Questões de Concurso Sobre inclusão e diversidade nas aulas de educação física em educação física

Foram encontradas 474 questões

Q3098422 Educação Física
Os diferentes significados atribuídos às artes marciais e às lutas têm possibilitado a sua circulação e a apropriação por várias esferas da sociedade. Atualmente, essas práticas são consideradas atividades de lazer, defesa pessoal, prática esportiva, entre outras. No contexto acadêmico, especialmente na Educação Física, são entendidas tanto como uma atividade milenar, atrelada a orientações filosóficas e religiosas, quanto como práticas apropriadas a diferentes ambientes. Com base nas informações apresentadas, analise as assertivas a seguir:

I- As artes marciais e as lutas devem ser reconhecidas como práticas que vão além da atividade física, englobando aspectos culturais, sociais e filosóficos.
II- Os estudos sugerem que essas práticas podem ser nomeadas como artes marciais, lutas e modalidades esportivas de combate.
III- A variedade de significados das artes marciais e lutas evidencia a necessidade de uma reflexão crítica sobre essas práticas, evitando definições rígidas e unidimensionais.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3098421 Educação Física
As atividades rítmicas são importantes formas de expressão corporal que envolvem comunicação e expressão por meio de sons e gestos. Sobre essa temática, leia as afirmativas a seguir:

I- As atividades rítmicas incluem danças, músicas e brincadeiras cantadas, contribuindo para a comunicação não verbal.
II- As atividades rítmicas não têm relação com a formação de códigos corporais, pois são apenas formas de entretenimento.
III- A atividade rítmica é uma forma de expressão corporal que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3098420 Educação Física
O ritmo desempenha um papel significativo no desenvolvimento humano, especialmente nas atividades corporais e artísticas, o que pode influenciar o aprendizado e a adesão ao exercício físico. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I- O ritmo está presente em todas as atividades corporais, incluindo funções involuntárias, como a respiratória e digestiva, além de atividades cotidianas, como escrever e escovar os dentes.
II- As manifestações rítmicas e expressivas promovem um aprendizado mais afetivo e criativo, sendo fundamentais para a expressão individual e coletiva.
III- O ritmo e a música são considerados elementos que se inter-relacionam, contribuindo para a coordenação motora e o desenvolvimento humano.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3085043 Educação Física
Os processos de exclusão em uma turma masculina de Educação Física escolar do Ensino Fundamental perpassam um conjunto de situações, tais como:

I. Avaliação de aspectos físicos e motores para a prática esportiva, já que meninas geralmente apresentam desempenho inferior, por questões biológicas.
II. Falta de informação dos alunos sobre questões de igualdade de gênero e perpetuação de estereótipos no esporte.
III. Competitividade exacerbada, característica central do modelo hegemônico de masculinidade, construída culturalmente através de gestos e atitudes típicas do comportamento masculino na constituição de suas identidades sociais.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3085035 Educação Física
No capítulo “Rebelar e esperançar: por uma educação antirracista”, de Kátia Regina de Sá, do livro “Educação Física no ensino médio: resistências e transgressões na prática políticopedagógica nos institutos federais” (Maldonado et al., 2023), a autora aborda:

I. A necessidade de conduzir os alunos para além dos conhecimentos produzidos por grupos hegemônicos, estimulando a busca por outras narrativas.
II. O processo de homogeneização cultural eurocêntrica na qual a Educação Física exerceu papel fundamental, invisibilizando as vozes e os saberes dos povos latino-americanos.
III. A pouca variedade de jogos e brincadeiras africanas e indígenas como motivo de sua não utilização na Educação Física escolar.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3085019 Educação Física
Em relação à promoção da inclusão e ao respeito à diversidade, Stigger (2005) defende o(a):
Alternativas
Q3085018 Educação Física
Em relação à diversidade no contexto da Educação Física e do esporte, e tendo como base a obra de Marco Paulo Stigger, “Educação Física, Esporte e Diversidade” (2005), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3077180 Educação Física
As novas tendências da Educação Física, como a Educação Física Humanista, a Educação Física Progressista e a abordagem da Cultura Corporal, refletem mudanças significativas nas concepções pedagógicas e nos objetivos dessa área. Com base nessas novas tendências, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3076847 Educação Física
A função social da Educação Física e do Esporte na escola transcende a mera prática de atividades físicas, pois 
Alternativas
Q3075557 Educação Física
Assinale a alternativa correta sobre a inclusão na Educação Física Escolar: 
Alternativas
Q3072713 Educação Física
Considerando a BNCC, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma competência específica de Educação Física para o ensino fundamental. 
Alternativas
Q3070939 Educação Física
        Se à escola cabe fazer com que alunos se apropriem criticamente da realidade em que vivem, à Educação Física cumpre o papel da alfabetização da riqueza do acervo do movimento humano. O Brasil conta com diversos bens registrados no Livro de Tombo do Patrimônio Cultural, entre eles, o reconhecimento do Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008 como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Não restam dúvidas de que o reconhecimento desse patrimônio material e imaterial deve ser considerado pelo currículo escolar e agregaria muito para a diversificação dos conteúdos ensinados.
ABRAHÃO, B.O.L; PARENTE, M.L.C.; RODRIGUES, A. G. Capoeira, patrimônio cultural e educação física: reflexões curriculares sobre a diversidade de conteúdos na escola. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1022-1042, jul./set. 2022.

Considere as afirmações a seguir:

I. É urgente a necessidade de discutir abertamente o mito da democracia racial brasileira e valorizar a identidade do país. Isso é essencial para que todos, independentemente de sua origem, possam se beneficiar de uma visão de mundo pluralista. Crianças que não se veem representadas positivamente tendem a criar uma identidade baseada em valores estigmatizados, impossibilitando a alteração de situações de discriminação.
PORQUE
II. A escola é por natureza um agente transformador, sendo fundamental a proposição de uma educação plural. Nesse sentido, o ensino tradicional da Capoeira, aliado à interdisciplinaridade, pode potencializar seu caráter transformador como prática pedagógica. Como prática rica em símbolos e exemplos positivos, a Capoeira pode favorecer a tomada de consciência e mudança de postura por parte do educando, transformando-o em protagonista da própria história.
BREDA, O. A Capoeira como prática educativa transformadora. Revista da Educação Pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/10/32/acapoeira-como-pratica-educativa-transformadora.

A respeito das afirmações, assinale a opção correta: 
Alternativas
Q3070937 Educação Física
        Ao longo de sua história a Educação Física foi utilizada para melhorar os hábitos higiênicos e consequentemente a saúde da população, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral a partir do exercício; formar indivíduos capazes de defender a nação; fortalecer o trabalhador para melhorar sua capacidade produtiva; alienação política por meio dos esportes; gerar atletas de alto nível para competições internacionais; propaganda nacional, pelo êxito em tais competições; melhora da aptidão física; e desenvolvimento psicomotor do aluno. Em oposição a estes modelos biológicos e tecnicistas surgem várias tendências que direcionam a Educação Física como componente curricular, disciplina acadêmica e área profissional. Nas escolas passou-se a discutir, além de seus benefícios físicos, seu papel na sociedade e na política, já que está incluída na teoria da educação nacional que visa formar alunos críticos capazes de se sentirem responsáveis pelo seu país.
FERREIRA, A.F. Pluralidade cultural e educação física: elaboração de material didático. 2011. 51f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura – Educação Física) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. Rio Claro, 2010.

Considere os textos a seguir:

I. A Educação Física deve ser trabalhada não somente em seus aspectos técnicos e fisiológicos, mas também nas suas dimensões cultural, social, política e afetiva, para que desperte no aluno um novo olhar (crítico) para a sociedade na qual está inserido.
PORQUE
II. A Pluralidade Cultural, que objetiva proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as diversas manifestações culturais e as formas de organização social que auxiliam no fortalecimento da própria cultura e a apuração dos casos de injustiça, preconceito e discriminação leva ao reconhecimento de seu próprio valor e ao aumento da autoestima, contribuindo para a formação de sujeitos sociais e afirmação de um compromisso com a cidadania.

A respeito das afirmações, assinale a opção correta: 
Alternativas