Questões de Concurso Sobre contabilidade geral
Foram encontradas 37.195 questões
• Caixa: R$ 12.000,00 • Aplicações financeiras de liquidez imediata: R$ 80.000,00 • Clientes com recebimento previsto para após 14 meses da data do balanço, prazo superior ao ciclo operacional normal da companhia: R$ 60.000,00 • Estoques destinados à venda no ciclo operacional normal: R$ 45.000,00 • Máquinas utilizadas na atividade administrativa: R$ 120.000,00 • Seguros pagos antecipadamente, apropriáveis nos próximos 10 meses: R$ 18.000,00
Considerando a classificação patrimonial, o valor a ser apresentado no Ativo Circulante é:
• Receita líquida de vendas: R$ 950.000,00 • Custo das mercadorias vendidas: R$ 570.000,00 • Despesas com vendas: R$ 80.000,00 • Despesas administrativas: R$ 110.000,00 • Receitas financeiras: R$ 20.000,00 • Despesas financeiras: R$ 35.000,00 • Imposto de renda e contribuição social: R$ 45.000,00
Considerando apenas a estrutura da Demonstração do Resultado, o resultado antes do resultado financeiro e dos tributos sobre o lucro é:
Considerando um exercício completo de uso e a adoção do método linear de depreciação, a despesa anual de depreciação será de:
De acordo com as normas contábeis aplicáveis aos estoques, a entidade deverá mensurar esse estoque por:
• Caixa: devedor de R$ 18.000,00 • Bancos: devedor de R$ 42.000,00 • Clientes: devedor de R$ 35.000,00 • Estoques: devedor de R$ 55.000,00 • Equipamentos: devedor de R$ 80.000,00 • Despesas com salários: devedor de R$ 35.000,00 • Despesas com aluguel: devedor de R$ 15.000,00 • Fornecedores: credor de R$ 48.000,00 • Empréstimos a pagar: credor de R$ 62.000,00 • Capital social: credor de R$ 100.000,00 • Receita de serviços: credor de R$ 70.000,00
No balancete de verificação, os totais dos saldos devedores e credores serão, respectivamente:
De acordo com a ITG 2000, a escrituração contábil deve ser executada:
Considerando os efeitos patrimoniais desse evento, trata-se de fato contábil:
Com base na equação fundamental do patrimônio, a situação líquida da pessoa jurídica é:
Nos termos do art. 176 da referida lei, assinale a alternativa que apresenta demonstrações financeiras previstas expressamente para a companhia aberta.
De acordo com a Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, esse item corresponde a:
No que tange às técnicas de controle do demonstrativo de conciliação bancária, analise as asserções a seguir:
I. O demonstrativo de conciliação bancária realiza o confronto entre as movimentações financeiras das contas correntes e a respectiva escrituração contábil das disponibilidades,
PORQUE
II. o procedimento atua de modo a evidenciar, de forma detalhada, diferenças decorrentes de registros pendentes de contabilização ou de processamento pela instituição financeira.
Acerca dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Fonte: SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
Em relação a demonstrações financeiras, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os tipos às respectivas descrições.
(1) Balanço patrimonial
(2) Demonstração do Resultado do Exercício
(3) Demonstração de Fluxo de Caixa
( ) De todas as declarações financeiras, é a mais relevante do ponto de vista da administração financeira, pois permite avaliar a capacidade da empresa de gerar recursos financeiros e, consequentemente, implementar suas decisões de investimento e financiamento.
( ) Tem como finalidade apresentar o desempenho financeiro das operações realizadas pela empresa em determinado período, geralmente um ano.
( ) É um instrumento contábil que revela tudo o que a empresa possui ou a que tem direito (ativos), tudo o que a empresa deve a seus credores (passivos) e o valor do capital investido na empresa pelos proprietários.
( ) Tem como objetivo resumir os movimentos de entrada e saída de caixa em determinado período.
( ) Engloba as receitas, as despesas, os ganhos e as perdas, apurados com base no regime de competência, ou seja, independentemente de pagamentos e recebimentos.
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
"Sem considerar as contas redutoras, um lançamento a crédito _________ o saldo de uma conta do Ativo; esse mesmo crédito _________ o saldo de uma conta do Passivo. Já um lançamento a débito _________ o saldo de uma conta do Patrimônio Líquido.”
Uma empresa prestou um serviço no mês de julho de 2025, emitindo uma nota fiscal no valor bruto de R$ 115.000,00. O pagamento foi realizado pelo cliente somente no mês de agosto de 2025, com retenção de R$ 7.300,00, de modo que o valor líquido efetivamente recebido pela empresa foi de R$ 107.700,00.
Considerando o regime de caixa e o valor líquido efetivamente recebido, assinale a alternativa correta quanto ao mês e ao valor da entrada financeira:
Com base na classificação patrimonial, assinale a alternativa correta:
Com base na equação patrimonial, qual é o valor correto do Patrimônio Líquido da empresa?