Questões de Concurso Comentadas sobre tanatologia forense em medicina legal

Foram encontradas 858 questões

Q2413541 Medicina Legal

No contexto da Tanatologia Forense, assinale a alternativa que NÃO representa um fenômeno abiótico consecutivo.

Alternativas
Q2413535 Medicina Legal

Assinale a alternativa que aponta o capítulo da Medicina Legal no qual se estuda a morte e as consequências jurídicas a ela inerentes.

Alternativas
Q2413439 Medicina Legal

Considere a situação descrita a seguir. Um cadáver foi encontrado durante o verão em um terreno baldio exposto ao sol, que estava encoberto por gravetos e folhas. Ao examinar o cadáver, um perito encontrou uma enorme presença de pupas e de larvas em diferentes estágios, muitas delas agregadas em grandes massas, além de muitas moscas já em estágio adulto. Ao examinar mais cuidadosamente o cadáver, o perito observou um aumento significativo da temperatura local nos agregados larvais. Na situação em que o corpo foi encontrado, muitos fatores podem afetar a temperatura local e o desenvolvimento larval, embora o efeito e a intensidade desses fatores possam variar. Ao se utilizar da entomologia forense para estimar o intervalo post-mortem mínimo do caso citado, qual alternativa abaixo o perito NÃO precisará utilizar?

Alternativas
Q2388786 Medicina Legal
As oito legiões de Mégnin são grupos de insetos que compõem a fauna cadavérica, cujo estudo é importante no âmbito da cronotanatognose por serem as evidências entomológicas um dos elementos mais relevantes na estimativa do intervalo post mortem. A esse respeito, assinale a opção correta. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: MPE-PR Órgão: MPE-PR Prova: MPE-PR - 2023 - MPE-PR - Promotor Substituto |
Q2324626 Medicina Legal
Assinale a alternativa correta. Em Medicina Legal, o que é o “Período de Incerteza de Tourdes”?
Alternativas
Q2314991 Medicina Legal
Das quatro técnicas mais conhecidas e usadas para evisceração nas necropsias, uma delas consiste na abertura das cavidades toracoabdominal e no exame minucioso dos órgãos in situ. A essa técnica é dado o nome de  
Alternativas
Q2284946 Medicina Legal
Para realizar a remoção completa do encéfalo íntegro, o cadáver é posicionado em decúbito dorsal sobre a mesa de dissecação, com cabeça fixada, preferencialmente com o uso de uma morsa porta-crânio. Com auxílio de um bisturi, seccionam-se o couro cabeludo e os músculos. A secção dos ossos do crânio, com auxílio de serra ortopédica ou em fita, deverá ser realizada no plano:
Alternativas
Q2284943 Medicina Legal
Os laboratórios de anatomia recebem cadáveres inteiros, membros e vísceras isoladas, os quais são submetidos a um processo de fixação com a finalidade de prevenir a degradação dos tecidos e garantir sua preservação. A fixação tem como objetivo manter os tecidos em um estado firme, tornando-os insolúveis e protegendo-os contra os processos de deterioração. Considerando o exposto, pode-se afirmar que são substâncias fixadoras:
Alternativas
Q2284942 Medicina Legal
As artérias carótidas externas são importantes acessos vasculares utilizados no embalsamamento de cadáveres inteiros. A dissecação dessas estruturas deve ser conduzida meticulosamente, a fim de garantir a preservação de todos os elementos anatômicos adjacentes. Do ponto de vista topográfico, a dissecação cuidadosa para introdução de cânulas nessas artérias, para o processo de embalsamamento é executada no trígono:
Alternativas
Q2284940 Medicina Legal
É solicitado ao técnico de Anatomia que prepare o laboratório para a realização de uma aula prática sobre sistema respiratório e que distribua, sobre as mesas da sala, as peças anatômicas essenciais para o estudo desse sistema. Assinale a alternativa que apresenta apenas as preparações anatômicas que ele deverá disponibilizar nas mesas:
Alternativas
Q2284939 Medicina Legal
O estudo apropriado do fígado demanda de preparações anatômicas que apresentem a angioarquitetura do órgão e que permitam serem visualizados tridimensionalmente os detalhes das ramificações intra-hepáticas da veia porta, da artéria hepática, da veia hepática e ductos biliares. Para preparação de peças conforme descrito, qual das alternativas apresenta opções de substâncias essenciais para a CORRETA execução da técnica de repleção e corrosão? 
Alternativas
Q2284937 Medicina Legal
O método de Mainland, o método de Mulligan e o método de Barnard, Robert e Brown são protocolos clássicos para a coloração dos cortes macroscópicos de:
Alternativas
Q2284935 Medicina Legal
Para executar a técnica de fixação do cadáver inteiro é realizada a perfusão de soluções fixadoras no corpo do indivíduo e vasos específicos são utilizados para o êxito do procedimento. O(s) vaso(s) mais adequado(s) para a execução dessa técnica é(são):
Alternativas
Q2284931 Medicina Legal
A dissecação tem como princípio cortar algo separando seus cortes de forma metódica e organizada. Em relação à sequência CORRETA de uma dissecação cuidadosa das paredes externas da caixa torácica, podemos afirmar que se deve: 
Alternativas
Q2284930 Medicina Legal
Foi solicitada ao técnico de anatomia a montagem de uma aula prática com peças cadavéricas contendo os principais músculos dos membros inferiores. De acordo com a solicitação, é CORRETO afirmar que o técnico prepare as peças que contenham os seguintes músculos:
Alternativas