Questões de Administração Pública - Planejamento e avaliação nas políticas públicas para Concurso

Foram encontradas 213 questões

Q2447458 Administração Pública
    Tadeu trabalha na área de análise de políticas públicas para o setor de educação, lida com volume relevante de dados e informações digitais e precisa propor ações à tomada de decisão pelos seus gestores. No momento, ele atua em um tipo de análise de dados que, a partir de dados históricos, busca identificar os padrões e tendências observados; suas entregas são constituídas de painéis dashboards, relatórios estatísticos, gráficos de barras e tabelas de resumo.

Nessa situação hipotética, Tadeu atua na análise de dados do tipo
Alternativas
Q2415271 Administração Pública

No que se refere às tipologias e às fases das políticas públicas, julgue o item subsequente.


Políticas distributivas, tais como regras para a segurança alimentar, são aquelas que estabelecem padrões de comportamento, serviço ou produto para sujeitos públicos e privados. 

Alternativas
Q2402648 Administração Pública
A avaliação de uma política pública compreende a definição de critérios, indicadores e padrões.

Considerando esses possíveis elementos em um processo de avaliação, associe os termos listados na coluna 1 com as definições apresentadas na coluna 2.

Coluna 1 Critérios de avaliação
1. Economicidade 2. Produtividade 3. Eficácia 4. Efetividade 5. Eficiência econômica

Coluna 2 Definições
( ) Refere-se ao nível de saídas de um processo produtivo (outputs).
( ) Corresponde ao nível de alcance de metas ou objetivos pré-estabelecidos.
( ) Corresponde aos resultados sociais (outcomes) com a redução do problema e a geração de valor para a população.
( ) Refere-se ao nível de utilização dos recursos (inputs).
( ) Trata da relação entre outputs e inputs.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2384670 Administração Pública
Considere o texto sobre planejamento.

O planejamento está intimamente ligado à função distributiva do Estado, aos problemas da identificação da demanda social, da escolha pública e da priorização dos bens públicos. [...] A evolução teórica sobre planejamento e orçamento compreende várias etapas de aprimoramento associadas aos necessários ajustes desses instrumentos à realidade social, política e econômica vigente em cada período histórico. [...] O planejamento, enquanto instrumento estratégico da ação pública, tem seu início de aplicação nos anos 1930, após a constatação das falhas do mecanismo de mercado na superação da crise de 1929 e a emergência da macroeconomia keynesiana. A partir do novo paradigma teórico sobre o papel do Estado na economia, são identificadas diversas etapas ou fases na evolução do processo de planejamento e orçamento no Brasil.
MENDES, C. C.; ABREU, W.; M. de; SOUZA, T. E. Teoria e prática sobre planejamento e orçamento plurianuais. Rio de Janeiro: Ipea, jul. 2021, p.5-13. (Texto para Discussão, 2674). Adaptado.

Com relação aos modelos adotados no Brasil, identificam-se, nos anos 2000, o planejamento e o orçamento com a característica principal:
Alternativas
Q2362539 Administração Pública
Avaliação e governança de políticas públicas são aspectos fundamentais para garantir a eficácia, a eficiência e a transparência na implementação de ações governamentais.

Assinale a opção que apresenta uma atividade de análise ex-ante.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: A