O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ 45%OFF

ÚLTIMA OPORTUNIDADE! Declare sua independência com os menores preços!

O que é um texto dissertativo?

O texto dissertativo é o tipo textual mais utilizado nas provas discursivas de concursos públicos e de vestibulares. Essa escolha se deve à estrutura e ao objetivo desse texto, pois requer que o candidato conheça as estratégias da escrita dissertativa e também apresente um excelente repertório sociocultural.

Neste artigo você vai encontrar os seguintes conteúdos:

Características do texto dissertativo

O texto dissertativo é um texto escrito em prosa, ou seja, em formato de parágrafos. Deve ser constituído pelas seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Geralmente os concursos e vestibulares estipulam mínimo de 20 linhas e máximo de 30. No entanto, isso não é uma regra: alguns concursos como o da ABIN e o da carreira de diplomata já pediram um texto com máximo de 60 linhas.

Além disso, esse tipo textual pode exigir ou não a elaboração de um título. A maioria dos concursos militares exigem esse elemento; já nos concursos organizados pela banca CESPE o título não é necessário. Ainda, o texto do candidato deve apresentar coesão e coerência: a coesão, que é a ligação linguística entre os elementos textuais; e a coerência, responsável pelo sentido e a não contradição das ideias expostas.

A dissertação pode ainda se dividir em dois tipos: dissertação argumentativa ou dissertação expositiva.

🔥 5 assuntos quentes de Português para concursos

Dissertação argumentativa

A dissertação argumentativa (texto dissertativo argumentativo) é um tipo textual que possui o objetivo de convencer o leitor sobre determinado posicionamento. Dessa forma, a tese é o elemento principal desse texto: deve ser elaborada na introdução e ser defendida, ao longo da redação, por meio de argumentos.

Os argumentos são as ideias escolhidas para defender a tese e influenciar o leitor a concordar com tal tese. Para construir os argumentos é muito importante que o candidato tenha repertório sociocultural: o repertório é tudo aquilo que você já ouviu, assistiu, leu, etc. Dessa forma, não basta apenas mostrar ideias pautadas meramente em uma opinião ou achismo: é preciso sustentá-las através de embasamento, que só será encontrado no repertório sociocultural.

O tipo dissertativo argumentativo é o tipo mais adotado por concursos e vestibulares justamente por pedir do candidato a defesa de um ponto de vista. O ENEM é o exemplo mais conhecido, pois a redação deve ser elaborada de acordo com a defesa de uma tese relacionada a um tema atual e de grande discussão.

Dissertação expositiva

Já na construção de uma dissertação expositiva não é necessário convencer o leitor sobre um posicionamento. Como o próprio nome diz, o objetivo da dissertação expositiva é apenas expor ideias e informações. Não há defesa de tese, porém o repertório sociocultural é muito importante. Através desse repertório é que será possível escolher as melhores ideias e informações para serem expostas.

Além disso, a estrutura é a mesma da dissertação argumentativa: o texto deve ser formado por introdução, desenvolvimento e conclusão. O que muda é que não haverá posicionamento e a defesa desse posicionamento.

Língua Portuguesa Resolva questões sobre interpretação de textos

E quando o edital informa que será apenas uma 'dissertação'?

Os editais organizados pela banca CESPE, atual Cebraspe, tendem a colocar apenas esta informação: “a prova discursiva será uma dissertação”. Dessa maneira, a banca não detalha se será uma dissertação argumentativa ou expositiva.

Assim, o candidato deve estar atento no dia da prova: os tópicos pedidos na proposta temática dão o caminho para saber se um posicionamento será defendido ou não. Por exemplo: quando um tópico da proposta pede medidas a serem implementadas, a redação deve seguir o modelo da dissertação argumentativa, pois medidas só podem ser implantadas de acordo com um posicionamento claro e definido. No entanto, se a proposta apresentar apenas tópicos que pedem exposição de informações, sem pedir um ponto de vista, o candidato deve optar pelo modelo dissertativo expositivo.

Bons estudos e até a próxima!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.