Questões de Sociologia - Cultura e sociedade para Concurso

Foram encontradas 540 questões

Q2452731 Sociologia
A Cultura é todo tipo de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo. Os rituais religiosos, a música, o teatro, a língua, a dança, a arquitetura, pensamentos, forma de organização social são algumas das atividades e manifestações culturais de um povo. 

A capacidade de produção de cultura diferencia o ser humano dos animais irracionais.

Sobre a Cultura Religiosa e de como se apresenta, analise os itens a seguir:

I. Fenômeno religioso que aborda os limites e possibilidades da experiência com Deus.
II. A Bíblia: livro de formação cultural do Ocidente.
III. Temas atuais à luz do Humanismo Cristão: a família e a dimensão afetivo-sexual.
IV. O cristianismo e os desafios do diálogo ecumênico e inter-religioso no contexto de um mundo globalizado.
V. História e fundamentos da cultura e tradições religiosas afro-brasileira e indígenas.
VI. o compromisso com o cuidado e a defesa da vida humana e ecológica.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2430864 Sociologia

Segundo Stuart Hall (2005), o processo de formação de identidades na pós-modernidade se difere de outros períodos da humanidade. Essas novas formas de produção de identidades culturais não são simplesmente uma mistura ou soma de elementos culturais pré-existentes, mas algo novo, diferente. Qual conceito o autor mobiliza para denominar esse fenômeno?

Alternativas
Q2424905 Sociologia

Diversos autores da sociologia e da antropologia religiosas têm contribuído para a área da Antropologia da Saúde. Assinale a alternativa correta a respeito desse tema.

Alternativas
Q2421601 Sociologia

Identidade e cultura são conceitos polissêmicos. São conceitos utilizados por vários campos das ciências sociais. Sobre esses dois conceitos, assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Identidade, numa explicação ontológica está ligada à essência do ser, àquilo que permanece, mas, paradoxalmente, apesar de significar permanência, necessita de permanente mudança para constante reinterpretação, quer seja do indivíduo, do grupo ou da sociedade.

( ) Clifford Geertz defendia que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e por isso, entendia a cultura como uma ciência experimental em busca de leis.

( ) Para Peter Berger, a identidade é entendida como socialmente outorgada, socialmente sustentada e socialmente transformada, uma vez que a identidade do indivíduo é construída em conformidade com a cultura em que ele está inserido.

( ) Patrimônio cultural é um conjunto de bens concretos que devem ser preservados para que sejam transmitidos a outrem. Para cuidar da diversidade de patrimônio espalhado pelo país, em 30/11/1937, foi criado o IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

( ) Para o antropólogo Lévi-Strauss, a identidade é uma espécie de fundo virtual ao qual nos é indispensável referirmo-nos para explicar certo número de coisas, porém sem que tenha jamais uma existência real.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2415000 Sociologia
O sujeito pós-moderno, consequentemente, não tem uma identidade fixa, essencial ou permanente, por estar sujeito a formações e transformações contínuas em relação às formas em que os sistemas culturais o condicionam. Em outras palavras, o sujeito pós-moderno é definido historicamente, e não mais biologicamente, porquanto o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, afetadas tanto pelos processos de socialização quanto de globalização dos meios de comunicação e informação. Marque a alternativa em que o termo abaixo está relacionado com a fusão de elementos pertencentes a duas ou mais culturas que se modificam mutuamente por meio das trocas culturais.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: A