Questões de Concurso
Comentadas sobre atividade física para idosos em educação física
Foram encontradas 199 questões
O processo de envelhecimento do ser humano apresenta algumas características, como a diminuição da capacidade funcional. Essa diminuição é decorrente, dentre outros, do seguinte fator:
O termo envelhecimento refere-se a um conjunto de processos, como deterioração da homeostase e diminuição da capacidade de reparação biológica, que ocorrem em organismos vivos, e com o passar do tempo levam à deficiência funcional e perda de adaptabilidade (Spirduso, 2005; Silva et al., 2006). O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que se repete também aqui no Brasil. Segundo dados do IBGE, no ano de 2030 o Brasil terá a sexta população mundial em número absoluto de idosos, porém, mantendo-se um estilo de vida ativo e saudável, pode-se retardar as alterações morfofuncionais que ocorrem com a idade. Dessa forma, a atividade física deve ser incentivada e estimulada para indivíduos idosos, inclusive por intermédio de iniciativas do poder público e/ou privado, como já existente em várias cidades do Brasil, pois se constitui em um excelente instrumento de promoção da saúde. Não existe nenhum segmento da população que obtenha mais benefícios com a atividade física do que o dos idosos.
Em relação aos benefícios da atividade física para a prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso, aos aspectos do envelhecimento, aos programas para a prática de exercícios e, ainda, aos riscos decorrentes do sedentarismo, é incorreto afirmar que:
São limitações à indicação de atividade física no idoso, exceto:
O principal fator relacionado com a queda dos idosos é a diminuição da:
As maiores limitações para as atividades de vida diária dos idosos são a diminuição da:
Exercícios regulares promovem os seguintes efeitos neuropsicológicos aos idosos, exceto:
Na avaliação da aptidão física do idoso, o teste de "sentarlevantar", procura verificar, basicamente:
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde publicou um documento oficial com recomendações para a prática de atividade física em diferentes populações. Dentre as novidades, estavam as orientações específicas para a Terceira Idade. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das recomendações para os idosos.
O processo natural de envelhecimento está atrelado a inúmeras modificações negativas em diferentes sistemas biológicos, tais como redução na massa muscular e conteúdo mineral ósseo, com consequente comprometimento da funcionalidade em idosos. Atualmente, grande atenção tem sido dada à importância da potência muscular para a preservação da funcionalidade nessa população. Nesse sentido, com relação à POTÊNCIA MUSCULAR, assinale a alternativa INCORRETA:
O declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento geram perdas da capacidade funcional, proporcionando dependência física do idoso. Desta forma, a prescrição de exercícios físicos é recomendada para esta população no intuito de prover benefícios físicos, psicológicos e sociais. Analise as afirmativas a seguir sobre as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e prescrição de exercício físico para a população idosa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Os exercícios para desenvolverem o equilíbrio devem ser executados no início do programa de exercícios quando trabalhados outros componentes da aptidão física.
( ) São recomendados exercícios de agilidade de alta complexidade, pois esse tipo de exercício é eficiente para impor maior estímulo neural e retardar o processo de envelhecimento.
( ) Com o envelhecimento, há alterações no sistema neural, como aumento no número e tamanho dos neurônios, na velocidade de condução nervosa e no fluxo sanguíneo cerebral.
( ) A seleção dos grupos musculares a serem trabalhados deve se direcionar aos grandes grupos musculares localizados nos membros inferiores que são importantes nas atividades da vida diária.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
No avanço da idade, são notáveis e significantes na vida dos idosos, quase sempre com percas significativas tendo como resultado danos funcionais e lesão. Também se registra que este avanço está associado à redução da massa muscular corporal nessa idade.
Assinale a alternativa correspondente à diminuição da massa muscular.
Analise as afirmativas a seguir sobre os impactos do envelhecimento no organismo humano.
I. Antropométrico: Perda de 10% – 20% na força muscular, diminuição na habilidade para manter força estática, maior índice de fadiga muscular e menor capacidade para hipertrofia propiciam a deterioração na mobilidade e na capacidade funcional do idoso.
II. Neuromuscular: Caracteriza-se pela diminuição da estatura, com maior rapidez nas mulheres devido à prevalência de osteoporose após a menopausa e o incremento da massa corporal que se inicia na meia idade (45 -50 anos) e se estabiliza aos 70 anos, quando se inicia um declínio até os 80 anos.
III. Cardiovascular: Diminuição do débito cardíaco, da frequência cardíaca, do volume sistólico, do VO2 máximo e aumento da pressão arterial, da concentração de ácido láctico, do débito de O2 que resultam numa menor capacidade de adaptação e recuperação ao exercício.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Eduardo, já na terceira idade, 60 anos, comenta com o seu personal trainer, educador físico, que tem uma hérnia de disco entre a L2 e L3. Nesse caso, qual a atividade é indicada para esse idoso?