equipe de enfermagem que os sintomas iniciaram após o paciente J.M. ter ingerido camarão mesmo sendo alérgico ao alimento. Diante dos sinais e sintomas apresentados, uma das ações imediatas, que deve ser priorizadas pelo técnico de enfermagem para o cuidado e socorro do paciente é:
Alternativas
Q1649882 Enfermagem
Ocorre choque cardiogênico quando a capacidade do coração para se contrair e bombear o sangue encontra-se comprometida, e o suprimento de oxigênio é inadequado para o coração e para os tecidos. (Brunner & Suddarth, 2015)
Sobre o choque cardiogênico, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2019 - IF-PI - Enfermeiro |
Q1621373 Enfermagem
O choque consiste em um estado de má perfusão tecidual, sendo o tipo hemorrágico o mais comum em vítimas de trauma. Os mecanismos podem envolver volume circulante reduzido, débito cardíaco diminuído e vasodilatação. O diagnóstico é clínico, incluindo mensuração dos sinais vitais. Sobre o choque hipovolêmico, analise os itens abaixo:
BRANDÃO, P. F; MACEDO, P. H.A.P; RAMOS, F.S. Choque hemorrágico e trauma: breve revisão e recomendações para manejo do sangramento e da coagulopatia. RMMG, v.24, sup.4.
I - São sinais de choque hipovolêmico pele pálida, fria ou úmida, respiração rápida e superficial, taquicardia, débito urinário reduzido ou ausente, confusão mental, fraqueza, pulso fraco, lábios e unhas cianóticas, tontura e perda de consciência. II - Os resultados do tratamento do choque são melhores quando se utilizam protocolos de tratamento com metas preestabelecidas, sobretudo de restauração ou manutenção de pressão arterial média, débito urinário e saturação venosa central de oxigênio adequada III - No choque hipovolêmico, a pressão arterial diminui para poder compensar a perda sanguínea. IV - A administração de hemoderivados/ hemocomponentes, no choque hipovolêmico, tem como única finalidade aumentar o débito cardíaco. V - No choque hipovolêmico, o débito cardíaco apresenta-se parcialmente compensado por meio da diminuição da frequência cardíaca e do aumento da contratilidade miocárdica.
A alternativa em que os itens estão corretos é:
Alternativas
Q1620773 Enfermagem
Em relação aos sinais de choque, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1613230 Enfermagem
O choque circulatório é uma síndrome caracterizada por uma inadequada perfusão tecidual sistêmica, e se não diagnosticado e manejado precocemente, pode levar à falência múltipla de órgãos e a altos índices de mortalidade. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao choque circulatório:
Alternativas
Q1613156 Enfermagem
O choque é um denominador comum em ampla variedade de processos patológicos, apresentando-se como ameaça imediata à vida. É a perfusão tecidual inadequada, a qual decorre da falência de um ou mais dos seguintes itens: coração, volume sanguíneo, vasos de resistência arterial e capacidade dos leitos venosos. Qualquer condição que possa afetar significativamente qualquer um dos referidos itens pode precipitar um estado de choque. Sobre o choque, analisar os itens abaixo:
I. A posição de Trendelenburg não é mais recomendada devido ao potencial de comprometimento respiratório decorrente da pressão sobre os órgãos abdominais. II. O reconhecimento rápido e a intervenção imediata são essenciais para aumentar a possibilidade de sobrevida, pois espiral descendente de respostas fisiológicas irá correr, caso o choque não seja tratado. III. O paciente em choque séptico deve ser mantido aquecido, porque a hipotermia diminui os efeitos metabólicos celulares do choque. IV. Na ressuscitação hídrica, o ringer-lactato constitui o líquido de escolha inicial.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1612129 Enfermagem
Para que se possa fazer o controle do Choque Hipovolêmico, há necessidade de se conhecer os sinais e sintomas. Nesse sentido, é correto afirmar que são alguns dos sinais e sintomas de Choque Hipovolêmico
Alternativas
Q1609493 Enfermagem
Dentre os sinais clínicos de choque, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1357549 Enfermagem
O paciente é posicionado em decúbito dorsal, com o corpo em um plano inclinado, de forma que a cabeça fique mais baixa em relação ao corpo. É indicado para cirurgias da região pélvica e tratamento de choque hipovolêmico. A qual posição refere-se o enunciado?
Alternativas
Q1315779 Enfermagem
Em quadros clínicos típicos, o paciente encontra-se com palidez cutaneomucosa, sudorese fria e confuso. À monitorização observa-se diminuição da saturação o que impõe ofertar O2 através de catéteres ou máscara. Hipotensão associada à taquicardia, taquipneia, diminuição do débito urinário, febre alta associada à infecção e rebaixamento do nível de consciência são os sintomas mais evidentes desse quadro clínico. O quadro clínico descrito é:
Alternativas
Respostas
281: A
282: A
283: B
284: C
285: C
286: C
287: E
288: E
289: D
290: A
291: D
292: A
293: C
294: B
295: D
296: D
297: A
298: C
299: B
300: D