Questões de Publicidade e Propaganda para Concurso

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Q2456899 Publicidade e Propaganda

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

Alternativas
Q2456895 Publicidade e Propaganda
O teórico Umberto Eco avalia os códigos publicitários com registros duplos, um verbal e um visual, e distingue cinco níveis de codificação.
A esse respeito, relacione os níveis de codificação às respectivas características.

1. Icônico
2. Iconográfico
3. Tropológico
4. Tópico
5. Entimemático

( ) Trabalha com dois tipos de codificação, o histórico e o publicitário, investindo em significados convencionais decorrentes de um aprendizado cultural.

( ) Refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação no aparecimento de uma determinada imagem no anúncio.

( ) É composto pelas figuras retóricas clássicas aplicadas, como a metáfora e hipérbole, antonomásia, etc., à comunicação visual.

( ) Trata-se de um nível ideológico entre a argumentação e a opinião e compreende as premissas e os lugares argumentativos, que são marcos do processo persuasivo.

( ) É focado no processo denotativo inclui os dados concretos da imagem ou os elementos gráficos que representam o objeto de referência.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2456894 Publicidade e Propaganda
Sobre as características e importância do briefing, analise as afirmativas a seguir.


I. Briefing pode significar a passagem de uma informação de uma pessoa para outra. Nas agências de comunicação a passagem da informação se dá do anunciante – detentor do problema – para os profissionais da agência – responsáveis pela elaboração, criação e viabilização do projeto.


II. O briefing é o documento que informa do ponto de vista da agência de publicidade: seu mercado, seus concorrentes, seu produto/serviço, sua marca e seu público-alvo, além de indicar sua estratégia de atendimento ao cliente.


III. O briefing é um documento extenso, formal, com regras rígidas e não deve omitir nenhuma informação sobre o cliente, pois sua função é embasar todas as ações de uma agência de publicidade.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2456883 Publicidade e Propaganda
Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto. 
Alternativas
Q2388984 Publicidade e Propaganda
O planejamento de mídia é uma etapa estratégica do processo de marketing e publicidade que visa maximizar o impacto da mensagem publicitária, garantindo que ela alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Dessa forma, ao definir a alocação de investimentos nos diferentes canais de comunicação, o profissional de mídia deve levar em consideração algumas estratégias, dentre as quais figura a seguinte:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: B
5: C