O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Contabilidade Pública - Conceitos, objeto, abrangência e campo de aplicação para Concurso

Foram encontradas 439 questões

Q1856782 Contabilidade Pública
O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é
Alternativas
Q1826943 Contabilidade Pública
Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público NBCT 16, analise as seguintes assertivas:
I. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social. II. Patrimônio Público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor privado, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor privado. III. A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1817849 Contabilidade Pública
A estrutura de relatórios financeiros frequentemente discute o conceito de materialidade no contexto da elaboração e apresentação de demonstrações contábeis. Embora a estrutura de relatórios financeiros discuta materialidade em termos diferentes, ela, em geral, explica que distorções, incluindo omissões, são consideradas relevantes quando for razoavelmente esperado que estas possam, individualmente ou em conjunto, influenciar as decisões econômicas de usuários tomadas como base nas demonstrações contábeis; que julgamentos sobre materialidade são feitos à luz das circunstâncias envolvidas, e são afetados pela magnitude e natureza das distorções, ou a combinação de ambos. Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação de demonstrações contábeis indica que, para entidade com fins lucrativos, considerando que são os investidores que fornecem o capital de risco para o empreendimento, o fornecimento de demonstrações contábeis que atendam suas necessidades, atende, também, a maioria das necessidades dos outros usuários das demonstrações contábeis.

(NBC TA 320 (R1) – Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria – Adaptado.)


Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) No caso de entidade do setor público, os legisladores e reguladores são os únicos usuários das demonstrações contábeis. ( ) No caso de entidade do setor público, as demonstrações contábeis podem ser utilizadas para se tomar demais decisões que não sejam econômicas. ( ) A determinação da materialidade para as demonstrações contábeis como um todo, em uma auditoria das demonstrações contábeis de entidade do setor público, é influenciada por lei, regulamentação ou outra autoridade e pelas necessidades de informações financeiras de legisladores e do público em relação a programas do setor público. A sequência está correta em
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNDATEC Órgão: PGE-RS Prova: FUNDATEC - 2014 - PGE-RS - Assessor Contador |
Q1802590 Contabilidade Pública

Observe as Tabelas Financeiras constantes.



Assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos da contabilidade pública.
Alternativas
Q1801232 Contabilidade Pública
As normas e conceitos inerentes à Contabilidade aplicada ao Setor Público visando à elaboração e divulgação de informações contábeis pelas Entidades do Setor Público não são exigíveis para as seguintes entidades:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B
5: E